Como as metodologias educacionais preparam os jovens para o mercado | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

Como já estamos comentando há algum tempo aqui no blog, o mundo vinha mudando num ritmo e a pandemia deu uma pisada forte no acelerador, o que fez com que o processo de digitalização das empresas corresse alucinadamente. Dito isto, podemos observar que um dos setores mais impactados com todas essas mudanças foi a educação. A limitação geográfica já não é mais uma barreira para o aprendizado, e professores e alunos estão cada vez mais alinhados, apoiados pelas ferramentas digitais, que tornaram o ensino muito mais dinâmico.

E essa dinamicidade é o pedido da vez, tanto pelas instituições quanto pelos alunos. O mercado já não valoriza mais o profissional preocupado apenas em passar o conteúdo de forma fria. Além do mais, nossos jovens para se prepararem melhor para suas carreiras, necessitam de educadores que os provoquem a inovar e a descobrir seu propósito de vida.

 

OUÇA:

Em nosso Safetalk #026, Saulo Bernardo, do Time Comercial Edu da Safetec, recebe o Profº Genésio Gomes, professor universitário e consultor em tecnologia educacional. Na conversa, eles abordam a importância de o profissional da educação ter essa visão diferenciada e de buscar inspirar seus alunos com metodologias educacionais que os preparem para o mercado.

“O professor é capaz de trazer luz ao mundo, ele tem esse poder mas muitas vezes não quer fazer isso. Ele precisa usar a educação como ferramenta de transformação. Os encontros entre educadores e estudantes devem servir para descobrir propósitos, caminhos e meios de se resolver problemas que existem em nossa sociedade”, afirma Genésio Gomes.

Segundo Genésio, o segredo para o sucesso baseia-se em focar sua jornada profissional na resolução desses problemas. “A pandemia fez com que o número de problemas aumentasse e o número de empregos diminuísse. Ou seja, quem estava vinculado a empregos, perdeu sua atividade, quem estava vinculado a resolver problemas, aumentou suas atividades”.

Além disso, ele comenta sobre os novos formatos de aula, que fogem totalmente das velhas maneiras tradicionais, sem nos prendermos a espaços físicos e planos de aula engessados. “A sala de aula não pode ser um negócio preso a quatro paredes. Precisamos inovar. Toda sala de aula para mim é um laboratório de inovação”, comenta.

 

Sobre a Safetec – A pernambucana Safetec, integrante do Porto Digital, e única parceira premier Google Cloud no Norte e Nordeste e especialista certificada em Transformação de Trabalho nível Enterprise e Educação, têm apenas um propósito: construir experiências incríveis utilizando soluções de colaboração e tecnologia em nuvem. Tanto na área corporativa quanto educacional, uma de suas principais missões é gerar Retorno de Valor para empresas e instituições de ensino, utilizando soluções simples, inovadoras e eficazes que impactem positivamente o ambiente de trabalho e levem a aprendizagem para além da sala de aula. Está presente no Recife, São Paulo, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

Saiba mais