9 ferramentas do Google para empresas gratuitas [LISTA]
(81) 3126-4100 [email protected]

Existem mais ferramentas do Google para empresas do que supõe a nossa vã filosofia.

Os serviços do Google vão muito além da ferramenta de busca que todos nós conhecemos. A empresa desenvolve em paralelo, mas de forma integrada, outros recursos úteis para o dia a dia de um negócio.

Da comunicação, passando pela organização até a extração de dados, você pode usar todas as ferramentas gratuitamente, basta ter uma conta Google ativa.

As principais ferramentas do Google para empresas que você precisa e vai conhecer neste post são:

  • Google Meu Negócio;
  • Google for Retail;
  • Think With Google;
  • Google Analytics;
  • Google Trends;
  • Google Forms;
  • Keyword planner;
  • Webmaster Tools;
  • Google PageSpeed.

Continue lendo e conheça a função de cada uma. Boa leitura!

Quais são as principais ferramentas do Google para empresas?

As ferramentas do Google para negócios são excelentes para digitalizar as operações da sua empresa.

Com a facilidade de acesso a internet e dispositivos móveis para acompanhar as questões de trabalho onde estiver, integrar esses recursos no dia a dia é excelente.

Conheça cada uma das ferramentas e sua utilidade para o desenvolvimento dos negócios:

1. Google Meu Negócio

Não tem um site próprio, mas quer divulgar seu negócio na internet de forma organizada? Então, uma das ferramentas do Google para empresas que você deve ter é o Google Meu Negócio.

Neste recurso, você preenche todas as informações do seu negócio — nome, endereço, horário de funcionamento, telefone, descrição da empresa, etc. — que vão aparecer nos resultados de pesquisas.

Além disso, por meio do Meu Negócio, os clientes podem avaliar as empresas e enviar mensagens para tirar dúvidas.

Outro recurso interessante é a possibilidade de fazer publicações com fotos ou vídeos, assim como nas redes sociais.

É um jeito simples de criar uma presença digital e aparecer nos resultados das pesquisas dos usuários e no Google Maps.

2. Google for Retail

O Google for Retail é uma das ferramentas do Google para empresas indicada para quem trabalha com vendas de produtos online.

Dentro da ferramenta existem seções que se integram para ampliar a visibilidade dos produtos na internet.

Por exemplo, cadastrando seu estoque de produtos no Merchant Center, fica mais fácil criar anúncios no Google Shopping.

Caso você também venda por uma loja física, os anúncios de inventário local ajudam a informar os usuários de que você tem estoque e que está perto deles.

Os clientes também podem finalizar suas compras usando o Google Pay.

3. Think With Google

Quer ficar por dentro das tendências de consumo, estudar sobre estratégias e saber sobre o futuro do marketing?

Então o Think with Google é a ferramenta do Google para empresas ideal para você. Todo conteúdo disponível é gratuito e vai ajudar tanto os donos de negócios quanto profissionais de marketing a se atualizarem.

A ferramenta disponibiliza apresentações sobre diversos assuntos em formato de tutorial, estudos de caso, pesquisas, artigos e muito mais.

Com esse conhecimento, você pode atualizar as estratégias da sua empresa e se posicionar melhor no mercado, atendendo as necessidades do seu público-alvo.

4. Google Analytics

Toda empresa que possui um site não pode deixar de analisar seu desempenho. O Google Analytics é a ferramenta do Google para empresas mais usada para esse objetivo.

A ferramenta mostra todos os dados relacionados ao tráfego de visitas do site em geral, mas também quais páginas são mais acessadas, quanto tempo o visitante passa nas páginas, de onde vem as visitas, etc.

Com essas informações, você pode melhorar o seu site e criar ações de marketing para atrair mais tráfego. 

5. Google Trends

No ambiente digital é possível acompanhar a variação e ascensão de termos-chave de pesquisa com o Google Trends.

Entre as ferramentas do Google para empresas, no Trends você consegue saber os termos mais pesquisados no buscador, além de pesquisar termos específicos do seu mercado.

Assim, você pode antecipar tendências e explorar no seu negócio, aumentando as chances de conseguir um melhor retorno.

6. Google Forms

O Google Forms ou Formulários é uma ferramenta do Google para empresas que pode ser usada tanto para assuntos internos quanto externos do negócio.

Precisa fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes? Use o Forms para montar o questionário e receber respostas de forma rápida e organizada.

O mesmo vale para pesquisas internas anônimas ou não, que podem ser montadas na ferramenta. Um jeito simples e fácil de organizar qualquer tipo de feedback.

Leia também: Como criar uma pesquisa no Google: tudo que você precisa saber.

7. Keyword Planner

Uma estratégia de marketing digital com foco em SEO (Search Engine Optimization) bem-sucedida começa como uma boa seleção de palavras-chave.

A ferramenta do Google para empresas ideal para isso é o Keyword Planner, onde você vai encontrar os termos mais pesquisados, média de investimentos para anúncios, gênero dos usuários que pesquisam as palavras, localização, etc.

Assim, você pode trabalhar estrategicamente posts de blog, páginas do seu site, criação de landing pages, entre outros materiais.

8. Webmaster Tools

O Webmaster Tools é outra das ferramentas do Google para empresas gratuitas que vão ajudar a melhorar o desempenho do seu site.

Por meio da ferramenta você pode identificar tráfego para o site, a “saúde” do site e sugestões de melhorias em pontos específicos da estrutura.

Você pode analisar uma determinada página ou site inteiro fazendo o upload do seu sitemap.

9. PageSpeed

Você sabe o quão rápida a página inicial (home) do seu site abre? O próprio Google já deu a dica de que o tempo de carregamento ideal é de dois segundos.

Achou rápido? Mas com o dinamismo e a quantidade de conteúdo disponível online hoje, o usuário quer cada vez mais rapidez.

Por isso, use o PageSpeed para identificar o desempenho das páginas estratégicas do seu site e entender o que pode ser melhorado para agilizar a experiência do usuário. 

Gostou de conhecer as ferramentas Google para negócios?

As ferramentas do Google para empresas são excelentes para analisar sua estratégia digital e também para organizar internamente o seu negócio.

Com uma gestão eficiente, sua empresa pode ir além e se destacar no mercado, oferecendo uma experiência de trabalho mais eficiente.

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

Saiba mais