Armazenamento em nuvem: como funciona + 8 vantagens
(81) 3126-4100 [email protected]

Quer conhecer o armazenamento em nuvem e como funciona? Na verdade, não há nada de complicado em seu funcionamento. Tudo é muito simples, fácil e prático. 

Se você sabe como salvar, editar e acessar um arquivo em seu computador, também saberá como fazer as mesmas coisas em arquivos guardados na nuvem.

A vantagem é que eles não ocupam o espaço de sua máquina e podem ser acessados de qualquer dispositivo, além de permitir o compartilhamento fácil com outras pessoas, entre diversas outras funcionalidades.

O armazenamento em cloud funciona tanto para o trabalho quanto para sua vida pessoal. Sabe aqueles milhões de fotos que você tira e que estão acumulando cada vez mais todos os dias no celular?

Às vezes, você até faz o download de algumas fotos do celular ou esvazia o cartão de memória com os arquivos. Mas eles ocupam um espaço enorme no seu PC, não é mesmo?

Que tal enviar tudo isso para a nuvem, organizar em álbuns, com datas e comentários, e poder ver suas recordações sempre que quiser e de onde estiver?

A mesma dinâmica de organização se aplica para arquivos do seu trabalho como planilhas, documentos de texto, arquivos de apresentação de slides e muitos outros.

Sem falar em aplicativos e programas que podem ser acessados pela nuvem e você usa tranquilamente em seus dispositivos. 

Toda vez que você usa o Waze no trânsito ou acessa o LinkedIn, por exemplo, você está usando um aplicativo armazenado na nuvem. 

Continue a leitura e entenda tudo sobre armazenamento em nuvem, como funciona e as principais vantagens. 

O que é armazenamento de dados na nuvem?

O armazenamento em nuvem é um tipo de serviço de cloud computing utilizado para guardar arquivos em servidores remotos comercializados pelas empresas provedoras, o que permite gerenciar, escalar e compartilhar arquivos com rapidez e segurança.

O armazenamento em cloud é um dos temas mais comentados no mundo todo e que muitos profissionais já abordam como estratégia competitiva.

Um servidor de arquivos na nuvem agrada a “gregos e troianos”, atendendo as necessidades dos pequenos negócios e grandes corporações com sua capacidade de escalabilidade, disponibilidade e confiabilidade.

É provável que até o final da década, ela se torne um paradigma computacional. Então, não falaremos mais o termo cloud computing ou armazenamento cloud, mas apenas computing, tornando-se um modelo natural de pensar em computação. 

Para que você entenda melhor todos os benefícios que o armazenamento na nuvem pode trazer para sua empresa, apresentamos diversas de suas vantagens detalhadamente neste artigo. Continue a leitura!

ebook-computacao-na-nuvem

Como funciona o armazenamento em nuvem?

A maneira como o armazenamento em nuvem funciona é muito simples. Empresas especializadas e altamente tecnológicas como Google e Microsoft mantém enormes servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma como os armazenamos nos computadores, só que a quilômetros de distância de onde você está.

E como acessamos esses seus arquivos agora tão longe? Hora, por meio da internet.

Basta digitar o login e senha de segurança para se conectar a conta (igual quando você entra no Facebook ou em outra rede social) do seu serviço de armazenamento na nuvem para ter acesso aos arquivos que estão nessas máquinas distantes muito rapidamente.

E pode ficar tranquilo. Para garantir a segurança dos arquivos, a maioria das empresas que oferecem esses serviços guarda todos os dados em duplicidade, isto é: os arquivos são salvos mais de uma vez e, muitas vezes, em servidores diferentes. 

Assim, se um deles não estiver funcionando, ele automaticamente encontra o arquivo para você no outro servidor, sem que você nem note isso.

Outro truque dessas empresas é “quebrar” os arquivos em pedaços menores e guardar uma parte em cada lugar, evitando que alguém não autorizado consiga acessá-los indevidamente. Além de tudo isso, os dados podem ser criptografados.

As vantagens do armazenamento em nuvem são inúmeras para o dia a dia. Veja abaixo as principais vantagens. 

Leia também: Como definir o provedor cloud para a empresa?

8 vantagens do armazenamento em cloud

Muitas empresas ainda usam premissas errôneas que freiam a adoção do armazenamento em nuvem como a incerteza quanto à sua segurança. 

Mas você se lembra dos primeiros passos do comércio eletrônico? Naquela época, todos desconfiavam em usar um cartão de crédito pela internet. E ver um extrato bancário pelo internet banking? Nem sonhávamos com essa possibilidade. 

Hoje, todos esses receios foram vencidos, e utilizamos esses serviços de computação em nuvem naturalmente. 

A seguir, conheça oito vantagens do armazenamento em nuvem, incluindo sua segurança, que certamente acabará com o seu receio de consolidar esse modelo.

