Vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem [LISTA]
(81) 3126-4100 [email protected]

Antes de uma empresa implementar a infraestrutura na nuvem, é importante conhecer e ponderar as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem.

A chegada da pandemia da Covid-19 causou uma aceleração na transformação digital dentro dos espaços de trabalho, mudando a estratégia das empresas no mercado.

Segundo o estudo ‘Índice de Transformação Digital’ realizado pela Dell Technologies com 4.300 líderes de empresas de todo o mundo, 89% das lideranças afirmam que a pandemia mostrou a necessidade de uma TI mais ágil/escalável para lidar com imprevistos.

Uma das ferramentas que vem mudando a realidade das companhias é o armazenamento na nuvem. Implementar um sistema acessível de qualquer lugar traz muitas vantagens, mas exige atenção em alguns pontos.

Por isso, neste artigo reunimos as principais vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem para que você avalie se essa solução se encaixa ou não para sua empresa.

Boa leitura!

LISTA: vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem

armazenamento-nuvem-empresas

Entre as ferramentas de colaboração, os serviços de armazenamento da nuvem permitem criar servidores online que concentram todos os arquivos e dados de inteligência de uma empresa.

Mas quais as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem? Continue a leitura e analise os dois lados da questão.

Quais são as vantagens do armazenamento em nuvem?

As principais vantagens do armazenamento em nuvem são:

1. Redução de custos

Quando se trata das vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem, a redução de custos está no topo da lista. 

O motivo é que tudo relacionado a computação tem um valor bastante alto. Computadores, licenças de softwares, acessórios, manutenção do espaço e equipamentos, serviços de internet, etc.

Todos esses detalhes de infraestrutura precisam ser adquiridos para criar um sistema de servidores próprio.

Por isso, ao escolher o armazenamento na nuvem, as empresas eliminam grande parte desse custo, direcionando o investimento para o pagamento da solução em si.

Nesse tipo de serviço, o cliente consegue a vantagem de pagar apenas pelo tempo ou espaço do servidor que usar.

2. Segurança

Mas não basta economizar para não ter uma solução confiável, não é mesmo? Por isso, na lista de vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem entra a segurança.

Atualmente, os serviços de cloud computing possuem protocolos avançados de segurança de dados com múltiplas camadas de proteção, como determina as diretrizes de LGPD.

Dessa forma, as informações dos clientes nos servidores das empresas fornecedoras estão mais protegidas de ataques, além de garantir o sigilo necessário sobre os dados dos clientes.

3. Confiabilidade

Outro ponto interessante entre as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem é a confiabilidade desse tipo de serviço.

Por exemplo: quando uma empresa que possui seu próprio servidor passa por uma falha, a não ser que exista a tecnologia RAID que consiste em criar um servidor com vários discos conectados, todo o sistema fica indisponível. 

Os serviços de armazenamento em nuvem já possuem essa infraestrutura. Ou seja, os dados do seu negócio ficarão divididos entre vários discos rígidos dentro do servidor. Dessa forma, as informações estarão sempre acessíveis.

A maioria dos provedores de cloud computing garante 99,99% de tempo de atividade nos seus sistemas em nuvem.

4. Agilidade no trabalho

A agilidade no trabalho também é um destaque importante entre as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem.

Os funcionários e técnicos de TI conseguem acessar os sistemas da empresa de forma remota, permitindo mais rapidez para localizar arquivos ou fazer algum ajuste no sistema.

Tudo isso, sem perder em segurança que vai garantir a longevidade e a maturidade do serviço de cloud computing dentro da empresa. Além, é claro, de ter uma equipe mais produtiva.

Quais são as desvantagens do armazenamento em nuvem?

É importante analisar as desvantagens do armazenamento em nuvem para entender como eles podem ser contornados. Confira:

1. Tempo de inatividade

Falamos sobre a confiabilidade no sistema e como o armazenamento em nuvem tem uma alta garantia de atividade.

Mas neste item, o foco é no tempo de inatividade do serviço de internet que uma empresa utiliza. Como assim?

Quando a conexão com a internet cai, significa que o acesso aos servidores fica indisponível, prejudicando o andamento do trabalho.

Também é preciso garantir que a falta de energia não prejudique o acesso à internet. Então, geradores e planos de internet móvel devem ser considerados para evitar essa desvantagem. 

2. Falta de atenção dos usuários

A segurança pode ser ao mesmo tempo uma das vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem. Mas por que, você pode se perguntar.

Mesmo com protocolos robustos que garantem o sigilo das informações, se os usuários não souberem seguir os requisitos de segurança, é como deixar a porta da frente de uma casa aberta.

Usar redes de internet confiáveis, criar senhas seguras, usar configurações de dois fatores, ter cuidados com links suspeitos são posturas sobre as quais os usuários devem ter a partir de treinamentos.

Leia também >>> Segurança em cloud computing: 7 erros para evitar.

3. Tipo de contrato

É importante procurar um fornecedor que ofereça opções de serviço vantajosas para o seu modelo de negócio e permita personalizar o sistema. Do contrário, a solução pode ser desvantajosa.

Por isso, estude as possibilidades para saber as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem de cada provedor. Se não se sentir seguro, contrate uma empresa para assessorar essa transição. 

Leia também >>> Cloud advisor em serviços de cloud computing: como funciona?

Conheça o Google Cloud Platform

Gostou de saber as vantagens e desvantagens do armazenamento em nuvem? O cloud computing pode ser muito vantajoso para o seu negócio.

E implementar essa ferramenta pode ajudar muito sua empresa a crescer na era digital.

O Google Cloud Platform é uma plataforma completa de infraestrutura na nuvem que permite criar diversas soluções e hospedá-las em um sistema seguro, ágil e fácil de administrar.

Leia mais no artigo: Google Cloud vale a pena? Conheça os recursos diferenciais e preços. 

Quer ajuda para começar? A Safetec auxilia seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.

Saiba mais