Google Workspace vale a pena? Descubra 7 vantagens do sistema
(81) 3126-4100 [email protected]

O Google Workspace é o nome atual do antigo G Suite, um conjunto de ferramentas online configuradas especialmente para auxiliar o trabalho em empresas. Mas o Google Workspace vale a pena mesmo?

Em outubro de 2020, o Google anunciou a mudança de nome de G Suite para Google Workspace e junto também lançou a nova identidade visual da plataforma.

Junto com o anúncio, o Google informou que o Workspace tem mais de 2,6 bilhões de usuários ativos mensais — em março de 2020 eram 2 bilhões de usuários no então G Suite, um crescimento de 30%.

Com o slogan “o trabalho não é mais um lugar físico”, o Google Workspace serve para integrar as funções de equipes, facilitando o armazenamento e o compartilhamento de arquivos.

Com a chegada da pandemia da Covid-19, trabalhar de casa virou uma rotina para muitos profissionais. 

Dessa forma, o Google Workspace pode auxiliar na adaptação das empresas a essa nova realidade de trabalho.

Se o seu negócio precisa de uma solução como essa, confira os motivos pelos quais o Google Workspace vale a pena para o seu negócio.

7 vantagens do G Suite (Google Workspace) para negócios

Para entender se o Google Workspace vale a pena é importante saber quais vantagens ele pode agregar no ambiente de trabalho.

O objetivo do Google Workspace é unificar a experiência do usuário, evitando que as equipes precisem de várias ferramentas e guardar inúmeros logins para trabalhar no dia a dia.

Listamos abaixo algumas vantagens pelas quais o Google Workspace vale a pena. Confira!

1. É fácil fazer login

Provavelmente, você mesmo ou algum colega já esqueceu a senha de algum serviço que a empresa onde trabalha usa.

Um dos motivos pelos quais o Google Workspace vale a pena é que o usuário precisa apenas de um único login para acessar todas as ferramentas.

Por isso, é fácil fazer login e acessar o Gmail, Agenda, Drive, Docs, Chats, Formulários, entre outros aplicativos.

A partir do e-mail, os funcionários podem acessar todos os recursos online, por meio do navegador, sem precisar baixar nenhum programa.

No dia a dia, isso significa mais agilidade e produtividade para fazer o trabalho e interagir.

2. Personalizar o domínio do e-mail

Outra vantagem que mostra que o Google Workspace vale a pena é a possibilidade de personalizar o domínio do e-mail.

Um e-mail corporativo personalizado demonstra mais profissionalismo e ajuda os funcionários a separarem mensagens de trabalho das pessoais.

Então, se a sua empresa já tem um domínio comprado, ele pode ser usado para personalizar os e-mails. Ao invés de ter endereços @gmail, os e-mails serão @suaempresa.

Na interface do e-mail, os usuários têm acesso fácil a outros aplicativos como Drive, Chat, Meet, Agenda, entre outros. E não é necessário fazer login de novo.

A estrutura do Gmail também prioriza a segurança e bloqueia 99,9% dos ataques de spam, phishing e malware.

Leia também: Como funciona a segurança no Gmail?

3. Capacidade de armazenamento estendida a ilimitado no Drive

O app do Drive é o aplicativo de armazenamento na nuvem e também é uma das vantagens pelas quais o Google Workspace vale a pena.

De acordo com o plano contratado pela empresa, o armazenamento por usuário é superior ao plano gratuito.

A conta grátis oferece 15 GB de armazenamento no Drive e nos planos pagos o armazenamento começa em 30 GB.

Dessa forma, as empresas podem escolher a melhor forma de gerenciar o espaço na nuvem e até escolher a opção ilimitada para não se preocupar com espaço.

4. Colaboração em tempo real

Trabalhar em equipe de forma remota pode ser complicado se a empresa não possui as ferramentas certas para facilitar a interação.

Por isso, o Google Workspace vale a pena, pois é possível que várias pessoas acessem simultaneamente o mesmo arquivo, façam comentários e sugestões de alterações que ficam arquivadas no histórico de atualizações do documento.

Com isso, a equipe de um projeto pode criar e editar uma apresentação por meio de uma reunião virtual no Meet, conseguindo colaborar em tempo real.

5. Facilidade de gerenciamento de contas e dispositivos

Quando uma empresa faz a assinatura de um dos planos do Google Workspace existe uma conta que funciona como administrador, chamado de Admin Console.

É a partir dela que as outras contas são criadas e o administrador é o responsável por gerenciar todas as permissões do que pode ser executado nas contas.

Pelo Admin Console também é possível bloquear extensões não confiáveis, ativar a verificação em duas etapas para logar nas contas, incluir autorização de login com código de verificação em novos dispositivos, entre outras funções.

A vantagem é que as alterações podem ser feitas em massa para todas as contas da empresa ou em contas específicas quando for caso. 

6. Proteção de dados reforçada com o Google Vault

As atividades de uma empresa geram milhares de dados e preservar essas informações é importante para casos em que é preciso fazer alguma pesquisa.

O Google Vault é um aplicativo que armazena dados das contas, inclusive das que já foram desativadas pelo tempo necessário. 

A definição de por quanto tempo e quando as informações serão armazenadas podem ser definidas de acordo com a necessidade da empresa. 

Isso ajuda a evitar a perda de dados quando um funcionário sai da empresa e pode ajudar em casos jurídicos para comprovar alguma situação. 

Por isso, o Google Workspace vale a pena, pois sem um sistema digital, a perda de informação pode ser irreversível. 

7. Usar de vários tipos de dispositivos

Outra das vantagens pelas quais o Google Workspace vale a pena é que os colaboradores podem acessar seus e-mails e arquivos de vários dispositivos.

Como o sistema funciona online, ele pode ser usado de computadores, notebooks, smartphones e tablets. 

Assim, a equipe ganha mobilidade e agilidade para resolver problemas urgentes e garantir que as informações estejam sempre atualizadas.

Leia também o post: ‘Quanto custa o Google Workspace? Conheça os planos!’ e contrate a melhor opção para o seu negócio.

E aí, acha que o Google Workspace vale a pena?

As vantagens acima são essenciais para que sua empresa mantenha uma rotina produtiva. 

Por isso, o Google Workspace vale a pena se o objetivo do seu negócio é aumentar cada vez mais o desempenho e performance da equipe.

Quer implementar a plataforma no seu negócio com uma assessoria personalizada?

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

Saiba mais