O que é infraestrutura de TI? GUIA passo a passo para começar
(81) 3126-4100 [email protected]

A transformação digital nas empresas gerou a necessidade das organizações investirem mais na infraestrutura de TI. Hoje, todo negócio possui computadores e rede de internet, mas para que isso se torne um fator de competitividade no mercado é necessário mais organização e investimentos.

Segundo a última edição do estudo ‘Panorama do Uso de TI no Brasil’ feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), existem 440 milhões de dispositivos digitais (computador, notebook, tablet e smartphone) em uso no país, considerando o meio corporativo e doméstico.

Isso mostra o quanto a tecnologia está presente no cotidiano das pessoas, agilizando tarefas simples como pagar contas até a análise estruturada de dados para criação de estratégias de negócios.

Quer saber mais sobre a infraestrutura de TI e como implementar essa inovação na sua empresa? Confira nosso guia e saiba  por onde começar. Boa leitura!

O que é infraestrutura de TI? 

A infraestrutura de TI é o conjunto de componentes e serviços que formam a base para a digitalização dos sistemas de operação e dos processos administrativos dos negócios.

O estudo da FGV também calculou que a média do índice de investimento em TI é de 8,2% do faturamento líquido de médias e grandes empresas. 

O valor investido por cada organização varia de acordo com diversos fatores, mas os principais são o nível de informatização da empresa e o ramo no qual a empresa atua.

Quais os componentes da infraestrutura de TI?

Na soma dos investimentos para montar uma infraestrutura de TI são incluídos componentes como: 

  • equipamento (hardwares); 
  • instalações; 
  • suprimentos e materiais de consumo; 
  • software; 
  • serviços de rede; 
  • comunicações; 
  • custo direto e indireto com equipe própria ou terceirizada de TI.

Outro ponto interessante que a edição da pesquisa da FGV trouxe foi o impacto da pandemia nas empresas. Grande parte dos avanços em transformação digital que ocorreram no mercado, vieram da necessidade de adaptação ao período de isolamento.

Então, o crescimento gradual dos anos anteriores ganhou um pico, reforçando a necessidade de os negócios estarem preparados para todo tipo de situação.

Como implementar uma infraestrutura de TI

Agora que você já conhece o conceito e os componentes, deve estar se perguntando como implementar uma infraestrutura de TI, não é mesmo? 

É importante ter um passo a passo estruturado para não esquecer de nenhum detalhe. E também para investir em equipamentos e serviços que serão realmente úteis para o seu negócio e para sua equipe. 

Para implementar uma estrutura de TI, você vai passar pelas seguintes etapas:

  • Contratar um empresa ou profissional de TI
  • Fazer um diagnóstico do nível de informatização da empresa
  • Definir um plano de investimentos necessários
  • Elaborar um planejamento de TI

1. Contratar um empresa ou profissional de TI

O primeiro passo para implementar uma infraestrutura de TI é contratar uma empresa ou profissional especializado em Tecnologia da Informação.

Ter o suporte de uma consultoria, vai ajudar muito na etapa de diagnóstico porque a proposta não é apenas encher a empresa de equipamentos, mas sim pensar como cada detalhe da infraestrutura pode impactar positivamente os resultados dos negócios.

Um profissional vai ajudar ainda a identificar as principais necessidades, riscos, gargalos do processo e, assim, permitir tomadas de decisão mais assertivas.

Leia também >>> Definição, estágios e elementos da transformação digital.

2. Fazer um diagnóstico do nível de informatização da empresa

Uma vez escolhida uma empresa ou profissional para conduzir o processo, a próxima etapa da implementação da infraestrutura de TI é fazer um diagnóstico do nível de informatização.

Isso significa começar um trabalho de auditoria e documentação da atual infraestrutura digital da empresa, serviços, como cada componente é utilizado, quais dificuldades ainda existem, etc.

Com esses dados, será mais fácil estabelecer objetivos e criar planos de ação que vão contribuir para sua realização, estabelecendo prazos para cada melhoria.

3. Definir um plano de investimentos

Com base nas necessidades apontadas pela auditoria do item 2, o trabalho de implementação da infraestrutura de TI continua, agora, com a criação do plano de investimentos.

Nessa etapa, serão levantados os valores dos equipamentos que precisam ser comprados e dos serviços que precisam ser adquiridos para que a estrutura funcione.

Também entram nesta conta, o investimento em uma equipe de TI. É importante definir se será uma equipe própria ou se será melhor utilizar um fornecedor terceirizado.

Aqui é importante destacar a importância do cloud computing para economizar nos custos de infraestrutura. O setor de nuvem é dividido em três modelos: público, privado e híbrido. 

Dos três, o modelo de nuvem pública é o que oferece mais vantagens do ambiente de rede virtual para que toda a empresa possa aproveitar.

Um exemplo de serviço de plataforma de nuvem pública é o Google Cloud. Conheça mais sobre ele no artigo: O que é Google Cloud Platform? Como funciona + 7 vantagens.

4. Elaborar um planejamento de TI

A última etapa do trabalho é elaborar o planejamento de TI da empresa. No documento, devem estar descritos:

  • quais investimentos serão realizados;
  • riscos do cenário atual e como contorná-los;
  • equipamentos a serem adquiridos;
  • prazo para implementação da infraestrutura (equipamentos e sistemas);
  • objetivos com as melhorias;
  • metas e indicadores para acompanhamento, etc.

Com o planejamento, o processo será bem orientado e a equipe TI poderá gerenciar com mais eficiência todo trabalho.

Pronto para começar sua revolução de TI?

Agora que você conhece todos os detalhes para começar a estruturar o setor de TI da sua empresa, pode planejar o início das atividades.

Como destacamos ao longo do texto, ter uma empresa parceira para ajudar na implementação de soluções eficientes e relevantes para sua área de negócio é muito importante.

A Safetec ajuda negócios a fazerem a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Assista ao nosso Safetalk no vídeo abaixo e entenda mais sobre a relevância da aceleração da transformação digital nas empresas:

.

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua estrutura de trabalho.

Saiba mais