7 vantagens da escalabilidade na nuvem para negócios
(81) 3126-4100 [email protected]

A escalabilidade na nuvem é uma das principais vantagens do cloud computing (computação na nuvem). Essa característica permite que aplicativos e outros serviços consigam ampliar a capacidade de seus servidores para processar mais dados e permitir um aumento no desempenho.

O streaming de música Spotify é um exemplo de serviço que usa a escalabilidade com cloud para crescer. 

Com o aumento da popularidade do aplicativo e, consequentemente, do número usuários, foi necessário ter um servidor capaz de manter o streaming funcionando com a mesma agilidade.

Então, em 2016, a solução foi a migração dos servidores para o Google Cloud Platform, onde o Spotify hoje é case de sucesso e ainda consegue gerar mais insights de dados por meio da plataforma para promover inovações.

Escolhendo um bom provedor, é possível aproveitar vários benefícios além da escalabilidade na nuvem, o que por si só já significa bastante.

Quer saber quais são as outras vantagens da escalabilidade na nuvem? Continue a leitura e saiba como a tecnologia cloud pode ajudar o seu negócio.

Mas antes, o que é escalabilidade na nuvem?

A escalabilidade na nuvem é a capacidade de ampliar os recursos tecnológicos de um serviço para que ele corresponda a demanda de acesso.

Na abertura do artigo citamos o Spotify. Em fevereiro de 2021, o serviço de streaming divulgou que alcançou a marca de 158 milhões de assinantes. Contando os usuários gratuitos, o número sobe para 356 milhões de usuários ativos mensais.

Em junho de 2015, o serviço tinha 20 milhões de assinantes e um total de 75 milhões de usuários ativos mensais. 

Esse crescimento na demanda de acesso gera uma necessidade de upgrade nos servidores para permitir que o aplicativo continue funcionando com agilidade.

Diante desse cenário, a solução do Spotify foi a migração total dos servidores para o Google Cloud Platform para aproveitar a escalabilidade na nuvem.

Assim, à medida que o serviço escala, a empresa pode ajustar a capacidade do sistema para que ele mantenha um desempenho eficiente. 

Quais as vantagens da escalabilidade na nuvem?

vantagens-escalabilidade-nuvem

Para entender melhor todos os aspectos da escalabilidade na nuvem, reunimos as principais vantagens que os negócios podem aproveitar com a tecnologia cloud. Confira!

1. Otimização de custos com servidor

Uma das vantagens da escalabilidade na nuvem mais imediatas é a otimização de custos com servidor.

Comparado a criação, manutenção e gerenciamento que um data center físico próprio exige, os provedores de serviços na nuvem cobram apenas pelo que é utilizado pelas empresas.

Dessa forma, o custo pode ser previsto na fase de estruturação da arquitetura em nuvem do serviço dentro da plataforma. 

Conforme a demanda escala, os gastos também podem ser previstos e gerenciados para não pegar o setor financeiro de surpresa.

2. Autonomia para resolver problemas

Outra vantagem da escalabilidade na nuvem é conseguir fazer ajustes rapidamente no sistema interno ou no que a empresa oferece para os clientes.

Então, enquanto as configurações para manutenção de erros entram em ação, a equipe de TI pode resolver em paralelo o que o sistema não conseguiu corrigir automaticamente.

Até se for preciso ganhar elasticidade no sistema é possível resolver com certa agilidade, dependendo da complexidade, quando é uma estrutura baseada na nuvem.

Leia também >>> Como usar o Google Cloud: 7 tipos de soluções da plataforma

3. Mais produtividade para a equipe de TI

Agregada a vantagem #2, o aumento da produtividade da equipe de TI também está relacionado a escalabilidade na nuvem.

Conseguir resolver problemas rápido, assim como expandir o sistema sem precisar se preocupar com upgrade de equipamentos, poupa muito tempo.

Dessa forma, sua equipe pode se dedicar a novos projetos e melhorias inovadoras para atrair mais clientes e ainda manter a gestão interna do negócio organizada.

4. Manter uma operação mais sustentável 

Um ponto importante quando se trata de tecnologia é em relação a quantidade de recursos necessários para manter um data center.

Só a energia elétrica e a climatização do ambiente 24 horas geram um gasto mensal bastante grande.

Então, além de aproveitar a capacidade de escalabilidade na nuvem, usar um provedor cloud elimina esses custos, ajudando a manter uma operação sustentável financeiramente.

Leia também: Como fazer um planejamento financeiro de forma rápida e prática.    

5. Maior capacidade de armazenamento

As ações dos usuários dentro de um aplicativo, software, site, entre outras geram a necessidade de se armazenar dados para que, depois, seja possível extrair insights sobre o comportamento do usuário e prever tendências.

Com a escalabilidade na nuvem, é possível aumentar a capacidade de armazenamento do servidor para conseguir mantê-lo funcionando.

As próprias soluções internas de gestão também podem ser melhoradas para manter os arquivos salvos por quanto tempo for necessário. 

6. Aprimorar o desempenho dos serviços

Oferecer um serviço ágil para os usuários é estratégico, afinal, ninguém paga por uma solução, que por melhor que seja, não funciona bem na prática.

Muitas vezes com um ajuste no desempenho do servidor isso é resolvido e a escalabilidade na nuvem também agrega essa vantagem para as empresas.

Então, se a equipe acompanha o crescimento do serviço, pode prever quando será necessário fazer os ajustes e conseguir se antecipar.

7. Garantir a segurança dos dados armazenados

Por fim, outra vantagem da escalabilidade na nuvem é manter a segurança dos dados armazenados.

Além disso, a privacidade das informações também é um requisito básico e deve ficar claro para o usuário como as suas informações são utilizadas.

Um provedor de computação em nuvem tem todos esses protocolos estruturados para garantir a conformidade com a lei de cada país. 

Curtiu as vantagens da escalabilidade com cloud? 

Se o seu negócio precisa das vantagens descritas acima, é hora de começar a planejar uma migração para a nuvem.

A Safetec pode ajudar o seu negócio a fazer a transição para o Google Cloud Platform, um sistema na nuvem mais integrado, produtivo e que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

 

Fale com nossos consultores e modernize sua forma de trabalhar.

Saiba mais