Google for Education ajuda colégio a não perder aulas durante a pandemia | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

Durante a pandemia, quase todas as instituições de ensino enfrentaram dificuldades para adaptar seu programa para o ambiente digital. Foi uma verdadeira corrida para reorganizar calendários, adaptar aulas, avaliações e muitos outros pontos que garantem o bom andamento de um método de ensino feito no universo virtual.

Mas e se esses colégios, escolas e faculdades tivessem começado seu processo de digitalização tempos antes da Covid-19 se espalhar pelo mundo? Converter aulas presenciais em aulas online não seria bem mais fácil? Seria e foi, pelo menos para o Colégio Ana Tereza, localizado em Salvador, na Bahia.

Em nosso Safetalk #017, André Nascimento, gerente pedagógico do Ana Tereza, conta que esse processo de inovação começou anos antes da pandemia. Dessa maneira, eles não foram reativos e já vinham se preparando para este acontecimento sem nem ter ideia de que algo desse tipo pudesse afetar o mundo. Sobre essa preparação prévia, André brinca: “alguns pais de nossos alunos chegaram pra gente e disseram que éramos bruxos, perguntando como sabíamos que isso iria acontecer”.

André ainda comenta que, no quesito da evolução acadêmica, o Ana Tereza foi muito beneficiado pela pandemia, pois, com o suporte da Safetec, eles conseguiram implementar diversas melhorias que já estavam no radar com muito mais velocidade.

 

OUÇA:

 

“Nós conseguimos transformar uma série de processos tanto pedagógicos quanto administrativos que hoje nos permitem estar em outro patamar com relação a resultados, tornando nosso trabalho mais eficiente e nossa equipe mais conectada. Nós desmaterializamos e desburocratizamos várias de nossas operações internas. Todo nosso trabalho agora é feito de forma digital. Nós deixamos de usar papel”, afirma André Nascimento.

Ainda sobre a aceleração causada pela pandemia, André comenta: “nós fomos uma das poucas escolas que conseguiram surfar na onda do tsunami. Já tínhamos vários projetos de transformação digital e implantação de práticas de ensino online e híbrido, algo que projetávamos fazer em torno de três anos, mas com o suporte da Google For Education e de todas as tecnologias que foram utilizadas, fizemos em cinco meses”.

Ao contrário de muitas outras instituições de ensino da Bahia e do Brasil, graças ao início precoce do processo de digitalização do Colégio Ana Tereza, no dia 18 de março, primeiro dia do isolamento social, sua escola virtual já estava funcionando, fazendo com que seus alunos não perdessem nenhum dia de aula durante a pandemia.

“No dia 18 de março de 2020, dia do decreto de isolamento social, nós já estávamos com nossa escola virtual e todas suas ferramentas funcionando. Fomos uma das únicas, se não a única que não interrompeu um dia sequer da programação pedagógica nessa virada do ensino presencial para o ensino remoto. Esse fato foi um dos que nos fez perceber o quanto essa parceria com a Safetec e o Google For Education foi e é importante para nós.”

 

Para conferir o bate-papo na íntegra, clique no player localizado no meio do texto para ouvir.

 

Sobre a Safetec – A pernambucana Safetec, integrante do Porto Digital, e única parceira premier Google Cloud no Norte e Nordeste e especialista certificada em Transformação de Trabalho nível Enterprise e Educação, têm apenas um propósito: construir experiências incríveis utilizando soluções de colaboração e tecnologia em nuvem. Tanto na área corporativa quanto educacional, uma de suas principais missões é gerar Retorno de Valor para empresas e instituições de ensino, utilizando soluções simples, inovadoras e eficazes que impactem positivamente o ambiente de trabalho e levem a aprendizagem para além da sala de aula. Está presente no Recife, São Paulo, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

Quer saber como podemos ajudar a sua instituição a ter experiências incríveis como a do Colégio Ana Tereza? Entre em contato com a gente!

Saiba mais