Gerenciamento de TI: como otimizar infraestrutura [6 passos]
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Sua empresa está apostando na transformação digital para criar uma infraestrutura com tecnologias estratégicas para favorecer o negócio? Então, você também precisa de um bom gerenciamento de TI para chegar nos objetivos traçados.

Encher a empresa de equipamentos e softwares não é suficiente quando o objetivo é alcançar resultados como melhorar a satisfação do cliente, fornecer um produto ou serviço de qualidade ou aumentar a produtividade da equipe.

A tecnologia precisa estar alinhada aos processos da empresa não só como um atalho, mas também como uma ferramenta capaz de otimizar todo funcionamento.

Por isso, o gerenciamento de TI — Tecnologia da Informação — é uma atividade importante dentro desse esquema.

Os profissionais dessa área, seja uma equipe própria ou terceirizada, auxiliam na implementação, otimização e na manutenção de toda a estrutura de tecnologia das empresas.

Continue a leitura e entenda o que é e como fazer um gerenciamento de TI realmente eficiente no seu negócio.

Boa leitura!

O que é gestão de TI?

A gestão de TI é o trabalho realizado para organizar o uso de soluções de software e hardware, bem como a equipe que cria e executa a implementação das ferramentas de colaboração digitais. 

O responsável por liderar essa área da empresa é o gestor de TI, que possui mais experiência no cargo e divide as tarefas entre os membros da equipe.

Qual a função do gerenciamento de TI?

A função do gerenciamento de TI não é apenas fazer o alinhamento técnico das soluções utilizadas nas empresas, mas também adequá-las aos objetivos do negócio.

Dessa forma, se um processo está muito demorado e pode ser otimizado com o auxílio de alguma tecnologia, o gestor de TI estuda o uso da solução e repassa prós e contras.

Com a implementação aprovada, os técnicos de TI colocam a ferramenta em prática e ensinam a equipe como usá-la em sessões de treinamento especiais

Então a função do gerenciamento de TI é planejar, executar e monitorar todos os serviços existentes para que eles agreguem benefícios a todos os envolvidos — TI, empresa e clientes.

Leia também: Inovação e tecnologia nas empresas.

Como fazer um bom gerenciamento de TI?

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Para ter um gerenciamento de TI eficiente dentro do seu negócio, é necessário investir em pessoas, processos e tecnologia.

Organização é a palavra-chave, principalmente se a sua empresa fornecer uma solução externa que vai ser utilizada pelos clientes.

Veja a seguir um passo a passo básico para manter um gerenciamento de TI eficiente e fazer o seu negócio crescer.

1. Tenha um plano de TI

O trabalho do gerenciamento de TI começa com a estruturação de um plano de TI

Esse planejamento é como se fosse um braço de planejamento estratégico geral da empresa, pois precisa ser criado para auxiliar os objetivos de crescimento da empresa.

Dessa forma, considerando pontos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o gestor de TI consegue inserir a tecnologia na estratégia para propor a criação e/ou implementação de novas ferramentas.

Além da avaliação do que pode ser feito, o plano de TI inclui:

  • a documentação da estratégia de TI;
  • como a ferramenta vai ser desenvolvidas (recursos e investimentos necessários);
  • profissionais que estarão envolvidos no projeto. 

2. Defina os serviços prestados

Outra tarefa importante de gerenciamento de TI e que segue a execução do plano é a definição dos serviços prestados.

Se o objetivo da empresa é criar uma solução que facilite o acompanhamento dos pedidos dos clientes, por exemplo, esse sistema pode ter vários recursos.

Para evitar que o cliente se confunda, a prioridade deve ser nas informações principais como:

  • confirmação de pedido;
  • status de pagamento; 
  • rastreio do produto; 
  • SAC para tirar dúvidas; 
  • troca e devolução.

A mesma estrutura deve ser pensada se o propósito do sistema for para uma atividade interna como atendimento ao cliente

A empresa pode criar ou implementar uma solução de terceiros, mas precisa saber quais serviços/funções são mais importantes para escolher o melhor fornecedor.

3. Estabeleça SLAs para sua soluções

O Acordo de Nível de Serviço, em inglês, Service Level Agreement (SLA) é uma etapa importante do gerenciamento de TI.

Isso porque o SLA deixa claro para o cliente como funciona a solução que ele está usando e reforça o sigilo dos dados, destacando ao o que a empresa tem acesso para uso interno.

Então, é importante que a equipe de TI desenvolva o texto do acordo de forma clara e objetiva. Se a empresa estiver contratando um serviço terceirizado, é o setor que analisa o SLA para garantir que a empresa vai fazer uma boa escolha.

4. Crie um serviço de suporte

O próximo passo do gerenciamento de TI é estruturar um serviço de suporte eficiente para a empresa atender as demandas dos clientes.

É importante definir os canais de atendimento, como será feito o registro, equipe de diagnóstico, equipe de resolução, tempo mínimo e máximo de espera, etc.  

Dependendo da solução criada também pode ser elaborado um catálogo de erros e dúvidas comuns e como resolvê-los de forma rápida. 

Assim, o trabalho da equipe de TI fica mais ágil e os clientes resolvem o que precisam sem perder tempo.

5. Faça revisões periódicas nos serviços

Independentemente de ser um serviço criado para o cliente ou contratado, o gerenciamento de TI deve incluir entre suas atividades a revisão periódica dos serviços.

O objetivo é garantir a melhoria contínua das ferramentas e implementar atualizações que vão valorizá-la no mercado, aumentando a satisfação do cliente.

As ferramentas internas de terceiros também precisam agregar novidades para justificar  a continuação do investimento.

6. Invista na atualização da equipe

Por fim, o investimento na atualização da equipe de gerenciamento de TI é essencial para que a empresa tenha profissionais altamente capacitados à frente do trabalho.

Além disso, nesse momento pode ser avaliado se a equipe precisa expandir para não haver sobrecarga de trabalho e comprometer a produtividade do time.

Contratar consultorias pode ser uma alternativa eficiente para que a equipe possa se atualizar das novidades da área.

Encontre o melhor parceiro de TI para sua empresa

Fazer o gerenciamento de TI é uma tarefa que exige bastante conhecimento e expertise na área.

Por isso, encontrar parceiros atualizados com as soluções mais recentes é uma forma de melhorar o uso da tecnologia dentro da empresa. 

A Safetec oferece um conjunto de serviços voltados para diferentes setores como o corporativo e o educacional, auxiliando a implementar diversos recursos.

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