Como usar o Google Cloud: 7 tipos de soluções da plataforma
(81) 3126-4100 [email protected]

O Google Cloud Platform é uma plataforma que reúne vários serviços de computação em nuvem que são usados para criar inúmeras soluções empresariais baseadas em Big Data, Inteligência Artificial, armazenamento em nuvem, entre outros. 

A cloud computing está substituindo os grandes data centers que as empresas precisavam manter para sustentar suas operações.

Agora, com a flexibilidade e a segurança que as empresas buscam para seus processos, migrar o trabalho para a nuvem tem sido a aposta mais certeira.

De acordo com um estudo do IBM em parceria com a consultoria IDC Brasil, que entrevistou 143 das grandes empresas brasileiras, 33% afirmaram usar nuvem de diferentes tipos e provedores, apostando na versão de nuvem híbrida

Por isso, escolhendo uma plataforma que oferece mais possibilidades, a adaptação pode evoluir de forma gradual para que a equipe se acostume a trabalhar com essas soluções.

Neste artigo, vamos explicar para que serve e como usar o Google Cloud Platform para criar diferentes tipos de aplicações.

Para que serve o Google Cloud?

Qualquer programa ou software precisa de um servidor para hospedar a estrutura de comandos que são programados pelos desenvolvedores para mantê-los em funcionamento. 

O Google Cloud Platform serve justamente para isso. No ambiente desenvolvido pelo Google podem ser criados e hospedados diversos tipos de soluções como:

  • Softwares como serviço (SaaS): na nuvem são hospedados todos os dados para um tipo de programa funcionar. Ex: software de Customer Relationship Management (CRM);
  • Infraestruturas como serviço (IaaS): envolve recursos de hardware com mais capacidade de processamento, armazenamento e serviços de rede. Ex: o próprio Google Cloud;
  • Plataformas como serviço (PaaS): as soluções são desenvolvidas baseando-se totalmente em ambientes na nuvem. Ex: App Engine.

Cada categoria tem um objetivo principal de uso e os produtos desenvolvidos podem funcionar aproveitando a infraestrutura que o Google Cloud oferece.

Dessa forma, é possível não só criar aplicativos, programas e softwares, mas também data centers e toda a estrutura na nuvem para organizar a gestão dos negócios.

Outra tarefa que o Google Cloud facilita é a análise de dados para tomada de decisão. Os produtos de Big Data têm a capacidade de executar análises rápidas, usando os recursos da inteligência artificial.

Leia também >>> Vantagens de computação em nuvem: colaboração e integração. 

Como usar o Google Cloud Platform: 7 soluções

para-que-serve-google-cloud

O Google Cloud Platform oferece inúmeras possibilidades de uso, o que permite que a plataforma atenda negócios de diferentes portes.

Tanto pequenas empresas quanto grandes corporações podem usar e aproveitar os benefícios da computação em nuvem.

Abaixo, citamos sete formas de usar o Google Cloud Platform:

1. Soluções para o varejo

As empresas podem usar o Google Cloud para criar ferramentas de colaboração entre a equipe e também para fazer a análise de toda cadeia de varejo tradicional ou digital.

As análises podem ser aplicadas para melhorar detalhes da operação como logística de frete, armazenar dados da gestão de clientes, otimizar a estrutura de atendimento omnichannel, etc.

2. Análise de dados de mídia

Outra forma de usar o Google Cloud é na criação de soluções que orientam a produção e distribuição de conteúdo digital.

A partir da análise de dados, as empresas podem melhorar o engajamento do público, conhecer melhor o perfil dos clientes, entre outras possibilidades.

3. Otimização de logística e fornecimento

Empresas com operações digitais de vendas de produtos e serviços do setor de e-commerce, podem usar o Google Cloud Platform para melhorar os processos de logística e fornecimento.

É possível usar a inteligência de dados para analisar se o processo de logística é sustentável, os feedbacks para melhorar a experiência do cliente, automatizar os processos comerciais, entre outros usos.

4. Melhorar serviços financeiros

Também dá para usar o Google Cloud para criar ferramentas na nuvem que fazem o gerenciamento de dados financeiros de um negócio.

O open banking é um exemplo de serviço da área de Finanças que funciona 100% na nuvem, alcançando mais clientes pelo funcionamento digital.

5. Recursos educacionais

A computação em nuvem é estratégica para o desenvolvimento das atividades escolares e dos alunos, que já estão familiarizados com o uso da tecnologia.

Escolas e universidades podem usar o Google Cloud para otimizar a gestão escolar, as atividades em sala de aula e o uso de equipamentos digitais para pesquisas de conteúdo.

6. Estruturação de processos industriais

As grandes empresas produtoras precisam funcionar de forma mais otimizada e estruturada para evitar desperdícios, aumentar a produção e a produtividade da equipe.

A nuvem híbrida é usada como forma de migrar processos para nuvem, analisando dados de produção como defeitos, atrasos, entre outras melhorias que ajudam a estruturar as atividades industriais.

Leia também: Arquitetura de nuvem: conheça as 3 camadas e os 3 tipos.

7. Estudar as formas de consumo

Entender os clientes e o seu comportamento é importante para conhecer os perfis de consumo do mercado e usar isso a favor do negócio.

O Google Cloud também pode ser usado para criar novas rotas de mercado, montar operações conectadas e rastreáveis, além de poder analisar os resultados com rapidez para fazer melhorias. 

Criando uma conta no Google Cloud

Começar a usar o Google Cloud traz inúmeros benefícios, que já começam na hora da criação da conta.

Os novos usuários ganham US$ 300 que podem ser usados em mais de 20 produtos de forma gratuita até os créditos acabarem.

Dessa forma, o pagamento pelo uso da infraestrutura em nuvem só é feito pelo que a empresa realmente utiliza. Então, fica mais fácil estimar quanto mais será necessário gastar para criar uma solução, além de controlar esse custo.

Tenha uma assessoria para usar o Google Cloud Platform

Modernize a estrutura do seu negócio e implemente o Google Cloud Platform contando com uma assessoria personalizada para suas necessidades.

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um dos nossos cases de sucesso com a migração para a nuvem:

.

Fale com nossos consultores e modernize sua forma de trabalhar.

Saiba mais