Consultoria em nuvem: o que é, como funciona + 5 benefícios
(81) 3126-4100 [email protected]

Sabia que sozinho o mercado de serviços de infraestrutura na nuvem pública já gerou US$ 130 bilhões? Mas por que investe-se mais em nuvem pública? O investimento é menor? Essas e outras dúvidas você pode tirar investindo em uma consultoria em nuvem para sua empresa. 

O cloud computing é o recurso mais utilizado por empresas que estão passando pela transformação digital. Foi-se o tempo em que os investimentos financeiros iam para criação de data center físicas robustos para sustentar as operações corporativas.

Hoje, as vantagens da computação em nuvem já chamam a atenção de pequenas a grandes corporações pela acessibilidade dos produtos e pela flexibilidade de uso dos serviços.

Por isso, a consultoria de infraestrutura em nuvem é um serviço procurado no processo de transição para a tecnologia cloud e também para quem vai começar do zero.

Quer fazer uma implementação segura e bem estruturada? Continue a leitura e conheça todas as vantagens de contratar uma consultoria em nuvem para sua empresa. Boa leitura!

O que é consultoria em nuvem?

A consultoria em nuvem é um serviço que auxilia na implementação de uma infraestrutura de TI cloud-based por meio de análises, diagnósticos, planejamento e definição de metas para as ações que serão realizadas dentro de uma empresa.

Um dos motivos pelos quais a nuvem tem sido procurada é porque sua implementação elimina a necessidade de manter uma estrutura de data center físico que gera uma alta manutenção para as organizações.

Então, porque não usar um pedaço do data center de uma grande empresa como o Google, por exemplo? Hoje, isso é possível porque essas grandes corporações investem justamente no modelo de nuvem mais popular atualmente: a nuvem pública.

Conheça mais sobre cada um dos modelos no artigo: ‘Arquitetura de nuvem: conheça as 3 camadas e os 3 tipos’.

Como funciona a consultoria de infraestrutura em nuvem?

Com mais possibilidades de migração para a nuvem, as empresas de consultoria orientam cada passo da transição ou da implementação das tecnologias de cloud computing.

A razão para ter um parceiro externo auxiliando nesse processo é aproveitar a alta especialização que uma empresa da área tem para conseguir executar um projeto na nuvem mais rápido, mas com a devida segurança e configurações adequadas. 

Então, depois de contratar uma consultoria na nuvem, os profissionais vão trabalhar com a equipe interna, planejando e executando análises de diagnóstico para identificar o que o cliente precisa para implementar a solução na nuvem.

A consultoria também ajuda a planejar quais investimentos serão necessários para implementação, além de como será feita a manutenção/gerenciamento dos equipamentos e softwares instalados. 

Dessa forma, a empresa consegue escolher uma solução enxuta e aproveitar todas as vantagens de digitalizar processos, operações e análises.

Quais são os benefícios da consultoria em nuvem?

Alguns aspectos técnicos e operacionais da execução de um planejamento de infraestrutura de cloud computing são melhor executados com a ajuda de uma consultoria na nuvem.

Confira abaixo quais são as vantagens de contratar um parceiro para auxiliar sua empresa.

Melhor custo-benefício 

Comparado a montar uma equipe própria, a consultoria em nuvem é bem mais vantajosa. Isso porque seu negócio vai pagar apenas pelo serviço, de acordo com sua necessidade.

Já para montar uma equipe própria é preciso recrutar, selecionar, treinar, pagar todos os encargos trabalhistas, o que gera um custo bastante alto. Além disso, pode não existir a necessidade de manter um setor de TI.

Por isso, a consultoria é uma boa opção que além de oferecer uma equipe bem treinada e  bom preço, pode trabalhar por projeto, prestando suporte para monitoramento.

Leia também >>> Gerenciamento de TI: como fazer na minha empresa?

Ganho em competitividade no mercado

A equipe de uma consultoria na nuvem vai trazer informações valiosas que vão adaptar os processos da empresa ao que existe de mais moderno no mercado.

Isso garante o fôlego da equipe operacional que precisa de agilidade de acesso para execução de tarefas durante o dia.

As tomadas de decisão baseadas em dados, por exemplo, podem ser feitas com a inclusão de ferramentas de análises de dados baseadas na nuvem como softwares CRM e ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema de gestão integrado).

Ou seja, sua empresa pode ser mais rápida na hora de definir estratégias de negócio para se diferenciar da concorrência e se fortalecer no mercado.

Sistemas digitais sempre atualizados

Outro benefício de uma consultoria na nuvem é delegar para os parceiros tarefas como atualização de sistemas, rastreamento de falhas e correção de bugs.

Dessa forma, se você mantém uma equipe interna de TI, ela pode focar em outras atividades que envolvem a estratégia da empresa para melhorar os resultados e o crescimento. 

Isso também evita interrupções no sistema, mantendo a equipe ativa e concentrada na execução do trabalho.

Leia também >>> Segurança em cloud computing: 7 erros a evitar.

Alta segurança de arquivos e dados

As plataformas de serviço de cloud computing oferecem um alto padrão de segurança, e com a consultoria em nuvem, você garante a configuração correta de cada solução criada para manter suas informações corporativas em sigilo. 

Uma máquina virtual para armazenamento de arquivos, por exemplo, pode ter pastas protegidas por senha para que apenas pessoas autorizadas tenham acesso aos dados mais estratégicos.

Como as informações também são criptografadas, os dados também ficam protegidos tanto enquanto estão armazenados “em repouso”  quanto durante transferências (em trânsito). 

Gestão de backup estruturada

Era comum a perda de dados nos servidores físicos por danos no HD e no sistema, em geral. Até os pendrives podiam deixar os usuários na mão.

Com a tecnologia na nuvem é diferente. A equipe de consultoria ajuda sua empresa a configurar como será o processo de backup, criando redundâncias nos servidores para manter duas máquinas virtuais funcionando e garantir a continuidade em caso de problemas.

Mas além disso, a consultoria em nuvem ajuda a planejar outros dois aspectos importantes relacionados ao backup que incluem as seguintes estratégias:

  • Recovery Point Objective (RPO): define um ponto de tolerância em relação a quantidade de perda de dados por causa de um ataque ou hackeamento do sistema.
  • Recovery Time Objective (RTO): define o tempo máximo que leva para o sistema da empresa se recuperar e voltar a funcionar depois de uma interrupção ou pane.  

Com todos esses detalhes, a gestão de backup cobrirá todos os pontos para garantir que haja um plano de manutenção e recuperação dos dados. 

Invista em infraestrutura na nuvem para sua empresa

Agora que você já conhece os benefícios de uma consultoria na nuvem, pode começar a pesquisar bons parceiros para começar esse processo.

A Safetec ajuda negócios a fazerem a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Assista ao nosso Safetalk no vídeo abaixo e entenda mais sobre a relevância da aceleração da transformação digital nas empresas:

.

Fale com nossos consultores e comece hoje a modernizar sua estrutura de trabalho.

Saiba mais