Vantagens do Google Cloud Platform: conheça 7 benefícios
(81) 3126-4100 [email protected]

O Google Cloud Platform é um serviço estratégico para as empresas que desejam implementar a computação em nuvem para gerenciar os negócios. Mas será que as vantagens do Google Cloud Platform valem o investimento?

Os resultados da plataforma evidenciam a praticidade, agilidade e segurança do serviço.

Um case de sucesso é a Lush, uma marca de cosméticos britânica e com atuação global, que fez a migração de seus servidores para a nuvem em apenas 22 dias

Todo o processo aconteceu sem a necessidade de tirar o e-commerce da marca, que vende para todo mundo, do ar e ainda melhorou significativamente a confiabilidade e estabilidade do site.

Outro benefício que a Lush alcançou foi a redução de 40% dos custos com a infraestrutura de hospedagem.

Quer saber mais benefícios do Google Cloud Platform? Continue a leitura e conheça todas as vantagens de utilizar a plataforma nos negócios.

Quais são as vantagens do Google Cloud Platform?

beneficios-google-cloud

O Google Cloud Platform é uma plataforma de computação em nuvem que é utilizada como servidor por outros negócios que precisam fazer a migração de VM (máquinas virtuais), além de facilitar a criação de aplicativos e sites com o melhor desempenho, segurança e facilidade de acesso.

Essa estrutura oferece diversas vantagens para a utilização e criação de soluções tecnológicas que facilitam a rotina dos negócios. Conheça alguns desses benefícios:

1. Executar aplicativos de várias nuvens do Google

A primeira das vantagens do Google Cloud Platform é não precisar depender de um único fornecedor para executar aplicativos e outras soluções.

Criando um aplicativo usando a estrutura do Google Cloud, por exemplo, ele pode ser executado de qualquer nuvem ou ambiente, seja nuvem privada ou híbrida.

Isso facilita o desenvolvimento de soluções de código aberto, permitindo que as empresas modernizem seus produtos, além de agilizar o trabalho de criação.

2. Fazer análise de dados avançadas

Atualmente, é gerado uma infinidade de dados e sem as ferramentas certas, é quase impossível filtrar e utilizar essas informações em análises de estratégias.

Então, outra das vantagens do Google Cloud Platform é facilitar a criação de soluções baseadas em machine learning (aprendizado de máquina) que facilitam a análise de dados.

Os softwares ou programas podem ser estruturados para automatizar processos, fazer previsões mais assertivas com análises de inteligência, além de agilizar o gerenciamento e as tarefas do dia a dia de trabalho.

3. Usar um serviço sustentável

Trabalhar com uma empresa socialmente responsável também é uma das vantagens do Google Cloud Platform.

O serviço de nuvem do Google Cloud é neutro em emissão de carbono e toda energia que mantém os serviços e produtos funcionando é 100% renovável.

Então, além de ter acesso a um serviço moderno, acessível e fácil de gerenciar, o Google também contribui para os objetivos das empresas que priorizam a sustentabilidade.

4. Ter acesso a ferramentas avançadas de segurança

Outra das vantagens do Google Cloud Platform é que o serviço protege todos os dados de aplicativos, softwares e máquinas virtuais contra fraudes e spams.

O diferencial é que as barreiras e ferramentas de segurança utilizadas são as mesmas que o Google utiliza para os seus próprios serviços.

Todas as informações são criptografadas independente de estarem em repouso, em trânsito ou em uso.  

A confidencialidade e conformidade de dados também fazem parte do pacote de ferramentas de segurança avançadas.

Leia também > Segurança em cloud computing: 7 erros para evitar.

5. Otimizar os custos com tecnologia

Muitas empresas ainda não investem amplamente em tecnologia, pois consideram os custos muito altos.  

Para driblar a concorrência e oferecer o melhor custo-benefício, uma das vantagens do Google Cloud Platform é otimizar os gastos com tecnologia da informação (TI).

O sistema de pagamento faz a cobrança apenas do serviço que é utilizado, ou seja, as empresas podem planejar seus orçamentos para não exceder sua capacidade de investimento.

A empresa ESG, por exemplo, conseguiu uma economia de 32% fazendo a migração para o Google Cloud.

6. Fazer a migração para máquinas virtuais em tempo real

As empresas que precisam migrar para a nuvem, mas não podem parar suas operações para isso acontecer obtém essa vantagem usando o Google Cloud Platform.

Isso permite manter o desempenho dos serviços, sem enfrentar lentidão, o que permite que os desenvolvedores corrijam erros, façam reparos e atualizem softwares e hardwares. 

Tudo isso sem a necessidade de reiniciar sistemas que sempre atrasam o trabalho.

Leia também: Como migrar VMs com o Google Cloud Platform.

7. Backup seguros de dados

Usar servidores locais traz sempre o risco de perda de informações, pois um disco pode queimar ou um vírus pode causar danos no sistema.

Outra das vantagens do Google Cloud Platform é ter um sistema de backup seguro. Algumas das soluções de armazenamento online disponíveis com protocolos de segurança avançados são:

  • Filestore: armazenamento de arquivos altamente escalável e seguro;
  • Cloud Storage: armazenamento de objetos seguro, durável e escalonável;
  • BigQuery: armazenamento de dados para agilidade e insights comerciais;
  • Google Workspace Essentials: videochamadas seguras e colaboração moderna para equipes.

Então, na hora de escolher uma solução segura, basta alinhar o produto do Google Cloud à necessidade do seu negócio.

Implemente o Google Cloud no seu negócio

Agora que você já conhece os benefícios do Google Cloud Platform, pode planejar a melhor forma de implementar a plataforma na sua empresa.

O cloud computing é uma estratégia atual e que pode ajudar a alcançar suas metas empresariais, permitindo que sua equipe trabalhe melhor e de maneira mais ágil.

Quer ajuda para começar? A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.

Saiba mais