1. Mobilidade de acesso

Vai viajar para outro país e quer levar seus documentos com você? Isso não é problema. Fazendo o armazenamento em nuvem, você pode acessá-los de qualquer lugar que possua conexão à internet. 

A nuvem disponibiliza o acesso universal à computação de alta potência com recursos de armazenamento em servidores de arquivos para qualquer usuário com um dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet. 

Sem o armazenamento cloud, você teria que utilizar HDs externos para guardar dados importantes da empresa, correndo o risco de perdê-los por roubo ou danos no aparelho.

Leia também >>> Arquitetura de nuvem: conheça as 3 camadas e os 3 tipos.

2. Alta colaboração

Para muitos funcionários de empresas, o trabalho colaborativo é um dos melhores benefícios que a nuvem pode oferecer. 

Por meio do Google Drive, vários usuários podem ter acesso aos documentos de um projeto simultaneamente. Quando são feitas edições, as modificações aparecem automaticamente na tela dos outros usuários que estão visualizando o documento. 

Voltando à sua viagem, como você faria para se comunicar com sua equipe dentro da empresa? Você teria que manter contato apenas por telefone, e-mail e redes sociais, não podendo acompanhar o andamento das atividades. 

Com o armazenamento em nuvem é possível melhorar muito a colaboração e a comunicação interna na empresa, realizar reuniões e conferências online através do Google Meet, mesmo que você esteja no outro lado do mundo.

3. Escalabilidade

Preocupado com o espaço para armazenamento em cloud? Com o crescimento da demanda na sua empresa, será necessário fazer um grande investimento de capital em máquinas físicas. 

Mas com o novo modelo de cloud computing, você pode executar tarefas que necessitam de computação de alto desempenho utilizando milhares de servidores na nuvem. 

Em outras palavras, você executará tarefas muito maiores na nuvem do que em um servidor físico, e sem gastar muito por isso. 

A capacidade de armazenamento de arquivos em nuvem é ilimitada, e basta alocar mais um disco para aumentar a escalabilidade do seu espaço em disco.

4. Baixo custo

Armazenamento em nuvem também é sinônimo de economia, pois reduz custos de aquisição, entrega e manutenção do poder computacional. 

Ao invés de investir em uma infraestrutura complexa e de alto custo, você pode comprar apenas os serviços de computação necessários para o seu negócio. 

É possível contratar servidores apenas para suprirem um pico de utilização e, posteriormente, dispensá-los quando não forem mais necessários. 

Anos atrás, comprar um servidor de última geração certamente estaria fora de cogitação para um negócio com poucos colaboradores. Hoje, seus dados podem estar rodando no mesmo servidor que os de uma multinacional.

Precisa de ajuda para entender sua demanda? Leia também o artigo: Cloud advisor em serviços de cloud computing: como funciona? 

5. Segurança total

Diferentemente da computação tradicional, onde uma simples falha no disco rígido pode excluir todos os dados de um negócio, um computador ou dispositivo móvel com problemas na infraestrutura em nuvem não afeta o armazenamento de informações. 

O que aconteceria caso seu computador fosse roubado ou travasse durante seu trabalho? Todos os dados seriam perdidos, resultando em uma grande “dor de cabeça”. 

Na nuvem, mesmo que esses problemas ocorram, seus documentos permanecerão intactos e em segurança.

6. Super maximização de recursos

Se o seu departamento de TI estiver sobrecarregado, o armazenamento em nuvem pode aliviar a carga de trabalho intensa. 

Com isso, a equipe fica livre para trabalhar em tarefas relacionadas aos negócios e se livra de pesadelos como falhas de rede. 

Caso você adote servidores físicos em sua empresa, com certeza terá custos maiores com manutenção, treinamento de funcionários e atualizações de softwares. Com um servidor de arquivos na nuvem, tudo isso é reduzido.

Veja também: Como coordenar uma equipe de trabalho de TI com a nuvem.

7. Não precisa de instalação

Muitos programas que são acessados pela nuvem vão beneficiar sua empresa como editores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de gestão e CRM e muitos outros. 

Por serem serviços baseados no armazenamento em nuvem, você não precisa instalar e nem atualizar nenhum programa.

8. Sem custos de manutenção e de compra de equipamentos

Se você não precisa mais de um servidor enorme para armazenar arquivos, os custos de compra e manutenção vão diminuir drasticamente.

Agora que você sabe mais sobre o armazenamento em nuvem e como funciona, que tal passar a usá-lo em sua empresa e no seu dia a dia.

A Safetec usa o melhor da computação em nuvem para auxiliar empresas e organizações. Confira o Case da Ampla em que nosso cliente conseguiu integrar seus dados, proporcionando mais mobilidade e segurança nas informações.

Gostou dos benefícios gerados pela computação em nuvem? 

A Safetec ajuda seu negócio a fazer a transição para um sistema na nuvem mais integrado e produtivo que vai transformar a maneira da sua equipe trabalhar. 

Fale com nossos consultores e modernize sua estrutura de trabalho.

Saiba mais