Como aumentar partição com Google Cloud [Passo a passo]
(81) 3126-4100 [email protected]

Na cloud computing, a parte técnica de configurações dos discos gera questionamentos frequentes como “não consigo estender volume, e agora?”. Para tirar essa dúvida, é importante entender como aumentar a partição com o Google Cloud

Esse é um detalhe bastante técnico que um usuário leigo terá dificuldade para executar. Se a sua empresa tiver uma equipe de Tecnologia da Informação (TI), essa necessidade pode ser identificada e gerenciada por eles.

Mas também é possível contratar um profissional de TI para fazer ajustes pontuais conforme sua infraestrutura em nuvem exigir.

Neste artigo, vamos explicar os passos gerais que envolvem o processo de como aumentar partição com Google Cloud.

Mesmo se você não for quem vai executar a tarefa, é importante entender os bastidores dos sistemas de nuvem.

Continue lendo e aprenda como redimensionar partição.

Trabalhando na nuvem: como aumentar a partição?

como-redimensionar-particao

Dentro de uma máquina virtual (virtual machines, as VM) do Google Cloud são criados e armazenados um ou mais servidores que uma empresa pode criar para atender suas necessidades.

Cada servidor tem um disco permanente com uma capacidade de armazenamento total definida no momento em que foi criado.

A partição é uma parte do disco que pode ser separada e que tem uma capacidade para operar, armazenar as informações e também para facilitar as pesquisas de dados.

Então, o primeiro passo de como aumentar a partição com Google Cloud é verificar se existe espaço livre no disco permanente para aumentar a partição.

Quando o usuário afirma “não consigo estender o volume”, talvez ele não tenha se atentado para esse detalhe inicial, mas fundamental sobre expandir a partição.

Caso não exista espaço livre, o próximo passo é fazer o redimensionamento do disco para, em seguida, conseguir redimensionar o sistema de arquivos e aumentar a partição com Google Cloud.

Abaixo, explicamos essas duas etapas passo a passo:

1. Redimensionamento de um disco permanente

O processo de como aumentar a partição acontece dentro de um produto do Google Cloud Platform chamado de Compute Engine. Esse serviço fornece acesso às máquinas virtuais (VM) que ficam em execução nos data centers do Google.

Quando o objetivo de uma empresa é usar máquinas virtuais para criar, hospedar e gerenciar soluções, é esse produto que é adquirido.

Dessa forma, para aumentar a partição com Google Cloud é feito o redimensionamento do disco permanente primeiro para obter mais espaço de armazenamento.

Um detalhe importante desse processo é que não é possível diminuir o tamanho do disco, apenas aumentar.

Independentemente de estar interligado a uma VM em execução, o redimensionamento do disco é possível. Assim, o trabalho não para mesmo durante a manutenção.

Para aumentar o tamanho do disco execute os seguintes passos:

  1. No painel do Google Cloud, acesse o menu Discos;
  2. Entre as opções de discos permanentes da sua VM, clique no nome do disco que você quer redimensionar;
  3. No menu suspenso que será aberto com os detalhes do disco, clique em Editar;
  4. No campo Tamanho, especifique o novo tamanho do disco. OBS: discos com tabelas particionadas MBR podem ser redimensionados apenas até 2 TB;
  5. Finalize clicando em Salvar para aplicar as mudanças ao disco.

O redimensionamento de discos não afeta as informações que são salvas nele. Porém, para garantir a segurança de dados, é recomendado fazer um backup (esse processo é chamado de Snapshot) antes de atualizar o sistema de arquivos e a partição. 

2. Redimensionando o sistema de arquivos e as partições

Depois de redimensionar a capacidade de armazenamento do disco permanente, é necessário atualizar o sistema de arquivos para, finalmente, conseguir aumentar a partição com o Google Cloud.

Aqui, é importante especificar as diferenças que podem existir entre os discos dentro de uma máquina virtual, pois isso interfere na atualização.

Nos discos de inicialização das VMs que utilizam imagens públicas (criadas por comunidades de código aberto e fornecedores terceiros e acessíveis ao Google Cloud), o redimensionamento da partição raiz e dos sistemas de arquivo é automático.

Importante: quando as imagens são personalizadas, por exemplo, o processo para aumentar a partição é manual.

Já nos discos não inicializáveis, depois de redimensionar o disco, essa ação é estendida ao sistema de arquivos para que o espaço extra possa ser utilizado.

O passo a passo manual para redimensionar o sistema e aumentar a partição com o Google Cloud usando o Windows é o seguinte: 

  1. No painel do Google Cloud, acesse o menu Instâncias de VM;
  2. Clique no botão RDP que fica na lateral da instância com o disco redimensionado. Essa ação abre uma conexão RDP com a instância;
  3. Com o lado direito do mouse, clique no botão Iniciar do Windows e selecione Gerenciamento de Disco para abrir a ferramenta Gerenciamento de disco;
  4. Clique no menu Ação na nova janela e em Atualizar para que o espaço extra do disco permanente zonal seja reconhecido.
  5. No disco redimensionado na etapa 1, clique novamente com o botão direito do mouse na partição formatada e selecione Estender Volume.passo-passo-volume-particao
  6. Siga as instruções do Assistente para Extensão de Volumes para aumentar a partição atual e incluir o espaço extra no disco. OBS: se a partição atual estiver formatada em NTFS, o tamanho máximo será limitado pelas configurações de tamanho do cluster.
  7. Verifique a coluna Status na lista de discos anexados para confirmar a atualização realizada. Caso o status esteja classificado como Healthy, o processo de como aumentar a partição foi concluído com sucesso.

Depois desses passos não é necessário reiniciar a instância. Logo que o processo é finalizado o espaço já está disponível e permitindo mais armazenamentos na partição.

Entendeu como redimensionar a partição?

Migrar para a nuvem facilita bastante a gestão das empresas e permite inovações que antes eram limitadas pela possibilidade de investimento.

Hoje, com o Google Cloud Platform, seu negócio pode não só criar máquinas virtuais no Compute Engine para gerenciar diversos tipos de solução, mas também ter acesso a diversos produtos de tecnologia avançados.

O melhor é que os gastos com a plataforma são totalmente gerenciáveis, pois só é cobrado aquilo que a empresa utiliza.

A Safetec pode ajudar o seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua forma de trabalhar.

Saiba mais