As mais eficientes ferramentas de produtividade na nuvem
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Planejar, executar, medir e melhorar.

A administração de negócios, muitas vezes, é resumida nessas 4 atividades. E quem busca ferramentas de produtividade, deve escolher aquelas que ajudem sua empresa a obter os melhores resultados em um ou mais desses pilares da gestão.

Nesta postagem, vamos apresentar algumas ferramentas de produtividade baseadas na nuvem e que têm trazido excelentes resultados para quem as usa em seu dia a dia.

CTA-Salesforce-como-um-crm-movel-faz-voce-ser-mais-bem-sucedido

Saiba mais: Entenda como a nuvem está revolucionando a comunicação nas empresas modernas

4 ferramentas de produtividade disponibilizadas na nuvem

A computação em nuvem traz diversos benefícios para uma empresa, ao permitir o uso deste tipo de ferramenta de produtividade de forma remota e acessível de qualquer dispositivo móvel.

Vamos apresentar 4 tipos de ferramentas de produtividade baseadas na nuvem para que você veja como podem auxiliar seu negócio e até comparar com as que já usa.

Uma pesquisa divulgada pelo Blog Tecmundo, mostrou que 95% das empresas tem aplicações críticas baseadas na nuvem e 59% dos entrevistados afirmar que estava obtendo os benefícios esperados com a utilização do cloud computing.

Isso só mostra que é preciso seguir esta tendência corporativa e manter sua organização atualizada sobre o uso de aplicativos de produtividade na nuvem. Confira nossas sugestões.

1- Armazenamento de arquivos na nuvem

Existem diversos drives compartilhados, inclusive com versões gratuitas, que podem ser usados por sua empresa para substituir servidores próprios com diversas vantagens.

A começar pelos custos de manutenção, gastos de energia, espaço físico para essas máquinas, e necessidade de backup, entre outros, que serão eliminados.

Ao usar drives na nuvem, sua empresa passa a ter um espaço praticamente ilimitado de armazenamento, bastando, para eventuais ampliações, aderir a plano pagos ou amentar o escopo dos que, por ventura, já utiliza.

O suporte é totalmente profissional e já está incluso na assinatura dos planos. Isso sem falar na segurança da informação, à cargo empresas de porte mundial, como Google e Microsoft.

Por fim, um drive na nuvem é o tipo de ferramenta de produtividade que permite a seus funcionários ter acesso remoto a informações e arquivos, praticar o teletrabalho (home office) e , enfim, ser mais produtivos e ágeis em seu dia a dia.

Dois dos Drives compartilhados mais usados e conhecidos são o Google Drive e o  OneDrive for Business, da Microsoft.

Veja também: Conheça o melhor do armazenamento em cloud

2- Edição colaborativa de documentos

Muito mais que apenas compartilhar o local de arquivamento de seus documentos, estas ferramentas de produtividade permitem que arquivos de texto, planilhas e apresentações de slides, por exemplo, sejam editados de forma colaborativa em tempo real, por vários funcionários ao mesmo tempo.

Mas fique tranquilo: é possível definir permissões para quem pode editar, comentar ou apenas consultar os documentos.

Já pensou sua equipe poder alimentar aquela planilha importante, cada um de seu próprio computador, ou de casa e até mesmo do celular?

Veja mais detalhes de dois destes aplicativos de produtividade: 

Confira também: Google Suite: como potencializar o uso de seus apps?

3- Softwares de CRM

Algumas das funções mais importantes em uma empresa são conhecer bem seus clientes, para oferecer a eles exatamente o que desejam e, para alcançar isso,  fazer a gestão da força de vendas.

Nesse sentido, aplicativos de CRM são excelentes ferramentas de produtividade para as equipes de marketing, vendas e até suporte.

Com esses softwares, é possível contar com uma cadastro centralizado de clientes com dados atualizados, registrar todas as interações e conversas que os vendedores tiveram com eles, segmentar clientes e leads, acompanhar o fluxo das vendas no chamado “funil de vendas“, ter acesso a estatísticas e compartilhar tudo isso em tempo real, com os diversos departamentos envolvidos.

Um dos mais famosos e conceituados aplicativos de CRM é o Salesforce

Veja mais: O poder do compartilhamento de informações na nuvem

4- Integração de aplicativos

Imagine poder conectar diversos desses aplicativos colaborativos na nuvem entre si e conseguir automatizar tarefas repetitivas.

As chamadas APIs são protocolos da internet que conseguem fazer esses e outros apps “conversarem” entre si.

Assim, se você tem um e-commerce, por exemplo, você pode usar uma integração via API para que toda vez que uma pagamento for aprovado, uma linha em uma planilha de novos clientes (lá no seu drive na nuvem) seja criada, ou um novo cliente seja incluído entre os contatos do seu CRM online.

Dica: Cloud Advisor em serviços de Cloud Computing: como funciona?,

A Safetec costuma indicar durante suas consultorias de Cloud Advisor algumas ferramentas de produtividade como essas. Foi o caso da Magnum Tires, que faz uso do Salesforce para gerenciar sua força de vendas e conhecer melhor seus clientes.

Confira: Caso de sucesso Magnum Tires | Salesforce

Saiba mais