Hospedagem Google: como funciona + vantagens do serviços
(81) 3126-4100 [email protected]

Para que um site ou aplicativo funcione e permaneça acessível, é preciso ter um servidor (host) onde toda estrutura será armazenada e se manterá ativa. E sabia que é possível utilizar a nuvem para essa função? Os serviços de hospedagem no Google Cloud são um exemplo desse tipo de solução.

Com o avanço da transformação digital nas empresas, novas ferramentas foram criadas e disponibilizadas para os usuários.

Anos atrás, nenhum programador imaginava poder usar um servidor do Google, uma empresa gigante do mercado, para fazer seus trabalhos.

Hoje, a própria empresa traz novas soluções para o mercado, abrindo sua infraestrutura e aproveitando sua credibilidade na área da tecnologia.

Então, se você busca uma solução segura e econômica de hospedagem para investir, precisa conhecer o Google Cloud Platform.

Neste artigo vamos explicar como funciona a hospedagem no Google, as soluções disponíveis e as vantagens desse serviço. Boa leitura!

Como funciona a hospedagem de sites no Google?

A hospedagem Google funciona de forma diferente dos servidores convencionais. O tipo de serviço oferecido é chamado de hospedagem gerenciada.

Na hora de criar um produto digital (site, aplicativo, software) que depende de um servidor, é importante conhecer os requisitos técnicos para esses tipos de solução.

Mesmo existindo vários tutoriais na internet que ensinam como instalar, configurar e gerenciar um servidor, essa tarefa é bastante complexa.

Isso porque depois da criação, é necessário fazer atualizações constantes no servidor para que o sistema criado funcione corretamente.

Além do tempo investido na estruturação técnica, existe o trabalho criativo de planejar e executar um produto digital amigável, atrativo e fácil de usar.

Utilizando a hospedagem do Google, o cliente tem acesso a um serviço que oferece uma estrutura de servidor pronta para ser utilizada.

Ou seja, o tipo de serviço de hospedagem é escolhido e o tempo de trabalho é investido na criação da solução da empresa, pois todo gerenciamento de servidor é de responsabilidade do Google.

Isso facilita muito o trabalho dos profissionais de criação de programas e softwares, pois automatiza uma parte bastante trabalhosa.

Outro detalhe sobre o funcionamento da hospedagem do Google é que o servidor é na nuvem, eliminando custos que uma solução física exige.

Tipos de solução de hospedagem na Google Cloud

Para escolher um dos serviços de hospedagem Google, é importante ter uma ideia clara do tipo de produto digital que será criado.

Abaixo, listamos as principais soluções de hospedagem:

1. Pré-configurados e click-to-deploy

Entre as soluções pré-configurados e click-to-deploy (opção rápida de implementação de servidor), existem duas opções no Compute Engine:

  • WordPress: serve para hospedar e criar sites simples e blogs com tráfego de baixo a médio;
  • Pilha LAMP: hospeda sites e aplicativos da web com conteúdos dinâmicos.

2. Sites estáticos

Outro serviço de hospedagem Google é o Firebase Hosting. Ele é utilizado para sites estáticos que não exigem alterações no código fonte e de conteúdo.

O conteúdo estático é implementado em uma CDN (Rede de Entrega de Conteúdo que acelera o carregamento) global utilizando apenas um comando. 

3. Sites dinâmicos

Para sites dinâmicos, a hospedagem no Google pode ser feita nos serviços Cloud Run e Compute Engine.

No Cloud Run, o programador desenvolve toda linguagem e framework e implementa em uma plataforma 100% gerenciada e com escalonamento automático.

Já no Compute Engine, é possível implementar pilhas de veiculação completas no Google Cloud Marketplace ou criar uma infraestrutura própria manualmente.

Como escolher um serviço de hospedagem em quatro etapas

vantagens-hospedagem-google

Todo produto digital —  site, app, software, etc. — precisa de um host, ou seja, um serviço como o de hospedagem do Google para se manter em funcionamento.

Para escolher o melhor serviço, é importante estar atento a quatro pontos:

1. Saiba as necessidades do seu produto

Na hora de escolher um dos serviços de hospedagem Google é importante saber quais são as necessidades do seu produto.

Alguns detalhes como capacidade de armazenamento, velocidade, ferramentas de criação e configuração devem estar disponíveis.

Então, saiba quais dos serviços oferecidos é o ideal para o seu negócio. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o seu programador para escolher o serviço ideal.

2. Analise as vantagens de obter serviços individuais em em pacote

Outro detalhe importante da escolha do servidor é se você vai adquirir o serviço de hospedagem junto com o serviço de criação de site ou se vai utilizar dois fornecedores diferentes.

A hospedagem é oferecida como um “brinde” por muitas empresas como Wix, Shopify e Squarespace.

Geralmente, é vantajoso investir em hospedagem separada quando está sendo criada uma estrutura personalizada ou utilizando um serviço como o do WordPress para a criação do site.

3. Faça uma lista de opções 

Sabendo quais são as necessidades e como você deseja configurar a hospedagem do seu site, faça uma lista com os fornecedores ideais.

Nesse momento, pense na necessidade presente e futura, antecipando uma margem para o crescimento do seu produto digital.

Leia também: 7 vantagens da escalabilidade na nuvem para os negócios.

4. Compare os recursos oferecidos

Por fim, faça uma comparação entre o que cada fornecedor, incluindo a hospedagem Google, oferece. Leve em consideração critérios como:

  • Preço, prazo mínimo de contrato e renovação;
  • Se o serviço atende a todas as necessidades técnicas básicas;
  • Recursos de gerenciamento (edição de conteúdo) e facilidade de uso;
  • Como funcionam os serviços de suporte;
  • Opções de personalização;
  • Facilidade de configuração;
  • Política de cancelamento.

Vantagens de hospedagem no Google

Agora que você conhece os serviços de hospedagem do Google, listamos as principais vantagens dessa solução:

  • Cada serviço tem um preço correspondente e o usuário só paga pelo que realmente usa;
  • Ter a segurança de usar um servidor Google;
  • Poder realizar a migração de máquinas virtuais (VMs) em tempo real;
  • Expandir a capacidade de armazenamento conforme necessário;
  • Realização de backups redundantes.

Comece a usar o Google Cloud na sua empresa

Seu negócio precisa de um servidor eficiente? Conheça as opções de hospedagem Google disponíveis no Google Cloud Platform

Para fazer a melhor escolha e estruturar suas soluções usando os serviços adequados, a Safetec pode assessorar a sua empresa.

Nossa equipe auxilia seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.

Saiba mais