Como enviar um arquivo pelo Google Drive e outros "segredos"
(81) 3126-4100 [email protected]

A maioria das ferramentas de e-mail limita o tamanho dos anexos e isso pode acabar atrapalhando a sua troca de documentos. Uma forma de driblar esse limite é aprender como enviar um arquivo pelo Google Drive.

O Gmail, por exemplo, manda anexos de até 25MB, mas usando o Google Drive, você pode compartilhar via link um arquivo de até 10 GB de tamanho.

Continue lendo este artigo e veja como enviar um arquivo pelo Google Drive e outras três dicas que vão fazer a diferença no seu dia a dia de trabalho.

4 dicas de como enviar um arquivo pelo Google Drive com mais produtividade

1. Como enviar um arquivo pelo Google Drive

Existe uma maneira muito mais rápida de enviar um arquivo pelo Google Drive por e-mail.

Ao clicar no botão “Escrever um e-mail”, clique no símbolo do Google Drive, na parte inferior da janela e assim você conseguirá visualizar todas as suas pastas e arquivos do Drive.

Depois disso, basta escolher um arquivo e apertar no botão “Inserir”. Veja a imagem abaixo:

como enviar arquivo pelo Google Drive

Se for enviar um arquivo que não está na nuvem e que está dentro do limite de tamanho, é só clicar no ícone de clipes e selecionar o arquivo do computador ou arrastar o arquivo com o mouse para a janela do e-mail e soltá-lo. O upload é feito automaticamente.

2. Relatório de atividades do Google Drive

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre como enviar um arquivo pelo Google Drive, dê uma olhada nesta outra funcionalidade do Drive para documentos e atividades.

Quando você abre o Google Drive no navegador, clique no botão ⓘ no canto superior direito para ver em detalhes o fluxo de atividades na lateral da tela. Vão aparecer todas as mudanças realizadas em arquivos e pastas do “Meu Drive”.

Você verá um resumo do que sua equipe vem fazendo, como edição e comentários em arquivos, itens acrescentados em uma nova planilha e até quando alguém renomear uma apresentação.

E também é fácil de ver um item específico que você precisa. Basta selecionar qualquer arquivo ou pasta e o fluxo vai mudar instantaneamente para mostrar informações relevantes sobre esse item.

Também é fácil tomar ações rápidas em suas pastas como renomear, compartilhar, organizar e muito mais com o menu drop-down no topo de cada pasta compartilhada.

Neste menu, você vai ver toda a sua estrutura de pastas para que possa ir para uma pasta diferente do seu Drive de documentos com um único clique.

E você também pode ver pelas fotos de perfil quem exatamente quem tem acesso à pasta compartilhada de documentos no Google Drive.

Como enviar arquivos pelo Google Drive

Leia também: Editar assunto no Gmail é fácil. Confira agora!

3. Usando Google Complementos para melhorar a edição de documentos

O Google Complementos é uma funcionalidade do Google Drive que permite adicionar extensões criadas por terceiros na edição de textos, planilhas e outros documentos do Drive.

O Google Complementos fica disponível na barra de ferramentas do Google Documentos, Planilhas e Apresentações, através do menu chamado Complementos.

Ao clicar nele, você é levado a uma espécie de loja online – como a de extensões do navegador Chrome – onde pode instalar extensões para incrementar a sua edição de textos ou de planilhas.

Entre as opções de Google Complementos já disponíveis, temos alguns como o EasyBib – que facilita a inclusão de bibliografia no seu arquivo de texto e o Letter Feed Workflows, que encaminha seu documento para a pessoa responsável para aprovação.

Complete sua leitura com o artigo: Como criar um site no Google sites e seus benefícios.

4. Como proteger e nomear células em planilhas do Google Drive

As planilhas do Google Drive permitem atribuir um nome a uma célula ou a um grupo de células.

Outro ponto muito interessante é a possibilidade de proteger as células, fazendo um compartilhamento específico de usuários.

Ok, mas quais as principais vantagens de dar nomes para células ou conjuntos de células?

Veja este exemplo:

Em vez de usar “A1” para designar uma célula, ou “A1:B2” para designar um grupo de células, você pode nomear a célula ou grupo como “orçamento_total” ou qualquer título adequado.

Este recurso permite criar categorias significativas e lógicas em suas planilhas. Como resultado, a entrada de fórmulas se torna mais fácil e as planilhas complexas mais legíveis.

Que achou de nossas dicas de como enviar um arquivo pelo Google Drive por e-mail, nomear células e outras?

Já conhecia? Tem alguma dúvida que gostaria de esclarecer sobre o Google Drive Documentos? É só perguntar nos comentários que teremos prazer em responder!

Aproveite os recursos completos do Google Workspace

O Drive e os processadores de texto e planilha são apenas alguns recursos do Google que podem ajudar a sua empresa.

Com o Google Workspace sua empresa pode trabalhar com mais eficiência e de maneira integrada, facilitando a comunicação entre a equipe.

Já pensou em levar essa inovação para o trabalho?

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para esse sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores

30 dicas matadoras do G Suite

Saiba mais