Dicas de famosos: como aumentar a produtividade no trabalho
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Você já deve ter ouvido muitas dicas de como aumentar a produtividade no trabalho, baixado diversos apps e até lido livros que descrevem metodologias detalhadas de como fazer mais, em menos tempo e com recursos escassos, para se atingir altos indicadores de produtividade.

Mas que tal pôr a teoria da melhoria da produtividade de lado e ouvir conselhos de quem chegou lá de verdade e mostrou como aumentar a produtividade no trabalho com resultados acima de qualquer suspeita?

Separamos 14 dicas para aumentar a produtividade no trabalho recomendadas por quem tem sucesso comprovado em suas vidas e, dentre elas, incluímos também uma entrevista com Rafael Damasceno, co-fundador da Supersonic:

Salesforce-Acelere-o-desempenho-das-suas-vendas

Saiba mais: Plano de ação para aumentar a produtividade sem estresse

Ricos e poderosos revelam como aumentar a produtividade no trabalho

Antes de ver essas 14 dicas, confira a entrevista com Rafael Damasceno, da Supersonic:

Para Rafael, a produtividade do time deve ser uma prioridade no dia a dia de qualquer empreendedor. Muitos negócios crescem ou morrem por causa da produtividade.

Afinal, quanto menos produtivo você é, mais caro você precisa cobrar para manter a sua estrutura, e mais lentamente você cresce. Essas são duas brechas enormes que sua concorrência certamente vai explorar. E ele complementa:

Rafael Damasceno“Nos meus 5 anos gerenciando diferentes times, eu aprendi que a maneira mais eficiente de manter uma boa produtividade é fazer com que as pessoas trabalhem o máximo de tempo possível com as coisas das quais elas realmente gostam”

No entender do co-fundador da Supersonic, quando um profissional executa tarefas das quais gosta, muito provavelmente ele irá se esforçar naturalmente para entregá-las com a melhor qualidade possível, o que já é excelente para qualquer Startup.

E, além disso, ele sentirá menos “necessidade” de se dispersar checando suas redes sociais o tempo todo, chegando atrasado no trabalho ou fazendo 3 horas de almoço. Afinal, quando trabalhamos com o que gostamos, o fazemos com prazer e não precisamos de muito mais para ficarmos satisfeitos: sabemos exatamente como aumentar a preditividade no trabalho.

Mas Rafael alerta:

“Obviamente, ninguém tem o privilégio de trabalhar só com tarefas que lhe dão prazer e nem a capacidade de conceder esse benefício ao seu time de liderados. Mas o esforço de chegar o mais próximo possível disso vale a pena. Existem várias metodologias que podem ajudar um empreendedor nessa tarefa”

E ele dá o exemplo do Iceberg das competências, para mapear e desenvolver competências.

Em fim, seja qual for a forma que escolher, o conselho de Rafael é investir seu tempo em tentar direcionar o seu time para as tarefas com as quais eles são mais felizes.

Dessa forma, indiretamente, você estará garantindo um aumento na sua produtividade.

Mais dicas para aumentar a produtividade no trabalho: 

1- Diga não para quase tudo

Um dos homens mais ricos do mundo, Warren Buffett deve saber do que está falando. Segundo ele, pessoas bem-sucedidas conseguem melhores resultados porque não têm medo de dizer não, seguindo em frente sem se deter com aquilo que não vai os fazer ser mais produtivos.

2- Foco no que é importante

“As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado”

Esta frase de Steve Jobs mostra outra dica de como aumentar a produtividade no trabalho mantendo o foco, isto é: dizendo não para um monte de outras coisas. Não deixa de ter uma certa semelhança com a ideia de Buffett, não é mesmo?

3- Elimine decisões desnecessárias

Vamos combinar que o presidente dos Estados Unidos deve ter mesmo muita coisa para decidir. Barack Obama não perdia tempo escolhendo roupas ou o que comer e quando tinha que dar sua opinião por escrito, era bem objetivo, respondia uma das 3 alternativas: “concordo”, “discordo” ou “vamos discutir”.

4- Reuniões em pé

Mais rápidas, ninguém faz anotações e muito menos consegue esconder o smartphone para passear no Facebook. A autoria desta dica para ser mais produtivo no trabalho é disputada por muitos, mas Richard Bronson, CEO do Virgin Group, parece ter sido o primeiro a difundir a ideia.

5- Esqueça o complexo do multitarefa

Uma coisa de cada vez gera muito mais produtividade, garante um entendido no assunto, nada menos que Mike Cannon-Brookes, co-fundador da Atlassian Software.

6- A melhor sala de reuniões pessoais é nenhuma: dê um passeio!

3 monstros do empreendedorismo, Steve Jobs da Apple, Mark Zuckerberg, do Facebook, e Jack Dorsey, do Twitter, fazem suas reuniões mais importantes enquanto dão um longo passeio a pé (e não é em uma esteira na sala de reuniões!).

7- Três horários para tarefas: manhã, pós almoço e final da tarde

Fernando Okumura, do Kekanto, divide suas tarefas em 3 momentos: manhã (atividades mais importantes), depois do almoço e final da tarde. Nada de horários rígidos, garantindo mais flexibilidade.

8- Anote todas as suas ideias

Voltamos a mais uma dica de como aumentar a produtividade no trabalho de Richard Bronson. Ele diz que anda sempre com blocos de anotações no bolso, para nunca perder uma boa ideia.

9- Miniférias a cada 3 meses

Jeff Bezzos, fundador da Amazon, acredita que passar muito tempo imerso na empresa pode afetar sua capacidade criativa e produtividade. Uma vez por trimestre tira uns 3 ou 4 dias de folga.

10- Horários flexíveis de trabalho

Fabio Barbosa, da MundiPagg, defende que a flexibilidade de horários melhora a produtividade, pois o foco deve estar nos resultados, não no calendário ou relógio.

11- Hora de ir para casa: quando estiver cansado

Não tem como aumentar a produtividade se matando de trabalhar todos os dias. Esta era e a filosofia de Andy Grove, ex-presidente da Intel:

“Meu dia termina quando eu estou cansado e pronto para ir para casa, não quando eu terminar meu trabalho. Eu nunca termino meu trabalho. Sempre há coisas a fazer e coisas que deveriam ser feitas. Mas temos que parar também” 

12- Um dia por semana as reuniões são proibidas

Conhecida por alguns como técnica do realizador x gestor, esta ideia de Duskin Moskovitz, da Asana (ex Facebook), consiste em determinar um dia, geralmente quartas-feiras, em que a equipe não pode fazer reuniões, mas aproveitar para pôr em dia todo trabalho “braçal” que é preciso realizar em toda empresa.

13- Acordar cedo

Pode parecer uma dica para aumentar a produtividade no trabalho meio antiquada, mas para Nathan Blecharczyk, cofundador do Airbnb, funciona bem. É uma questão de saber se isto casa com seu relógio biológico, também. De manhã tarefas e mais tarefas, á tarde: reuniões.

14- Disciplina

Andrew Mason, fundador do Groupon, acredita que a disciplina é o segredo da produtividade, em outras palavras: nada de preguiça!

Que achou das dicas para aumentar a produtividade no trabalho? Tem alguma para compartilhar com a gente? Deixe seu recado nos comentários!

Saiba mais