O que é o Google Docs? Economia e colaboração em sua empresa
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Sabe o que é contar com um editor de texto super prático e intuitivo de utilizar, gratuito, sem ter que comprar licenças ou instalar em sua máquina, disponível em qualquer computador ou dispositivo móvel que você acessar, onde quer que esteja e com atualizações automáticas? Se você sabe o que é isso, é porque sabe o que é o Google Docs!

O Google Docs é o editor de texto na nuvem do Google, totalmente gratuito para quem instalar o Google Crome em seu computador. Quer saber mais sobre o que é o Google Docs? Então confira esta postagem!

Veja também: Google Docs: Tenha uma galeria de modelos de documentos!

O que é o Google Docs:

Como dissemos, o Google Docs é um editor de texto. Mas um editor de texto “onipresente”, que sempre estará ao seu lado, basta ter um dispositivo móvel e conectar-se à sua conta para poder usar todas as suas funcionalidades, que vão muito além de editar textos, é claro!

Compartilhamento e edições simultâneas

Sabe o que é o Google Docs para alguém que tem a necessidade de compartilhar um documento enquanto é criado? Imagine ter que escrever um contrato de serviços, por exemplo, e poder dividir as tarefas assim:

  • o time da área técnica descreverá o escopo;
  • a equipe comercial tratará de detalhes sobre prazo de entrega, funcionalidades extras, descontos, ofertas especiais etc.;
  • a área jurídica tratará da parte legal;
  • o pessoal do financeiro irá estudar a viabilidade econômica do contrato.

Imagine agora todas essas equipes trabalhando juntas no mesmo documento, compartilhado por todos ao mesmo tempo, podendo acrescentar balões de diálogo, fazer perguntas online, usar “hangouts” (até com vídeo conferência, se quiser) e resolver tudo o mais rápido possível, com a anuência e consenso de todos os envolvidos

Veja mais: Hangouts: Como participar de um Hangout sem logar em uma conta Google

Nada daquela bagunça de cada área escrever sua parte e passar para a outra por e-mail, receber de volta, fazer correões, devolver novamente, repassar para uma terceira área e, de repente, perder a última versão nessas indas e vindas de e-mails e começar tudo de novo… Nada disso!

Se você sabe o que é compartilhar um documento com dezenas de pessoas ao mesmo tempo, editar online e chegar à versão final sem enviar um único e-mail, você sabe o que é o Google Docs!

Confira: Google Docs: Compartilhe arquivos e estabeleça as permissões adequadas para cada colaborador

Histórico e revisões ilimitadas

Depois de terem definido o documento final, a equipe descobre que é preciso dar uma olhada em uma aversão anterior, que ficou lá para trás, perdida para sempre… Não! Com Google Docs vocês poderá resgatar automaticamente o backup das versões anteriores, listadas por data e horário, com muita facilidade. Isso acontece sem que você tenha que ficar salvando a cada minuto, porque o próprio Google Docs já faz isso para você.

Confira também: OneDrive for Business: Controlando o histórico de versões dos arquivos

Alta capacidade de armazenamento e segurança

Seus arquivos estarão disponíveis onde você precisar deles, bastando se conectar à internet, e com grande capacidade de armazenamento, sem falar na segurança de servidores com rotinas de processos altamente profissionais administrados pelo Google.

Compatibilidade com a maioria dos arquivos

Exporte seus arquivos em Microsoft Word, PDF, Docx, Txt, Html e muitos outros com bastante facilidade e sem complicações.

DICA: Como acessar o Google Docs em modo Offline.

Defina níveis de edição para cada colaborador

Além de poder compartilhar os textos em tempo real, aumentando a colaboração e a produtividade, você poderá definir níveis de edição conforme a participação de cada colaborador no projeto.

Saiba mais: Como criar um sistema CRM utilizando Google Docs?

Agora, imagine todas essas vantagens descritas acima disponíveis também para outros tipos de programas, como planilhas eletrônicas e editores de apresentações de slides. Você pode acrescentar aos seus programas do Google Docs, também de forma gratuita pelo navegador Google Crome, os programas Google Sheets (ou Google Planilhas) e Google Slides, para apresentações.

E da mesma forma que o Google Docs você poderá compartilhar, editar em conjunto, ver versões anteriores, conversar por meio de comentários e “hangouts”, além de ter tudo armazenado na nuvem e à sua disposição onde você estiver.

Agora que você já sabe o que é o Google Docs, dê uma olhada neste case em que o Google Apps For Work fez toda diferença no Grupo Julietto, referência em fast-food no Estado de Pernambuco que precisava melhorar a comunicação corporativa, criação e compartilhamento de informações.

Acesse mais informações: CASE JULIETTO.

CTA-como-alinhar-a-equipe-para-elevar-os-resultados

Saiba mais