Pesquisa de clima organizacional com Google Forms | GUIA
(81) 3126-4100 [email protected]

Qual é a percepção que seus funcionários têm do ambiente de trabalho? Se você já percebeu algum indício de insatisfação, aprender como fazer uma pesquisa de clima organizacional com Google Forms pode ajudar.

Para dar um feedback genuíno, é importante criar um modelo de pesquisa bem estruturado e, principalmente, anônimo.

Usando o Google Formulários fica bem mais fácil para o departamento de Recursos Humanos da empresa criar e arquivar os modelos estruturados e fazer edições ao longo dos anos.

O Google Forms ou Formulários é uma ferramenta online para criar e analisar pesquisas gratuitamente.

Todas as respostas são compiladas automaticamente e reunidas em uma sessão especial dentro do arquivo com os resultados.

Dessa forma, independentemente de ser uma pequena empresa ou uma grande corporação, a pesquisa de clima organizacional pode ser aplicada em massa. 

Quer aprender como fazer uma pesquisa de clima organizacional com Google Forms? Continue a leitura e aprenda o passo a passo, como compilar resultados e as vantagens da ferramenta.

Passo a passo: pesquisa de clima organizacional com Google Forms

A pesquisa de clima organizacional faz um diagnóstico do ambiente de trabalho em um determinado momento, afinal, toda empresa lida com altos e baixos, não é mesmo?

Por isso, algumas empresas aplicam a pesquisa a cada seis meses, geralmente, no meio e no final do ano.

Então, digitalizar o formulário fazendo a pesquisa de clima organizacional com Google Forms fica mais fácil aplicá-la, compilar resultados e modificar o texto e as perguntas, se necessário.  

Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Use o Google Docs, outra ferramenta Google para criação e edição de documentos de texto online para criar o modelo da pesquisa de clima organizacional;
  1. Depois, acesse o Formulários Google e abra um documento de pesquisa em branco;
  1. Renomeie o arquivo com o nome da pesquisa e o período de avaliação. Exemplo: Pesquisa de Clima Organizacional – 1º semestre;
  1. Inclua uma ‘Descrição’. Nesta parte, coloque uma explicação do que é a pesquisa, como os funcionários devem respondê-la, reforce a anonimidade das respostas e inclua a data limite para respostas;
  1. Comece a construir o formulário da pesquisa:

> Em ‘Pergunta sem título’, copie e cole a primeira pergunta;

> Clique no triângulo para baixo ao lado de ‘Múltipla escolha’ e escolha o formato de resposta que pode ser: resposta curta, parágrafo (resposta longa), múltipla escolha, caixas de seleção, lista suspensa, upload de arquivo, escala linear, grade de múltipla escolha ou grade da caixa de seleção;

> Copie e cole as opções de resposta de acordo com o formato escolhido para a pergunta;

> Marque a pergunta como ‘Obrigatória’ no canto inferior direito na tela para que nenhum formulário seja enviado com respostas faltando.

  1. No menu lateral, clique no símbolo “+” para adicionar mais um bloco de perguntas e repita os passos anteriores para configurar corretamente a opção de resposta.

Além de perguntas em texto, o Google Formulários permite incluir imagens ou vídeos para ilustrar as perguntas.

montar-pesquisa-clima-google-forms

Exemplo de formulário do Google Docs e partes para edição. 

  1. Geralmente, um formulário de pesquisa de clima organizacional com Google Forms pode ser grande. Então, separe o formulário em seções, clicando nos dois retângulos paralelos no menu suspenso na lateral da caixa de pergunta. 

Dessa forma, os funcionários vão se orientar melhor e conseguir identificar cada parte que estão avaliando.

Assista ao passo a passo em vídeo abaixo:

.

Como ver os resultados do Google Forms?

Depois que o prazo para responder a pesquisa de clima organizacional com Google Forms passar, é hora de compilar os resultados, certos?

Ao lado da aba ‘Perguntas’, fica a aba ‘Respostas’ onde os resultados de cada pergunta são mostrados em formato de gráfico.

As respostas são coletadas de forma organizada e automática no Forms e atualizadas em gráficos em tempo real. 

Então, é possível acompanhar a contagem de respostas para saber quantos formulários foram recebidos e lembrar a equipe de responder dentro do prazo.

Além disso, também é possível criar uma planilha de dados para visualizar e trabalhar os resultados na ferramenta Planilhas.

Vantagens de usar a ferramenta Formulários do Google

Criar uma pesquisa de clima organizacional com Google Forms tem diversas vantagens como: 

Economizar tempo na criação da pesquisa

A equipe responsável por criar a pesquisa de clima organizacional com Google Forms realiza essa tarefa em muito menos tempo.

Os comandos são fáceis de usar e, além disso, não é necessário recriar o formulário novamente. Basta duplicar o arquivo que fica armazenado no Drive e fazer as alterações.

Leia também: Como usar o Google Drive para empresas? 5 dicas para aproveitar os recursos da plataforma.

Facilitar a montagem do formulários

Como destacamos, usar o Google Forms é fácil e o formulário de pesquisa é finalizado pronto para o envio no formato configurado, com as cores definidas e a logo da empresa, se necessário.

Distribuir a pesquisa com mais agilidade

Na hora de enviar a pesquisa, basta clicar no botão ‘Enviar’ e escolher o formato de envio: por e-mail, por um link ou incorporar o código HTML a uma página privada no site da empresa, por exemplo. 

Compilar resultados automaticamente

As respostas às pesquisas são coletadas de forma organizada e automática com gráficos atualizados em tempo real. Assim, a equipe não tem trabalho extra para mensurar resultados.

Abrir e responder de diferentes dispositivos

Não é só a equipe responsável pela pesquisa de clima organizacional com Google Forms que se beneficia. Os funcionários podem acessar e responder o formulário pelo computador, tablet ou pelo smartphone. Simples e rápido!

Sua empresa precisa de mais ferramentas de colaboração?

Além do Google Forms, sua empresa pode contar com outras ferramentas de colaboração como o Drive, Meet, Chat, Site, Documentos, Apresentações, entre outras.

Esses aplicativos fazem parte do Google Workspace que pode ajudar a criar uma gestão colaborativa e integrada dentro do seu negócio.

Descubra ‘Quanto custa o Google Workspace? Conheça os planos!’ e mude a forma de gerenciar sua empresa.

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

Saiba mais