Como usar o Google Apresentações? Tutorial + vantagens
(81) 3126-4100 [email protected]

Usar slides para apresentar resultados de projetos e relatórios mensais é uma maneira prática e fácil de analisar dados e informações em equipe. Para fazer isso com agilidade, você pode aprender como usar o Google Apresentações.

O Apresentações é uma ferramenta online do Google que permite montar e editar apresentações sozinho ou com mais de uma pessoa.

O aplicativo está disponível para todos os usuários de contas gratuitas e também para empresas que usam o Google Workspace como sistema de gestão. 

A integração com todos os produtos Google é um diferencial e o programa funciona 100% na nuvem, facilitando a criação e edição onde o usuário estiver.

Então, independentemente de estar trabalhando do computador, tablet ou smartphone, o Google Apresentações vai estar sempre disponível.

Quer entender melhor os recursos da ferramenta e como usar o Google Apresentações? Continue lendo e entenda tudo sobre o aplicativo.

Passo a passo: como usar o Google Apresentações

Se você já está familiarizado com outras ferramentas para criar slides, vai tirar de letra o passo a passo de como usar o Google Apresentações.

A estrutura de criação é a mesma e é bastante prática. Veja como começar:

1. Iniciando uma apresentação

Para começar a aprender como usar o Google Apresentações, primeiro acesse o site https://slides.google.com/ e faça o login com a sua conta Google.

No topo da página aparecem as opções para “Iniciar uma nova apresentação” e existem duas formas:

  • começar uma apresentação em branco;
  • escolher uma opção da ‘Galeria de modelos’ que vem pré-formatada.
Página inicial do Google Apresentação.

Os modelos são separados por categorias e é possível escolher opções para repassar coisas pessoais, de trabalho e educacionais.

2. Adicionando slides e textos

Depois de escolher o tipo de apresentação, o próximo passo de como usar o Google Apresentações é montar o primeiro slide e adicionar outros conforme a estrutura que você deseja criar.

Nas apresentações em branco, aparece uma janela na lateral direita da tela com opções de tema para o slide de abertura.

Escolhida uma opção, basta clicar na caixa de texto para incluir o título da apresentação.

No canto esquerdo da tela, ao clicar no símbolo ‘+’ são adicionados novos slides que seguem o padrão visual do tema escolhido.

Para incluir o subtítulo e os textos basta clicar nas caixas de diálogo e ir montando a apresentação.

DICA: faça um esboço em tópicos da estrutura da apresentação, escrevendo o que deve ter em cada slide e o que vai ilustrar cada parte. Assim, fica mais fácil criar uma linha de raciocínio do que você quer apresentar.

3. Incluindo multimídias, gráficos e animações

Outros recursos que você precisa conhecer ao aprender como usar o Google Apresentações, são as opções de multimídia, gráficos e animações existentes.

Além de texto, os slides podem ter imagens, áudios e vídeos para ilustrar os comentários e completar o conteúdo.

Clicando no menu ‘Inserir’, é possível escolher o tipo de conteúdo que será incluído. Os vídeos, por exemplo, podem vir direto do Youtube inserindo apenas o link.

Os gráficos, diagramas e tabelas são importantes em apresentações de trabalhos para mostrar a evolução dos resultados e explicar análises. Também são incluídos a partir do menu ‘Inserir’.

Os slides ainda podem ser reordenados no menu ‘Organizar’ e pelo menu ‘Slides’, dá para incluir novos slides, excluir, duplicar e mover slides. 

4. Fazendo anotações de rodapé

Na hora de fazer as apresentações, ter algumas notas facilmente disponíveis na tela é uma mão na roda para auxiliar na fala.

Na tela de edição do Apresentações, existe uma caixa de diálogo com a frase: ‘Clique para adicionar as anotações do apresentador’.

Neste espaço, em cada slide, é possível incluir algum lembrete ou palavras-chave para guiar a apresentação.

5. Compartilhando o arquivo da apresentação

Por fim, outro detalhe importante de como usar o Google Apresentações é a possibilidade de criar slides sozinho ou colaborando com outras pessoas.

No canto superior direito da tela, existe o botão ‘Compartilhar’ onde ao clicar, o usuário pode escolher compartilhar com uma ou mais pessoas.

Quando uma equipe está finalizando um projeto, todos podem abrir o mesmo arquivo e editar em conjunto a apresentação na hora da reunião, seja presencial ou virtual.

Depois de finalizado, a apresentação fica salva automaticamente no Drive do criador do arquivo. 

Veja um exemplo em vídeo do uso do Apresentações:

Esse é um passo a passo básico de como usar o Google Apresentações e criar slides de diversos modelos e para diferentes ocasiões.

À medida que você aprimorar o uso da ferramenta, suas apresentações vão ficar mais ricas e personalizadas. Pratique!

Vantagens de usar o Google Apresentações

1. É seguro

Usar o Google Apresentações é seguro, pois a medida que a apresentação é montada, as alterações são salvas automaticamente.

Caso você esteja trabalhando em uma apresentação secreta, ninguém terá acesso ao arquivo, pois ele estará dentro do Drive da sua conta Google e só ficará disponível se você compartilhá-lo.

2. Facilita a colaboração entre equipes

Nas ferramentas tradicionais de slides não é possível editar em grupo e acompanhar as alterações da apresentação.

No aplicativo Apresentações, não só é possível editar em grupo o mesmo arquivo como todos os usuários visualizam as alterações em tempo real, facilitando a colaboração em equipe.

3. Funciona offline

É possível configurar o Drive para conseguir usar o Google Apresentações em modo offline.

Dessa forma, as alterações feitas são sincronizadas assim que o dispositivo recuperar o acesso a internet, facilitando o adiantamento de trabalhos quando não se tem acesso a internet.

Leia também: Como usar o Google Drive offline e outras dicas de organização.

Curtiu aprender como usar o Google Apresentações?

O Google Apresentações é um aplicativo muito útil, pois funciona online de vários dispositivos e de qualquer lugar.

Sua empresa precisa de um sistema de gestão completo e que promova a integração da equipe e das informações da empresa de maneira segura?

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

Saiba mais