Tecnologia ajuda escola a revolucionar seu método de ensino | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

Quando as instituições de ensino caminham de mãos dadas com a tecnologia em perfeita sincronia, os resultados podem ser revolucionários. Barreiras que existiam antes entre professores e alunos são quebradas, fazendo com que eles falem a mesma língua e o engajamento dos estudantes seja muito maior. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, os adventos tecnológicos não vieram para substituir o papel dos professores e das instituições de educação, a tecnologia chega para unir forças e amplificar o alcance e a eficácia do ensino.

Durante a pandemia, várias escolas foram praticamente “obrigadas” a abrir suas portas para o mundo digital ao mesmo tempo em que elas eram fechadas temporariamente para o ensino presencial. Quem ainda não tinha iniciado esse processo de digitalização precisou correr e trocar o pneu enquanto dirigia. Isso fez com que muitos cronogramas fossem atrasados. Uma realidade que passou bem distante da escola Crê e Ser.

A instituição iniciou sua parceria com a Safetec em 2019, muito antes de sequer imaginarmos que o mundo “pararia” por conta de uma pandemia que forçou as escolas a utilizarem o método de ensino remoto. Dessa maneira, o isolamento social não foi enxergado como um grande desafio pela Crê e Ser. Assim que o distanciamento iniciou, a escola já estava com sua sala virtual criada e seus professores preparados para utilizá-la.

“Em janeiro de 2020, nós apresentamos para os pais dos nossos alunos as novas ferramentas e como elas seriam utilizadas, sem haver custo adicional algum para eles. Eles ficaram encantados. Nossos professores também já haviam sido capacitados e, em março, um dia antes do isolamento iniciar, nós apresentamos o ambiente virtual da Crê e Ser para os alunos. Assim, não perdemos nenhum dia de aula quando a quarentena começou”, afirma Evanier Nunes, Gestora Educacional da Crê e Ser.

 

OUÇA:

Evanier conta que, assim como a maioria da população, achava que a pandemia não duraria mais do que algumas semanas, e, como o ambiente virtual da escola estava preparado inicialmente para os alunos do quarto ao nono ano, quando o isolamento começou a se estender a escola precisou adaptar a metodologia para as outras turmas.

“Com nossos alunos do quarto ao nono ano, tudo funcionou muito bem. No entanto, com a extensão da pandemia com relação ao que tínhamos em mente, precisamos aplicar a mesma metodologia para os alunos das outras classes. Diante disso, para nós, o maior desafio foi usar esse modelo com os estudantes da educação infantil, porque é mais complicado explicar para uma criança que ela precisará sentar na frente de um computador para assistir aulas, além de ser mais difícil para elas usar certas ferramentas”, conclui.

Apesar disso, ela afirma que se sente muito privilegiada por ter firmado parceria com a Safetec e se antecipado à pandemia. “Fomos muito privilegiados, pois conseguimos trabalhar durante a pandemia todos os dias de forma organizada ao vivo com nossos alunos, utilizando todas as ferramentas sem problemas. É sempre emocionante falar sobre a parceria com a Safetec, porque vocês nos ajudaram a fazer algo que parecia impossível. Nos sentimos abençoados.”, relata Evanier Nunes.

Sobre os planos para o futuro, Evanier afirma que a escola não pretende mais usar papel, aplicando todos os seus exercícios no ambiente online, além de dar continuidade a um método de avaliação que não se baseia em provas, mas sim em seminários.

“Queremos extinguir de vez o uso do papel e o modelo de prova tradicional. Não imprimimos mais exercícios nem realizamos provas. Agora tudo é feito no ambiente digital e nossos alunos são avaliados por meio de seminários. Entendemos que essa maneira é muito mais eficaz para perceber se eles aprenderam ou não os assuntos abordados, ao mesmo tempo em que eles desenvolvem a habilidade de construir uma apresentação e organizá-la em slides.”

 

Para conferir o bate-papo na íntegra, clique no player localizado no meio do texto para ouvir.

 

Sobre a Safetec – A pernambucana Safetec, integrante do Porto Digital, e única parceira premier Google Cloud no Norte e Nordeste e especialista certificada em Transformação de Trabalho nível Enterprise e Educação, têm apenas um propósito: construir experiências incríveis utilizando soluções de colaboração e tecnologia em nuvem. Tanto na área corporativa quanto educacional, uma de suas principais missões é gerar Retorno de Valor para empresas e instituições de ensino, utilizando soluções simples, inovadoras e eficazes que impactem positivamente o ambiente de trabalho e levem a aprendizagem para além da sala de aula. Está presente no Recife, São Paulo, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

Quer saber como podemos ajudar a sua instituição a ter experiências incríveis como a da escola Crê e Ser? Entre em contato com a gente!

Saiba mais