Google Workspace ou Office 365? Veja o comparativo!
(81) 3126-4100 [email protected]

A digitalização das tarefas em uma empresa é essencial no contexto atual de negócios, movido pela produtividade e inovação. Na hora de escolher um sistema que vai atender essas necessidades, as opções se voltam para o Google Workspace e o Office 365.

Mas qual a melhor solução para as empresas?

O artigo ‘Cracking the Code of Sustained Collaboration’ da Harvard Business Review destaca que os principais problemas enfrentados pelas organizações atualmente para ter um ambiente de trabalho produtivo são:

  • dar feedback;
  • delegar tarefas;
  • ter abertura para resolver problemas.

Dessa forma, escolher entre Google Workspace ou Office 365 vai além de analisar o preço.

É importante conhecer os recursos que cada plataforma oferece e se eles atendem a necessidade e aos gargalos do negócio.

Para facilitar essa análise, neste post você vai encontrar um comparativo entre Google Workspace e Office 365 que vai detalhar o desempenho das duas plataformas em relação aos seguintes fatores de desempenho:

  1. colaboração;
  2. comunicação;
  3. mobilidade;
  4. acesso à informação;
  5. cultura.

Então, continue lendo e conheça melhor o potencial de cada plataforma para melhorar a capacidade de trabalho nas empresas.

Google Workspace e Office 365: comparativo desempenho

comparativo-workspace-office365

Para ajudá-lo a escolher entre Google Workspace e Office 365, usamos os dados do comparativo feito pela Quadrant Strategies das duas plataformas.

Para montar o relatório, a empresa entrevistou 750 funcionários de quatro países diferentes que trabalham em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Dessa forma, a análise das duas ferramentas passa por cinco categorias relacionadas ao trabalho das empresas:

– colaboração;

– comunicação;

– mobilidade;

– acesso à informação;

– cultura organizacional.

Vamos lá!

1. Colaboração

Um dos objetivos dos gestores ao trazer para empresas ferramentas como Google Workspace e Office 365 é melhorar a capacidade de colaboração entre as equipes.

Afinal, ninguém trabalha (e nunca trabalhou) bem sozinho. A diferença é que essas ferramentas conseguem facilitar esse processo.

Os recursos de ambas as plataformas permitem que os usuários colaborem de forma remota, sem precisar necessariamente de toda equipe de trabalho junta.

Nesse contexto, 50% dos usuários do Google Workspace concordaram que é mais fácil para as pessoas de suas equipes darem feedbacks em documentos usando a plataforma, contra 38% dos usuários do Office 365. 

Outros pontos em relação a colaboração nos quais o Google Workspace está a frente do Office 365 são:  

  • revisar e editar um mesmo documento (85% – 69%);
  • colaboração em tempo real (92% – 78%);
  • trabalhar com várias pessoas no mesmo arquivo (95% – 84%).

2. Comunicação

A comunicação é um valor muito forte e toda empresa deve trabalhar para fornecer aos seus colaboradores meios eficientes de trocar informações.

Um levantamento do portal VAGAS.com mostrou que a oferta de vagas pelas empresas para trabalho em home office permanente cresceu 309% no Brasil em 2020.

Para manter equipes remotas, as empresas precisam de um sistema de comunicação eficiente para garantir que as operações se mantenham coesas.

Então, além de conseguir enviar feedbacks e documentos rapidamente, as equipes precisam conseguir realizar suas reuniões através de ferramentas confiáveis e seguras.

A facilidade de comunicação leva a construção de equipes mais produtivas.

Na comparação entre Google Workspace e Office 365, o primeiro foi avaliado melhor em relação a capacidade de:

  • facilitar conversas (48% – 38%);
  • conseguir falar com um colega em qualquer momento (48% – 36%);
  • encontrar conversas antigas (43% – 29%).

3. Mobilidade

O crescimento do uso de aparelhos como smartphones e tablets permitiu que várias tarefas, incluindo as de trabalho, pudessem ser realizadas com mais facilidade.

Isso exigiu que os provedores de ferramentas de gestão como Google Workspace e Office 365 adaptassem suas soluções para versões mobile.

Assim, ter uma plataforma na empresa que valoriza a mobilidade e fornece recursos adaptados para isso impacta na experiência do usuário.

O estudo ‘Mobility, performance and engagement’ feito pela The Economist Intelligence Unit aponta que profissionais que usam tecnologia mobile são mais produtivos, criativos, satisfeitos e leais às empresas nas quais trabalham.

Poder trabalhar de qualquer lugar interfere também na satisfação dos funcionários com o trabalho. 

Na avaliação da Quadrant Strategies, o Google Workspace recebeu uma avaliação melhor em relação a mobilidade.

76% dos usuários do Workspace trabalham via mobile frequentemente e usam mais os dispositivos móveis para terminar as tarefas, comparado a 61% dos usuários do Office 365.

4. Acesso à informação

O acesso à informação precisa ser bem estruturado dentro de uma empresa para que não se formem silos organizacionais, ou seja, para que os departamentos não sejam incapazes de se comunicar e cooperar entre si.

O controle de acesso no armazenamento em nuvem é essencial para proteger as ideias e arquivos estratégicos do negócio.

Dessa forma, é possível criar uma hierarquia de acesso que realmente funciona, além de aproveitar os recursos para liberar facilmente uma pasta ou arquivo.

Então, se por um lado o sigilo é importante, por outro ele não pode ser um impeditivo para a produtividade da equipe.

45% dos usuários do Google Workspace consideram que os silos são problemas nas suas empresas, contra 58% dos usuários do Office 365.

Em contrapartida, 85% daqueles que usam o Google Workspace acreditam que conseguem transpor a barreira dos silos para manter a eficácia do trabalho, contra 74% do Office 365.

Entre os usuários entrevistados que passaram por migrações para o Google Workspace ou o Office 365, 78% afirmam que é mais fácil entrar informações no sistema do Google contra 66% dos usuários da plataforma da Microsoft.

5. Cultura organizacional

Uma cultura organizacional forte é um dos fatores principais para o sucesso de uma empresa. Isso representa uma equipe unida e alinhada com os mesmos valores.

A tecnologia entra como um elemento da cultura organizacional, permitindo uma melhor comunicação interna, trabalhar de maneira remota, criar conexões com parceiros de diferentes lugares, etc.

Nesse quesito, Google Workspace e Office 365 são bem avaliados, com o Workspace fica à frente na avaliação dos usuários.

60% dos usuários do Google Workspace concordam que suas equipes trabalham bem juntas, contra 49% dos usuários Office 365.

Quando se trata de permanecer na empresa em longo prazo, 59% das equipes Google Workspace concordam contra 51% do Office 365.

Leia também: Quanto custa o Google Workspace? Conheça os planos!

Pronto para escolher entre Google Workspace e Office 365?

Escolher um sistema de gestão digital é uma modernização essencial para as empresas atualmente.

Com a comparação de elementos-chave do Google Workspace e do Office 365, o Workspace mostra uma performance na prática muito melhor.

Esse investimento precisa ajudar a levar seu negócio além do mercado, por meio de inovações e de medidas de produtividade para sua equipe.

Já pensou em fazer essa transformação?

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema de gestão mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. Fale com nossos consultores!

Saiba mais