O futuro das vendas está mudando. Como acompanhar? | Safetec
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O processo de vendas, assim como toda as atividades comerciais, mudam o tempo todo, e ultimamente isso tem acontecido de maneira ainda mais acentuada. O cliente ficou mais exigente e tem a internet como a sua principal aliada na pesquisa de empresas, preços, ofertas e melhores condições de pagamento. Assim, o vendedor precisa estar antenado em todas as mudanças e entender cada vez mais sobre o produto que vende, sobre a concorrência e, o mais importante, sobre a real necessidade do cliente.
No post de hoje, vamos falar sobre essas mudanças e os rumos que as vendas estão tomando. Acompanhe!

A evolução comercial e o futuro das vendas

Muitos pilares foram mantidos nos processos de vendas, mas exigem que o vendedor consiga se adaptar e modernizar a sua abordagem e metodologia de vendas. Os meios de comunicação mudaram, o que faz com que a influência da marca e das pessoas tenha maior peso hoje em dia. Além disso, o cenário e o mercado estão mais competitivos e o comportamento de compras é mais imediatista, buscando sempre por melhores condições.

O modelo de cold call ainda funciona?

No modelo antigo de vendas, o telefone ou o telemarketing eram os principais métodos de prospecção, mas hoje em dia existem ferramentas mais eficazes para realizar uma abordagem comercial, que devem ser priorizadas em relação às ligações frias (cold call). O virtual ganhou muita força e tem sido uma importante ferramenta para divulgação e gerar leads comerciais — pessoas interessadas em seu produto, serviço ou marca.
Analisando o telemarketing antigo, podemos observar que era necessário um grande número de ligações para gerar um resultado, o que não acontece no virtual. Com os métodos atuais, um investimento mínimo permite obter um resultado mediano, com campanhas pagas no site da empresa, por exemplo.

Você está pronto para o novo modelo de vendas?

A força de vendas precisa conhecer em profundidade o mercado em que atua para aprender a mapear as melhores oportunidades, saber como priorizar o atendimento, quanto tempo deverá se dedicar a cada cliente e aperfeiçoar o entendimento sobre as necessidades de cada tipo de cliente. Neste contexto, o CRM e as ferramentas de vendas facilitam as buscas de clientes para realizar atividades de prospecção, traçar oportunidades reais e desenvolver os processos de venda.
Ter um sistema para apoiar as atividades da área comercial ajuda a equipe a evitar perda de tempo na busca de informações, evitar contatos duplicados na base de clientes e aperfeiçoar a abordagem reunindo o máximo de informações de um cliente para oferecer soluções cada vez mais assertivas para cada perfil de cliente. Sem uma ferramenta de vendas, as informações coletadas de cada consumidor ficam restritas a um único vendedor.

Como acompanhar as vendas no futuro?

Com essa nova realidade, as vendas se tornam cada vez mais ramificadas e um mesmo cliente tem contato com diversas áreas de uma empresa durante o processo de vendas. Mesmo assim, é preciso ter a mesma comunicação com o cliente, independentemente de qual canal foi escolhido por ele para realizar a comunicação.
Se você quer aumentar os resultados de vendas, precisa estar disposto a investir em ferramentas que otimizem o tempo dos vendedores ou representantes comerciais. Essa afirmação vale, principalmente, para investimentos em sistemas e ferramentas tecnológicas para fornecer suporte para o cliente em todas as etapas da venda, como é o caso do CRM (Costumer Relationship Management) e ERP (Enterprise Resource Planning), em especial.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o futuro das vendas? O que você tem feito para acompanhar essas mudanças? Deixe um comentário ou fale conosco!

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