O que é IaaS? Entenda como funciona e 5 vantagens da nuvem
(81) 3126-4100 [email protected]

IaaS é a sigla para Infrastructure as a Service, em português, Infraestrutura como Serviço. Ou seja, é um serviço de cloud computing que fornece armazenamento, processamento de dados, rede sob demanda, entre outros recursos cobrados de acordo com o uso.

Além do IaaS, existem outros dois tipos de serviço na nuvem: SaaS (software como serviço) e o PaaS (plataforma como serviço).

Com a expansão da transformação digital nos negócios, a infraestrutura em nuvem é uma das principais inovações implementadas nas empresas.

Ao invés de gastar com a criação e manutenção de um data center próprio, as organizações estão optando pela migração total ou parcial dos seus sistemas internos para a nuvem.

Com essa mudança, o acesso e o gerenciamento das informações é mais rápido e dinâmico, permitindo que a rotina de trabalho seja mais eficiente.

Para alcançar todas as vantagens da infraestrutura como serviço, é importante conhecer fornecedores qualificados.

Quer entender tudo sobre IaaS? Continue a leitura do artigo para entender os seguintes pontos:

  • O que é IaaS?
  • Como funciona a infraestrutura como serviço?
  • Vantagens de utilizar a infraestrutura cloud
  • Exemplo de IaaS: Google Cloud Platform

Boa leitura!

O que é IaaS?

IaaS significa Infrastructure as a Service que, por sua vez, é traduzido como infraestrutura como serviço. Ele serve como base para montar uma arquitetura em nuvem para hospedar aplicativos, sites, banco de dados, armazenamento e backup de rede, entre outros recursos.

A infraestrutura como serviço é um dos principais tipos de serviços de computação em nuvem disponíveis atualmente.

Ele é fornecido por grandes empresas de tecnologia do mercado como Google, Amazon, Microsoft, entre outras.

Essas empresas “dividem” seus data centers posicionados estrategicamente por todo mundo com outros negócios que desejam migrar para a nuvem.

A última edição da pesquisa Cloud 2025, realizada pela LogicMonitor, aponta uma tendência importante do mercado: 87% dos líderes globais de TI estão em consenso de que a pandemia da Covid-19 vai acelerar a migração das empresas para a nuvem.

Levar a carga de trabalho para a nuvem dá mais flexibilidade para o trabalho em equipe, o que permite que os profissionais trabalhem de onde quiserem. 

Como funciona a infraestrutura como serviço?

O serviço de IaaS funciona por meio da internet. Com uma boa conexão é possível acessar o sistema da empresa que fornece o serviço e contratar seus produtos para executar os serviços que desejar.

Dessa forma, a empresa usa toda infraestrutura de tecnologia e os data centers das fornecedoras de IaaS, sem precisar se preocupar com manutenção e o gerenciamento físico que um data center demanda.

Aqui estamos falando de estruturas gigantescas que têm a capacidade de processar muitos bytes de dados de diferentes lugares ao mesmo tempo.

Por isso, as empresas de IaaS, além de utilizarem seus data centers para hospedar seus próprios serviços, ainda vendem espaços dele para outros negócios.

O Google, por exemplo, também usa o Google Cloud Platform para manter o site de buscas e o Youtube funcionando. 

Então, basta ter um bom desenvolvedor para ajudar a planejar, adquirir, configurar e gerenciar seus produtos na nuvem. 

Vantagens de utilizar a infraestrutura cloud

infraestrutura-como-servico

Agora que você sabe o que é e como funciona a infraestrutura como serviço (IaaS), vamos falar dos benefícios desse tipo de serviço para os negócios.

1. Diminuir despesas financeiras

Escolhendo a IaaS, as empresas eliminam grandes despesas que envolvem a criação de um data center próprio como:

  • a preparação de um espaço físico para guardar os equipamentos;
  • a compra de computadores, cabos e fios de rede, roteadores, etc.;
  • a compra de equipamentos de climatização para que a temperatura ambiente seja constante;
  • a manutenção dos equipamentos;
  • a limpeza do ambiente, entre outros.

Esses gastos aumentam exponencialmente os gastos financeiros gerais do negócio. E até as grandes empresas que podem bancá-los estão fazendo a migração para a nuvem.

Dessa forma, é possível focar o investimento apenas no recurso desejado e aproveitar melhor o orçamento anual da empresa.  

2. Otimizar os custos com tecnologia

Com o IaaS, as empresas conseguem não só investir um valor menor, mas também ter acesso a tecnologias que, de outra forma, não teriam como estruturar sozinhas.

As plataformas IaaS oferecem vários produtos com estrutura pré-formatada, facilitando o trabalho dos desenvolvedores.

Assim, uma pequena empresa pode investir na criação de bancos de dados para fazer análises Big Data sem investir rios de dinheiro. 

3. Ganhar escala para os fluxos de trabalho

Outra vantagem da IaaS é poder aumentar a disponibilidade e desempenho das soluções criadas à medida que o fluxo de trabalho aumenta.

Quando uma empresa cria um aplicativo, por exemplo, a capacidade de processamento pode ser ajustada à medida que o serviço ganha novos usuários. 

Dessa forma, garante-se uma solução eficiente e menos vulnerável a falhas, 

4. Mais estabilidade nos serviços

Toda a manutenção e atualização nos data centers é feita pelas empresas de IaaS que resolvem todos os problemas relacionados ao equipamentos.

Assim, as empresas contratantes oferecem serviços estáveis e alinhados com a sua proposta sem falhas ou interrupções. 

5. Melhora a segurança

Além de uma infraestrutura de funcionamento eficiente, as empresas de IaaS possuem protocolos de segurança avançados que protegem seus serviços de invasões, vírus e quedas de sistema.

Dessa forma, as informações de cada negócio ficam igualmente protegidas, evitando as vulnerabilidades da rede.

Exemplo de IaaS: Google Cloud Platform

Além de todos os benefícios que citamos acima, com a IaaS seu negócio ganha mais espaço para inovar e trazer soluções mais criativas no mercado.

Tudo isso com mais rapidez e a segurança de entregar uma solução realmente útil para o mercado.

Com o Google Cloud Platform, o sistema de IaaS do Google, sua empresa tem acesso a inúmeros produtos e a infraestrutura da empresa pioneira em tecnologia no mundo. 

A Safetec pode ajudar o seu negócio a fazer a transição para esse sistema na nuvem que é mais integrado, produtivo e vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua forma de trabalhar.

Saiba mais