TJAM adota salas virtuais via Meet para seguir com processos | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]
Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub.

Com o avanço do coronavirus no Amazonas, os processos que estão sob análise da Presidência da Corte Estadual de Justiça passaram a contar com uma solução que vai ajudar a agilizar os trâmites jurídicos, mas de forma segura.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Jorge Chalub, determinou a criação de “salas virtuais” via Meet, ferramenta do Google Workspace, que vão promover o atendimento dos advogados e das partes dos processos. 

“Apesar de estarmos vivendo momentos difíceis por conta dessa pandemia, nós continuamos desenvolvendo as nossas atividades, visando ao atendimento do jurisdicionado. E queremos usar os recursos tecnológicos disponíveis para facilitar esse contato com aquele que busca a Justiça”, comentou o presidente do TJAM, desembargador Domingos Chalub. 

As salas já estão funcionando e podem ser acessadas no horário do expediente da Corte, nos dias úteis, das 8h às 14h. Elas permitem que as conversas sejam transmitidas com áudio e vídeo. Os links poderão ser acessados por telefone também, porém, neste caso, é necessário que o usuário tenha o aplicativo do Google Meet no aparelho; ou via computador.

Na semana passada, o presidente do TJAM determinou em portaria a suspensão da atividade presencial no órgão, até o dia 31 de janeiro deste ano, em função do aumento do número de casos e de mortes por covid-19 no Amazonas (Portaria n.º 002/2021).

Em virtude da suspensão, ficou estabelecido o regime de Plantão Extraordinário, previsto na Resolução n.º 313, de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com horário idêntico ao do expediente forense regular (das 8h às 14h), havendo suspensão do trabalho presencial de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores nas unidades judiciárias, que manterão suas atividades em sistema de trabalho remoto.

Meet

Com o Meet, é possível criar reuniões e compartilhar links, sem se preocupar se todas as pessoas que vão participar têm a conta ou os plug-ins certos. Com uma interface rápida e leve e o gerenciamento inteligente de participantes, é bem fácil fazer videochamadas com vários participantes.

Com uma infraestrutura global sólida, o Google conta com uma equipe de profissionais dedicada a manter a plataforma segura, oferecendo um ambiente altamente privado, confiável e em compliance.

Algumas informações vieram do site do TJAM.

Foto: Chico Batata / Arquivo TJAM

Saiba mais