Google Cloud: vale a pena investir na plataforma?
(81) 3126-4100 [email protected]

Já ouviu falar das soluções na nuvem da plataforma, mas tem dúvidas se o Google Cloud vale a pena? Neste artigo, vamos te ajudar a esclarecer os principais pontos antes de contratar os serviços do Google.

O Google Cloud Platform é uma plataforma completa de infraestrutura na nuvem que permite criar diversas soluções e hospedá-las em um sistema seguro, ágil e fácil de administrar.

Com a transformação digital, as empresas passaram a utilizar a tecnologia para implementar mudanças operacionais e estratégicas para ganhar vantagem competitiva no mercado.

Além disso, os softwares, programas e aplicativos agilizam tarefas, além de analisar dados para gerar insights de melhorias para os negócios.

As empresas podem criar suas próprias soluções ou estruturar o armazenamento de informações dentro do Google Cloud para otimizar suas operações.

Para te ajudar a conhecer a plataforma reunimos os pontos principais para você analisar se Google Cloud vale a pena.

Principais recursos do Google Cloud

O primeiro ponto para avaliar se o Google Cloud vale a pena, é conhecer seus principais recursos

Na página oficial do Google Cloud Platform, você pode ver em detalhes todas as opções (são mais de 100). Aqui, reunimos os principais produtos em destaque para apresentar possibilidades de uso. 

  • Compute Engine: são máquinas virtuais executadas nos data centers do Google;
  • Cloud Storage: é a solução de armazenamento de objetos com estrutura segura, durável e escalonável;
  • Cloud SDK: oferece ferramentas de linha de comando e bibliotecas para o Google Cloud;
  • Cloud SQL: serviço de banco de dados relacional para MySQL, PostgreSQL e SQL Server;
  • Google Kubernetes Engine: é um ambiente gerenciado para executar apps em contêineres;
  • BigQuery: solução de armazenamento de dados para agilidade e insights comerciais;
  • Cloud CDN: rede de fornecimento de conteúdo para oferecer web e vídeo;
  • Dataflow: facilita a análise para processamento em lote e de stream;
  • Operações: pacote de monitoramento, geração de registros e desempenho de aplicativos;
  • Cloud Run: produto que cria um ambiente totalmente gerenciado para executar apps em contêineres;
  • Anthos: é a plataforma usada para modernizar os aplicativos atuais e criar novos.

As soluções são bastante abrangentes e atendem diversos perfis de negócios. Da Inteligência Artificial e Machine Learning, passando pela migração até as soluções de armazenamento, toda estrutura é protegida com camadas de segurança avançadas.

Saiba mais sobre os produtos no artigo: Como usar o Google Cloud Platform? Conheça as soluções para diferentes setores.

Qual é o diferencial do Google Cloud Platform?

precos-google-cloud

Se não faltam recursos para inovar e colocar o seu negócio entre as empresas que apostam no cloud computing, não podemos deixar de citar os diferenciais que reforçam que o Google Cloud vale a pena. Confira:

Padrão de segurança Google

Já imaginou ter o mesmo padrão de segurança que os serviços do Google como Gmail, Youtube e outros? Ao contratar o Google Cloud, todas as soluções criadas para o seu negócio recebem o mesmo modelo de segurança que protege de ataques virtuais, além de criptografar todos os dados. 

Pagamento por segundo

Outro diferencial que faz o Google Cloud valer a pena é o sistema de faturamento. As instâncias (como são chamados os servidores) do Compute Engine são cobradas literalmente por segundo. O objetivo é evitar que sua empresa pague por minutos que não foram utilizados. 

Big Data

O Big Data é um recurso de tecnologia que faz a análise de dados em massa, facilitando as avaliações e criações de estratégias de negócio. 

Com o Google Cloud, as empresas podem criar suas próprias soluções de Big Data para analisar os dados que já estão dentro da plataforma. Alguns exemplos de produtos são BigQuery, AI Platform, Google Data Studio, entre outros.

Rede mundial

O sistema de rede dos servidores do Google possui um formato altamente avançado definido por software. Além disso, o armazenamento em cache é feito próximo ao usuário para que ele obtenha respostas ágeis dos seus servidores na nuvem. 

Funcionamento sustentável

Para preservar o meio ambiente e minimizar os impactos de suas operações, os data centers do Google são mantidos com energia 100% renovável em todos os locais onde essas fontes estão disponíveis. 

Teste gratuito

Por fim, outro diferencial que ajuda a tirar a dúvida se o Google Cloud vale a pena é o teste gratuito oferecido pela plataforma. Clientes novos recebem US$ 300 de crédito para executar, testar e implantar cargas de trabalho em situações reais. Assim, conseguem avaliar melhor o desempenho dos serviços. 

Vale a pena usar o Google Cloud?

Com tantos recursos disponíveis e diferenciais relevantes, dá para afirmar que sim, o Google Cloud vale a pena. Resumindo, as principais vantagens que seu negócio pode obter são:

  • ter mais agilidade e eficiência no trabalho;
  • criar novos modelos de negócios;
  • otimizar o trabalho operacional;
  • ganhar mais produtividade nas equipes;
  • ter mais flexibilidade;
  • possuir aderência aos protocolos de LGPD.

Quanto custa o Google Cloud?

Com o bônus oferecido pelo teste gratuito, seu time financeiro pode fazer a análise de custos das soluções e prever o orçamento necessário.

Mas o Google ainda disponibiliza outras duas ferramentas para te ajudar a saber quanto custa o Google Cloud:

  1. Calculadora de preços: estima a cobrança mensal de acordo com o tipo de produto que você vai utilizar;
  2. Preço do produto: nesta página você tem uma visão geral com os detalhes de custos dos produtos, as opções gratuitas e ainda pode fazer pedidos de orçamentos. 

Implemente o Google Cloud no seu negócio

Concorda que o Google Cloud vale a pena? Então, que tal levar essa solução para o seu negócio e aproveitar todos os benefícios da tecnologia em nuvem. 

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.

Saiba mais