Transformação digital nas empresas: 7 estatísticas importantes
(81) 3126-4100 [email protected]

A transformação digital nas empresas impacta tanto grandes quanto pequenos negócios no mundo inteiro. 

Uma pesquisa da Grand View Research identificou que 46% dos pequenos negócios entrevistados já utilizam ferramentas de Business Inteligence (inteligência de mercado).

Com as mudanças geradas pela pandemia da Covid-19, o mercado viu ainda mais a importância da transformação digital nas empresas.

Então, se o seu negócio ainda ainda tem gargalos relacionados à falta de tecnologia, saiba que seus concorrentes podem estar de olho nessa brecha.

Por isso, é importante entender como essa mudança pode influenciar estrategicamente o posicionamento da empresa no mercado, além das melhorias internas que, consequentemente, se desdobram em benefícios para os clientes.

Quer saber na prática os efeitos da transformação digital nas empresas? Reunimos um conjunto de estatísticas que reforçam a importância das organizações criarem uma cultura digital. Boa leitura!

Qual a importância da transformação digital nas empresas?

importancia-transformacao-digital-empresas

Atualmente, a transformação digital nas empresas permite que cada negócio tenha mais mobilidade e agilidade na hora de resolver seus problemas.

As equipes conseguem ser mais produtivas, pois têm acesso a ferramentas digitais que otimizam os processos como softwares de gerenciamento e programas que usam Inteligência Artificial.

E como “não se gerencia o que não se mede”, a disponibilidade de dados que os negócios conseguem captar e analisar permite tomadas de decisão mais estratégicas.

Tudo isso, contribui para que as empresas não percam o foco nos clientes e atendam melhor suas expectativas.

Algumas estatísticas que comprovam a importância da transformação digital nas empresas são:

  • O mercado mundial de transformação digital vai crescer 16,5%;
  • Oportunidades de crescimento estimulam 51% das iniciativas de transformação digital;
  • 38% dos executivos planejam investir mais em tecnologia para criar vantagem competitiva;
  • Dos gastos com tecnologia, 40% são alocados para transformações digitais;
  • Empresas com maior maturidade digital alcançam 45% de crescimento de receita; 
  • 71% dos executivos afirmam que a equipe é essencial na estratégia de transformação digital;
  • 25% das empresas em todo o mundo já usam tecnologia na nuvem em grande escala.

Leia abaixo em detalhes cada um desses benefícios práticos.

1. O mercado mundial de transformação digital vai crescer 16,5%

De acordo com o relatório ‘Digital Transformation Market by Technology’ da Research & Markets, o faturamento do setor vai saltar de US$ 469.8 bilhões (2020) para US$ 1,009.8 bilhões até 2025. Isso representa um crescimento de 16,5% para o período de cinco anos.

Essa projeção é um ponto importante, pois vemos cada vez mais donos de empresas apostando em uma estratégia de negócios digital.

Considerando o cenário criado pela pandemia, a transformação digital nas empresas permite que cada setor do mercado use a tecnologia disponível estrategicamente para manter suas operações.

Assista ao episódio do nosso videocast Safetalk e entenda como está acontecendo a aceleração da transformação digital nas empresas:

 

2. Oportunidades de crescimento estimulam 51% das iniciativas de transformação digital

Além das oportunidades de crescimento, a pesquisa “State of Digital Transformation” da Altimeter destaca que o aumento da pressão competitiva leva 44% dos negócios a investirem na transformação digital nas empresas.

Ou seja, as organizações precisam manter um olho no gato e outro no peixe para serem assertivas na hora de fazer mudanças para haja um ganho interno (para a equipe) e também externo (posicionamento no mercado).

Dessa forma, os negócios podem acelerar o cumprimento de metas de gestão importantes como:

  • retorno financeiro;
  • ampliação da equipe de trabalho;
  • definição de metas ambientais.

3. 38% dos executivos planejam investir mais em tecnologia para criar vantagem competitiva

É importante entender como investimento não apenas a compra de equipamentos e ferramentas digitais. 

Afinal, essa vantagem competitiva que 38% dos executivos esperam criar, precisa vir de um alinhamento entre funcionários, tecnologia e a estratégia de gestão.

Para que a transformação digital nas empresas dê resultados, é necessário entender o que é preciso melhorar, porque e o papel da equipe nesse processo.

A implementação da tecnologia junto com conhecimento e acompanhamento da gestão é essencial para alcançar as metas de negócio.

4. Dos gastos com tecnologia, 40% são alocados para transformações digitais 

As empresas que já entenderam que a transformação digital vai além da compra de tecnologia e investem seu orçamento tendo objetivos para cumprir

O estudo State of the CIO destaca que esse gasto alocado para tecnologia é investido com o propósito de:

  • melhorar da experiência do cliente;
  • criar de novos modelos de negócios;
  • desenvolver novos fluxos de receita digital.

Do contrário, seriam apenas equipamentos e programas que ninguém sabe como usar ou como inseri-los na rotina de trabalho.

Então, se a sua equipe tem um propósito para um investimento, leve essa discussão para a diretoria para incluí-la no planejamento financeiro.

5. Empresas com maior maturidade digital alcançam 45% de crescimento de receita 

Quando começa a implementação da transformação digital nas empresas, os negócios passam por três fases: fase inicial, fase de desenvolvimento e fase de maturidade.

Então, à medida que o trabalho se desenvolve e a tecnologia traz resultados, as empresas conseguem aumentar as metas de receita.

O estudo da Deloitte ainda compara o desempenho de receita das empresas com menor maturidade (fase inicial/ de desenvolvimento) que alcançam 15% de crescimento.

6. 71% dos executivos afirmam que a equipe é essencial na estratégia de transformação digital

Além dos benefícios para as atividades operacionais, as empresas estão atentas a necessidade de capacitar e preparar suas equipes para a transformação digital.

O conhecimento prático das ferramentas e a capacidade de extrair dados confiáveis e interpretá-los é essencial para que os negócios cresçam em seus mercados.

Por isso, é importante que as empresas incluam treinamentos e tenham uma assessoria para auxiliar a equipe na inclusão de novas tecnologias.

Leia também: 4 formas de revolucionar a colaboração no trabalho.

7. 25% das empresas em todo o mundo já usam tecnologia na nuvem em grande escala

O cloud computing é um dos recursos tecnológicos que contribui bastante para a transformação digital nas empresas.

A pandemia da Covid-19 teve um grande impacto nessa mudança, como destaca a pesquisa da KPMG ‘Everything changed’. Or did it?’.

Além de digitalizar as operações, os negócios estão focados em priorizar a segurança, utilizando serviços que já oferecem soluções seguras e com possibilidade de ampliar recursos para adequá-los às suas necessidades.

Sua empresa está pronta para a transformação digital?

A transformação digital nas empresas tende a avançar cada vez mais e é importante colocar o seu negócio no caminho dessa evolução.

Quer fazer essa mudança, mas não sabe como começar? A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.

Saiba mais