Como gravar reunião no Meet: tutorial + dúvidas frequentes
(81) 3126-4100 [email protected]

O Meet é o aplicativo do Google para fazer videoconferências ou chamadas de voz. Entre os recursos disponíveis existe a opção de gravação. Neste post, vamos ensinar como gravar uma reunião no Meet.

Tutorial: como gravar chamadas no Meet

Imagine que você tem uma videochamada agendada com a equipe do seu departamento para repassar as informações sobre um novo projeto.

Para facilitar o desenrolar do trabalho e poder rever tudo que foi combinado, você quer aprender como gravar uma reunião no Meet.

Se a sua empresa usa o Google Workspace, então compartilhar a gravação com a equipe do projeto depois é muito mais fácil.

Antes de ver o passo a passo, é importante destacarmos dois pontos:

– A opção de gravar chamada de vídeo só está disponível na versão do Meet para computador. Não é possível aplicar o tutorial abaixo em dispositivos móveis (smartphones ou tablets);

– A opção de gravação só fica disponível quando o responsável participa da chamada, inicia a apresentação, clicando em ‘Apresentar agora’ para compartilhar a tela com o conteúdo, e depois clica em ‘Gravar a reunião’.

Agora aprenda como gravar uma reunião no Meet:

1. Entre no aplicativo do Meet e clique em iniciar ou participar de uma reunião. 

2. Quando todos estiverem prontos, clique na opção Mais (ícone de três pontinhos no canto inferior direito da tela) e depois em ‘Gravar reunião’.

3. Espere a notificação de início da gravação aparecer na tela para começar a fazer o repasse para sua equipe.

OBS: os participantes da reunião vão receber uma notificação em suas telas avisando que a gravação começou. Eles também receberão uma notificação quando a gravação for interrompida ou finalizada. 

4. Faça toda a reunião e para finalizar a gravação, basta clicar nos três pontinhos novamente para acessar as configurações e clicar em ‘Interromper gravação’.

5. Confirme a operação clicando novamente em ‘Interromper gravação’.

6. Aguarde enquanto o programa salva a reunião. Um arquivo é gerado e salvo automaticamente na seção ‘Meu Drive’ no Drive da conta do organizador da videochamada. 

7. O organizador da reunião no Meet também recebe um link da gravação, assim como o usuário que iniciou a gravação, caso sejam pessoas diferentes.

Pronto! Esse é o passo a passo de como gravar uma reunião no Meet. 

Veja esse passo a passo na prática no vídeo abaixo:

Os recursos de gravar chamadas de vídeo tem alguns detalhes e vamos esclarecer as principais no tópico abaixo.

Perguntas frequentes sobre como gravar reunião no Meet

1. Quem pode gravar uma reunião no Meet?

Por segurança, o Meet limita quem pode gravar uma reunião. As empresas trocam dados sigilosos nas videochamadas, apresentam projetos, produtos e nada disso pode vazar, certo?

Então, primeiro, o Administrador do Google Workspace da empresa precisa ativar a permissão de gravação nas contas dos usuários que podem usar esse recurso.

Dessa forma, pode gravar uma reunião no Meet:

  • o usuário que organiza a reunião;
  • outros usuários da mesma empresa do organizador;
  • professores com acesso a uma conta do Google Workspace (exceto alunos).

Pessoas fora da empresa do organizador, usuários participando via dispositivos móveis e organizadores via telefone apenas visualizam a notificação de gravação quando ela começa ou termina. Nenhuma ação de interferência é permitida.

Aprenda também ‘Como criar uma reunião no Google Meet [passo a passo]’ neste outro post do blog.

2. Quais edições do Google Workspace tem o recurso de gravação?

A opção de gravar uma reunião no Meet está disponível nas seguintes versões do Google Workspace: 

  • Business Standard
  • Business Plus
  • Enterprise Essentials
  • Enterprise Standard
  • Enterprise Plus
  • Education Fundamentals (para usuários com licença de “professor”)
  • Education Plus (para usuários com licença de “professor” ou “aluno”)

3. O que fica salvo na gravação da chamada?

Tudo que quem está conduzindo a reunião fala e apresenta é salvo quando você segue o passo a passo acima de como gravar uma reunião no Meet.

O arquivo de vídeo é enviado direto para uma pasta no Drive do organizador da chamada e fica disponível para compartilhamento depois. 

Se a reunião for criada através da ferramenta de Agenda de compromissos online do Google, o link também fica salvo para os participantes na descrição do evento.

4. Como compartilhar uma gravação?

Você seguiu o passo a passo de como gravar uma reunião no Meet e agora precisa compartilhar com os participantes, certo? 

Abra a pasta do Meet dentro do Drive da sua conta Google Workspace e selecione o arquivo da reunião.

Clique no ícone Add approver no canto direito superior da tela ou clique com o botão direito em cima do arquivo e selecione ‘Compartilhar’. Inclua os e-mails dos participantes e envie.

Outra opção é copiar o link do arquivo e enviar em um e-mail com mais explicações ou no chat da equipe do projeto. 

5. Como fazer o download do vídeo?

Para assistir a gravação da reunião no Meet, o recomendado é baixar o arquivo através do link recebido.

Selecione o arquivo e clique nos três pontinhos no canto direito superior da tela para abrir as opções e clique em ‘Fazer download’ para salvar e assistir no seu computador, tablet ou smartphone. 

Quando gravar reuniões no Meet?

Aprender como gravar uma reunião no Meet é um recurso útil, seguro e fácil de executar. 

Use quando precisar arquivar apresentações de tópicos básicos sobre o trabalho ou orientações fixas para alunos.

As capacitações e aulas também são materiais ótimos para ter gravado. Assim, quem perdeu pode assistir depois.

Até os treinamentos mais complexos podem ser feitos pelo Google Meet e gravados para serem reapresentados sempre que necessário. 

Sua empresa precisa de um upgrade nas ferramentas Google para ter acesso a esse e outros recursos profissionais?

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

Saiba mais