Google Meet: aprenda como funciona o aplicativo? [GUIA]
(81) 3126-4100 [email protected]

O que é e como funciona o Google Meet? Essas são perguntas comuns que muitas empresas, gestores e empresários de forma geral têm se feito nos últimos tempos.

Aliás, a busca por ferramentas de comunicação interna a distância em ambientes corporativos aumentou bastante após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O principal motivo é por causa do distanciamento social e a necessidade de trabalhar em casateletrabalho — que foi imposta a diversos profissionais.

Por isso, para se manter conectado ao grupo da empresa e poder realizar reuniões de trabalho normalmente, mesmo a distância, são necessárias ferramentas tecnológicas de qualidade. 

Mas nem sempre as ferramentas “comuns” utilizadas no dia a dia das pessoas têm a capacidade de gerir a conectividade entre os colaboradores de uma empresa.

Mas você conhece boas ferramentas de videoconferência com qualidade para grandes reuniões corporativas?

É nesses casos que ferramentas como o Google Meet se tornam necessárias. Assim, explicamos para você neste post tudo sobre o Google Meet: como funciona e como a ferramenta é uma grande ajuda para as empresas nesse momento.

O que é Google Meet?

o-que-e-google-meet

O Google Meet (agora chamado apenas de Meet) é uma ferramenta corporativa, ou seja, foi pensada e desenvolvida especificamente para as empresas realizarem reuniões em videoconferência ou chamadas de voz a distância.

Com alta qualidade de áudio e vídeo e comportando um grande número de participantes online ao mesmo tempo, o app é muito útil, principalmente, em tempos de pandemia.

O Meet é integrado ao Google Workspace (antigo G Suite) que é o sistema completo para empresas que desejam implementar uma gestão integrada com prioridade para uma comunicação eficiente.

Para saber tudo sobre o G Suite, clique no banner para baixar o ebook ‘30 dicas para usar o G Suite’ gratuitamente:

Para que serve o Google Meet?

Antes de responder como funciona o Google Meet, é necessário saber para que serve essa ferramenta.

Como o nome sugere, essa é uma ferramenta do Google que pode ser usada para:

  • realizar reuniões por videochamadas gratuitas;
  • trocar mensagens de texto durante as conferências;
  • fazer apenas chamadas de áudio.

Assim, é muito semelhante ao que o Chat (também do Google) proporciona para os usuários pessoa física, porém com vantagens que o tornam fundamental para as empresas.

Por ser uma das ferramentas do Google para empresas, o Google Meet funciona como um aplicativo pago que tem mais funcionalidades do que a versão gratuita.

Mas dependendo de quando você estiver lendo este artigo, saiba que devido a pandemia do novo coronavírus, o Google disponibilizou gratuitamente o Google Meet com todas as suas ferramentas até o mês de junho de 2020.

Portanto, se você e sua empresa nunca testaram essa ferramenta, esse é o momento perfeito para isso!

Como funciona o Google Meet?

Agora que já respondemos o que é e para que serve a ferramenta, vamos falar de como funciona o Google Meet na prática do dia a dia corporativo.

Para iniciar, o app está disponível nas três principais plataformas de utilização. É possível fazer o download do aplicativo tanto quem usa smartphones e tablets Android quanto quem usa aparelhos IOS.

Além disso, quem preferir utilizar o computador, não precisa fazer download da ferramenta. Porque ela já vem integrada aos principais navegadores. Basta fazer login na conta Google para acessá-lo.

Essa facilidade de acesso é boa tanto para empresas quanto para os colaboradores, já que o Meet pode ser utilizado em praticamente qualquer tipo de aparelho como celulares, tablets, notebooks ou desktops.

Como fazer a conexão entre colaboradores

Outro detalhe importante de como funciona o Google Meet é que existem duas formas de conectar os colaboradores. São elas:

1. Na primeira, um dos colaboradores precisará criar uma sala virtual e adicionar os e-mails das outras pessoas que precisarem estar presentes na reunião;

2. A segunda é mais prática. O colaborador cria a sala virtual e disponibiliza o link em um determinado local. As pessoas que clicarem no link serão encaminhadas para a sala criada.

Veja no vídeo abaixo do Vladimir Campos mais algumas dicas de como funciona o Google Meet:

Leia também: Como melhorar a comunicação na empresa usando a nuvem.

Precisa estar conectado a internet para usar o Meet?

Não é necessário ter nem mesmo acesso à internet para participar das reuniões. O aplicativo cria um número de telefone para cada sala criada. 

Dessa forma, se o usuário não estiver com acesso à internet ativo naquele momento, pode participar da reunião por meio de uma ligação.

Com tudo devidamente instalado, a integração entre os colaboradores pode começar e ela pode ser feita por mensagens de áudio, texto ou mesmo videoconferência.

Vantagens de usar o Google Meet

tela-google-meet

Agora que já respondemos às suas duas principais dúvidas — o que é e também como funciona o Google Meet —, vamos falar das vantagens que o app possui.

Abaixo segue uma lista das principais vantagens do Meet para o ambiente corporativo:

  • Desenvolvida para o ambiente corporativo;
  • Videochamadas com até 250 usuários (o Chat permite, no máximo, 25 usuários simultâneos);
  • Transmissões ao vivo para até 100 mil espectadores;
  • Gravação das chamadas no Google Drive;
  • Facilidade em criar uma sala virtual e disponibilizar o link de convite para envio aos outros usuários;
  • Receber o convite por e-mail (Gmail) realizando de forma automática a sua inclusão no calendário;
  • App intuitivo de fácil utilização.

Por fim, não é necessário que todos os colaboradores tenham adquirido um plano do Google Workspace para poder utilizar o Google Meet, basta que a empresa tenha um dos planos corporativos.

Todos os outros usuários podem ser adicionados às salas, desde que tenham uma conta Gmail. Porém, eles só poderão participar das reuniões criadas pelo usuário que tiver a assinatura do Google Workspace. Assim, não serão capazes de criar salas virtuais por conta própria.

Ficou claro para você como funciona o Google Meet?

Saiba que o Meet é um dos diversos aplicativos que fazem parte do Google Workspace (antigo G Suite). 

E se você deseja saber mais sobre como usar o G Suite em seu negócio, então baixe nosso e-book gratuito: 30 dicas incríveis para usar ainda melhor os recursos do G Suite.

A Safetec é um consultoria empresarial especializada em analisar sua empresa para entender suas reais necessidades e recomendar as melhores ferramentas de comunicação em nuvem para o seu negócio.

Não é à toa que recebeu as certificações Google Cloud Partner e Especialista em Transformação no Trabalho Nível Enterprise.

Descubra ‘Quanto custa o Google Workspace? Conheça os planos!’ e mude a forma de gerenciar sua empresa.

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores.

Saiba mais