Humor inteligente como ferramenta de trabalho no ensino remoto | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

O ensino remoto trouxe consigo algumas dificuldades para manter o foco e engajamento dos alunos durante as aulas. Antes, as salas de aula estavam sempre cheias de estudantes, todos querendo falar ao mesmo tempo, responder às perguntas que eram feitas, participar ativamente da aula. Agora, é difícil manter os alunos focados, com a câmera ligada e interagindo com as aulas. Esses foram pontos levantados na conversa entre Google Trainers, que são educadores que ajudam outras pessoas a transformar as salas de aula com o uso da tecnologia, a certificação “Trainer” os torna aptos para serem multiplicadores do Google for Education. Saulo Bernardo, do time Edu da Safetec e Google Trainer, com Mr. Peter, também Google Trainer, em nosso Safetalk, programa com o objetivo de promover um debate sobre nuvem, transformação digital, Google e sobre a Safetec. Como abordar esse novo modelo de ensino usando o humor de forma inteligente para engajar os alunos? Mr. Peter abordou sobre os impactos da pandemia e citou exemplos de como o bom uso de ferramentas tecnológicas, como o Google Workspace, podem auxiliar na rotina remota.

O aluno, independente do seu grau de ensino, passa boa parte do tempo na frente de telas, e esse é um dos fatores que fazem com que ele possa perder o interesse por aquilo que está sendo transmitido nas aulas remotas. É preciso criar estratégias para estimular esse modelo de educação, e esse pode ser um processo de contribuição de ambas as partes, o aluno também pode participar com feedbacks e dicas do que pode auxiliar na sua aprendizagem.

O convidado do nosso Safetalk, Mr. Peter, deu algumas dicas como fazer o uso das redes sociais com postagens e utilizar as ferramentas interativas dos stories para se relacionar com os alunos, criar mistério para as aulas e o que será abordado nelas, adicionar desafio e jogos para trabalhar os assuntos de forma lúdica e fazer com que seja possível se divertir enquanto aprende. Além das dicas, também foram discutidas algumas estratégias como tentar relacionar os assuntos abordados em aula com situações do cotidiano, trazer relação com temáticas que os estudantes se interessam, para assim despertar o interesse deles.

É muito importante a troca de experiências entre educadores, dividir formas de abordagem e dicas pode auxiliar no processo e enriquecer as aulas para outros alunos. Mr. Peter contou como essa troca pode ser importante tanto para os professores quanto para os alunos:

“Eu gosto muito de me conectar com professores porque eu sempre tenho essa visão. Cada vez que eu conseguir colocar uma semente, iluminar um pouquinho a vida de um professor, esse professor vai multiplicar essa semente, ele vai iluminar a vida de, no mínimo, 100 alunos.”

Assista nosso Safetalk completo aqui: 

Sobre a Safetec – A pernambucana Safetec, integrante do Porto Digital, e única parceira premier Google Cloud no Norte e Nordeste e especialista certificada em Transformação de Trabalho nível Enterprise e Educação, têm apenas um propósito: construir experiências incríveis utilizando soluções de colaboração e tecnologia em nuvem. Tanto na área corporativa quanto educacional, uma de suas principais missões é gerar Retorno de Valor para empresas e instituições de ensino, utilizando soluções simples, inovadoras e eficazes que impactem positivamente o ambiente de trabalho e levem a aprendizagem para além da sala de aula. Está presente no Recife, São Paulo, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte.

Saiba mais