Como desenvolver a consciência ambiental na empresa? 4 dicas
(81) 3126-4100 [email protected]

As empresas têm um papel fundamental quando se trata da sustentabilidade ambiental, já que suas operações impactam diretamente o planeta. Assim, mudanças de atitudes e processos na organização já geram resultados positivos para o meio ambiente.

Por isso, é importante entender como desenvolver a consciência ambiental na empresa e é justamente esse o tema deste artigo, já que a ação de cada colaborador tem o poder de provocar uma mudança significativa em toda a cadeia produtiva.

Explicaremos o que é consciência ambiental e também mostraremos dicas para começar a implementá-la no seu negócio. 

Continue lendo e saiba mais!

O que é consciência ambiental?

Consciência ambiental é o entendimento sobre como o meio ambiente funciona e qual o impacto das nossas atitudes em relação a ele, seja a curto, médio ou longo prazo. E mais: é buscar ativamente por soluções para contribuir para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável. 

Ou seja, é reconhecer como afetamos o planeta e fazer mudanças para reduzir o impacto negativo sobre ele. Porém, consciência ambiental é muito mais do que separar o lixo reciclado do orgânico: é compreender como o mundo realmente funciona, qual a importância dos recursos naturais para a nossa existência e encontrar soluções para resolver os problemas socioambientais. 

Gestão ambiental nas empresas

A gestão ambiental (ou gestão sustentável) tem como foco a sustentabilidade do negócio e determina o escopo para a adoção de uma política ambiental na empresa. Para isso, é necessário entender quais ações impactam o meio ambiente e definir as soluções sustentáveis para cada uma.

A ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, por exemplo, pode ser usada como um recurso para implementar a gestão sustentável na empresa, pois determina o que uma organização precisa fazer para proteger o meio ambiente e quais práticas adotar. 

Dentre os benefícios de ter uma gestão ambiental, destaque para a vantagem competitiva, já que o tema tem grande relevância para os consumidores — um estudo realizado pela Union + Webster mostra que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Outras vantagens são a redução de custos, diminuição do desperdício de matéria-prima, aumento da produtividade e maior eficiência energética.

Saiba mais: Como aumentar a produtividade da equipe que já é enxuta?

Veja no vídeo do Sebrae como implementar a gestão ambiental:

 

Como desenvolver a consciência ambiental na empresa? 4 dicas essenciais 

  1. Oriente os colaboradores a respeito da importância do tema
  2. Defina quais ações serão implementadas e planeje a infraestrutura
  3. Tenha uma pessoa ou um comitê focado em sustentabilidade
  4. Invista na divulgação interna e externa

Confira os detalhes de cada uma das dicas a seguir.

1. Oriente os colaboradores a respeito da importância do tema 

O primeiro passo sobre como desenvolver a consciência ambiental na empresa é oferecer as informações necessárias para as pessoas que fazem parte dela. É a partir das ações de cada colaborador que será possível transformar a relação da organização com o planeta e, para isso, é preciso que todos estejam engajados com a causa. 

Então, ofereça palestras, treinamentos, cursos, seminários, vídeos, tudo o que for possível para fomentar a cultura da responsabilidade ambiental na empresa. E mais: as pessoas precisam ter clareza sobre qual o propósito da mudança e entender o impacto de suas atitudes para o planeta.

Leia também: O que é trabalho colaborativo: conheça as 7 vantagens

2. Defina quais ações serão implementadas e planeje a infraestrutura

A prática é parte fundamental do processo de conscientização de colaboradores. Dessa forma, mapeie como a companhia opera hoje e defina quais ações serão implementadas. Alguns exemplos são:

  • uso consciente dos recursos naturais para evitar o desperdício
  • reuso de matéria-prima no processo produtivo
  • redução do consumo de água e uso mais eficiente do recurso
  • utilização de fontes renováveis de energia
  • diminuição do uso de produtos descartáveis
  • adoção de sistema de reciclagem para a coleta e descarte adequado dos resíduos 
  • contratação de fornecedores sustentáveis

Para que tudo isso (e muito mais) seja colocado em prática, é imprescindível que exista uma infraestrutura adequada. Faça um planejamento e estabeleça como cada uma das ideias passarão a fazer parte dos processos da empresa.

3. Tenha uma pessoa ou um comitê focado em sustentabilidade

Para conseguir colocar os ensinamentos em prática e tornar a consciência ambiental uma pauta perene na empresa, é preciso ter uma pessoa ou um comitê responsável por isso. Tal pessoa ou grupo deverá traçar estratégias para viabilizar as mudanças na organização, assim como acompanhar de perto o que de fato está sendo feito. 

Sem ter colaboradores voltados especificamente para essa tarefa, a tendência é que as ideias sejam esquecidas com o passar do tempo e, no fim, não será possível ver transformações significativas acontecendo. 

4. Invista na divulgação interna e externa

Para engajar funcionários, é preciso divulgar as ideias e ações na empresa por meio do marketing interno, enfatizar o propósito e os benefícios do que está sendo feito, e mostrar a importância do envolvimento de cada um com a causa. 

Depois, ao começar a colocar mudanças em prática, faça divulgações para o público externo também. 

Reforçamos que isso deve ser feito apenas após as implementações para que o discurso não seja vazio. Os consumidores prezam por marcas  que se mostram verdadeiramente preocupadas com o meio ambiente, não que apenas investem em propaganda, mas, na verdade, não fazem nada para contribuir para a sustentabilidade. 

Deu para entender como desenvolver a consciência ambiental na empresa e o que fazer a partir de agora? Tenha em mente que o mais importante é provocar uma mudança estrutural e cultural na organização, de modo que os impactos para o meio ambiente sejam verdadeiramente significativos.

Lembre-se também de que grandes ações demandam o engajamento de muitas pessoas. Então invista na conscientização e mostre como ser uma empresa mais sustentável é fundamental tanto para o planeta quanto para a economia, a sociedade e para as gerações futuras.

Esse artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em gestão de energia no Mercado Livre.

Saiba mais