Tudo sobre as certificações Google e como conseguir a sua!
(81) 3126-4100 [email protected]

Você já deve ter visto algum profissional ou empresa dizer ou mostrar no seu perfil no LinkedIn que possui certificações do Google.

A empresa que é referência em busca e publicidade online oferece capacitações em suas ferramentas que são essenciais para o marketing de qualquer negócio.

Na era digital, aprender formas de divulgação online é estratégico, pois as marcas querem ser encontradas pelos usuários e, através de anúncios, essa chance aumenta.

Por isso, ter algumas das certificações Google gratuitas valoriza o passe dos profissionais de marketing digital por causa da relevância da ferramenta.

Por dia, são feitas mais de 3,5 mil milhões de pesquisas no Google (40 mil por segundo), ou seja, se uma pessoa quer saber/comprar algo, é no buscador que ela pesquisa e se orienta.

Então, conhecer as possibilidades de publicidade online no Google é uma das formas de oferecer serviços relevantes para seus clientes.

Quer saber em detalhes o que são, quais são as certificações Google e como conseguir seu certificado?

Continue lendo e saiba tudo neste post!

O que são as certificações Google?

As certificações Google são um tipo de credenciamento que profissionais podem obter e que compravam sua proficiência nas ferramentas básicas e avançadas do Google

Para estudar sobre essas ferramentas e fazer a avaliação que dá direito ao certificado do Google é preciso se cadastrar no programa de treinamento Skillshop (antigo Academy for Ads).

Muitas pessoas também investem em cursos de terceiros para aprender como usar as ferramentas de publicidade do Google.

Se você não está com grana disponível, não precisa deixar esse plano de lado. No Skillshop, o Google disponibiliza cursos de e-learning (100% online) criados pelos especialistas da empresa.

A ideia é que cada pessoa possa aprender no seu ritmo e depois fazer a prova para tirar suas certificações Google.

Para acessar o programa, basta se inscrever com o seu e-mail ou conta Google para fazer os treinamentos e depois as avaliações.

Leia também: Tudo sobre todos os aplicativos do Google

Quais são as certificações Google?

Existem quatro grupos principais de certificações Google. São eles:

  1. Google Ads;
  2. Google Marketing Platform;
  3. Analytics Academy;
  4. Waze.

As certificações em Google Ads se dividem em seis subgrupos: em pesquisa, em rede de display, em métricas, em vídeo, em anúncios do Shopping e em apps.

Então, se o seu foco é se especializar no Google Adwords, você pode estudar um formato de cada vez e obter as certificações de todos.

No Marketing Platform também existem quatro subgrupos de certificações Google. São elas: certificação em Display & Vídeo 360, Search Ads 360, Campaign Manager e em Criativo.

As demais certificações Google possuem apenas um módulo de treinamento que são o Google Analytics Individual Qualification e Fundamentos do Waze Ads.

OBS: o grupo de treinamento e certificação do Google Meu Negócio foi descontinuado e não está mais disponível. 

Em 2019, o Google fez as mudanças na organização e requisitos da certificação que está configurada como explicamos acima. Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre a mudança:

Como conseguir certificado Google?

Como explicamos acima, todo processo de como conseguir certificado Google se desenrola na plataforma Skillshop.

É só acessar a página, criar uma conta com seu e-mail ou conta Google e começar a estudar os conteúdos que são do seu interesse.

Os conteúdos e certificações Google estão disponíveis em 22 idiomas, incluindo o português do Brasil.

É importante destacar que tanto os cursos quanto as certificações estão disponíveis gratuitamente

Caso, você sinta necessidade e possa investir em cursos Google com certificado de outras plataformas, existem várias opções como:

  • Goobec: a empresa brasileira que está há 10 anos no mercado e é a parceira do Google;
  • Udacity: para quem tem proficiência em inglês;
  • Udemy: oferece vários cursos baratos sobre as ferramentas Google em português.

Experiência prática

Como você pode observar, não é difícil encontrar materiais teóricos gratuitos e pagos sobre as ferramentas de publicidade online do Google.

O estudo e entendimento sobre o funcionamento das plataformas, os objetivos de cada uma e os recursos disponíveis será essencial para a avaliação.

Além disso, é super importante entrar nas ferramentas (Google Adwords, Google Analytics) para visualizar todos os conceitos na prática.

Dessa forma, você conhece melhor a interface de cada programa, onde fica cada informação e entende realmente o funcionamento, podendo testar como é criar e gerenciar cada tipo de campanha.

O próprio Google faz essa recomendação para quem está interessado nas certificações. 

Vale lembrar que o acesso às ferramentas como o Google Adwords e Google Analytics também é gratuito.

Fique atento para evitar cair em golpes que cobrem para criar contas e etc. O único momento em que você paga é quando coloca os anúncios no ar, uma etapa que virá no futuro no trabalho com seus clientes.

Dúvidas frequentes sobre certificações Google

Agora que você já sabe o que são, quais são e como conseguir as certificações Google, reunimos algumas das dúvidas mais frequentes que você deve saber: 

Qual é a nota mínima para aprovação?

Para obter qualquer uma das certificações Google é preciso alcançar uma pontuação mínima de 80% do teste.

O aluno terá 75 minutos para concluir a avaliação. Assim que inicia a prova, um contador marca o tempo e não é possível pará-lo ou pausá-lo.

Se o navegador for fechado acidentalmente, é preciso esperar um dia para tentar novamente. Caso você não seja aprovado na primeira tentativa, também só pode tentar após um dia.  

O certificado Google tem validade? Como renová-lo?

As certificações Google são válidas pelo período de um ano. Para renovar e garantir a sua certificação, basta fazer o teste novamente na plataforma Skillshops e ser aprovado.

Quanto custa a certificação Google?

As certificações Google são gratuitas e a empresa não cobra nada nem pelos cursos que disponibiliza para os alunos e nem pela a realização da prova. Fique atento e faça tudo pelo Skillshops.

Leia também: Estudo Forrester Consulting: como cortar gastos com Google?

Para que serve a certificação Google?

As certificações Google servem para atestar que você é um profissional treinado e capacitado para trabalhar com as opções de publicidade online dentro do buscador.

Esse conhecimento é essencial nos dias de hoje, pois o marketing digital é um braço importante de divulgação das marcas e o investimento nele é o que faz com que elas ganhem visibilidade. 

Gostou de saber mais sobre as certificações Google?

Entender como funcionam as certificações Google é importante para valorizar seus conhecimentos tanto como profissional autônomo quanto como empresa.

Quer levar essa expertise para os seus profissionais e outras soluções do Google para otimizar e integrar melhor seus processos de negócio? 

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

Saiba mais