Tecnologia na saúde: como as clínicas podem se modernizar ainda mais | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

Novas ferramentas e aplicativos surgem a todo instante para aprimorar e auxiliar diversos processos. Quando olhamos para trás, inovações que para pessoas desta época são comum, antigamente nem eram cogitadas, como por exemplo, as chamadas de vídeo. 

Todos os segmentos estão em constante evolução e a saúde não fica para trás. Procedimentos como cirurgias feitas por meio de braços robóticos, o uso de impressões 3D e muitas outras inovações fazem parte do dia a dia da medicina. 

O que antes era possível de ser solucionado só através de uma cirurgia com corte, hoje é possível resolver apenas com um procedimento à laser. 

Neste artigo, vamos te dar dicas de como modernizar a sua clínica. Continue a leitura e confira! 

Qual a importância de se modernizar? 

Estamos em constante transformação, isso é um fato. E não se atualizar junto aos demais pode ser um grande risco a ser tomado. 

Isso porque ficar preso a metodologias antigas te impede de avançar e o seu trabalho pode se tornar ultrapassado. Infelizmente, você pode vir a ter uma perda de tempo e até mesmo uma baixa em sua agenda. 

Afinal, imagine que você é um dentista e possui um consultório odontológico. Um paciente pesquisa por “dentista convênio”, encontra a sua clínica no Google e opta por fazer um orçamento de implante dentário.

Mas, ao chegar no local, depara-se com sugestões de procedimentos antigos e invasivos. Certamente, caso ele encontre uma outra clínica que faz uso de cirurgias guiadas, você terá perdido um contrato.

É essencial que você se adeque às novas tendências para conseguir usufruir das diversas vantagens de ter uma clínica moderna e tecnológica. Confira a seguir alguns dos muitos motivos para investir na tecnologia. Veja só: 

  • Maior assertividade nos processos;
  • Atração de novos pacientes;
  • Segurança no armazenamento de dados;
  • Agilidade nos procedimentos;
  • Alta relevância no mercado.

Vamos para alguns exemplos?

Existem centenas de tecnologias que podem ser utilizadas na área da saúde. Porém, como cada especialidade possui uma demanda diferente, hoje vamos falar sobre ferramentas e softwares que pode ser utilizado em toda clínica ou consultório. 

Confira a seguir: 

  • Armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem chegou para revolucionar a forma em que os prontuários são guardados. 

Antigamente, procurar a ficha de um paciente poderia ser uma tarefa desgastante e demorada. Afinal, sabemos como é difícil encontrar informações em meio a tantos papéis e pastas.

Mas, felizmente, a tecnologia avançou e hoje é possível acessar qualquer informação através de um clique. 

Além de poupar espaço físico, você não precisa manter tudo em um computador ou pendrive. O armazenamento em nuvem, como no Google Drive, permite que você acesse a informação de qualquer local e a qualquer hora. 

Graças a essa tecnologia, agilidade e segurança andam juntas. Afinal, com este tipo de armazenamento as suas informações não correrão o risco de se perder e nem serem rasgadas.

  • Gestão digital

Garantir o funcionamento de uma empresa não é nada fácil, ainda mais quando se trata de uma clínica médica. 

A automação dessas burocracias é uma ótima maneira de facilitar a gestão de consultórios e atualmente, já é possível fazer uso por meio de softwares. 

Esta ferramenta é capaz de armazenar os dados e gerir toda a empresa de forma rápida e eficaz! 

Você pode acompanhar a agenda, o fluxo de caixa, os contratos e todo o estoque. Tudo de forma digital. 

Dessa forma, tarefas como revisões de contrato irão levar menos tempo do que se fossem realizados manualmente. 

Por exemplo, imagine se um paciente de odontologia entra em contato referente à cobertura de um convênio dental, o colaborador responsável por esta área poderá checar mais rapidamente. 

  • Google Workspace (antigo G Suíte)

O Google Workspace  é um conjunto de ferramentas colaborativas desenvolvido pelo Google para auxiliar as organizações. 

Seu principal objetivo é a otimização dos trabalhos por meio da tecnologia. Dados apontam que é possível ter um aumento de até 57% da produtividade ao utilizar essa ferramenta. 

Ao utilizá-la, é possível criar uma forte conexão entre toda a equipe e, também, possibilita que o acesso seja feito a qualquer instante, basta ter um computador conectado à internet e um login. 

Através do Google Workspace é possível monitorar todas as movimentações da clínica e ter um controle da empresa como um todo. 

  • Impressão 3D

A impressora 3D está sendo cada vez mais usada em diversas profissões, inclusive na saúde. É possível criar protótipos e peças estéticas com uma alta taxa de assertividade. 

Esta tecnologia é tão bem aceita que já existem registros de transplantes realizados com peças tridimensionais. O investimento está sendo tão alto que este tipo de procedimento está sendo incluso até mesmo em coberturas de convênios hospitalares e convênio odontológico empresarial

  • Cirurgias guiadas

Esta forma de operação está se tornando a queridinha dos médicos e também dos pacientes.

Por ser um procedimento com rápida recuperação e menos invasiva, a cirurgia guiada está sendo cada vez mais utilizada. 

Na prática, o profissional utiliza um molde produzido em uma impressora 3D para servir como uma espécie de delimitação e o usa para saber onde deve fazer a incisão. 

Primeiramente o planejamento do procedimento é realizado através de um software de computação, no qual são determinados os locais de corte e depois de todo o planejamento, o guia em 3D é produzido. 

Considerações finais

Neste artigo você aprendeu como modernizar a sua clínica de forma assertiva e tornar-se apto para liderar o seu segmento. 

Porém, vale lembrar que a cada instante, há algo novo a se aprender. Busque sempre se atualizar para que você sempre esteja alinhado(a) com o mercado! 

Texto por Mayara Santos, redatora na Ideal Odonto, uma empresa de plano odontológico

Saiba mais