7 tipos de avaliação de desempenho da empresa, vantagens e explicações
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

A avaliação de desempenho da empresa em que você trabalha e que envolve, na maioria dos casos, a totalidade dos funcionários, é um importante instrumento de gestão de recursos humanos e, mais do que isso, uma excelente oportunidade dos colaboradores mostrarem sua competência e planejar melhorias em sua carreira com ajuda da empresa em que trabalham.

Este é um ponto importante: muitas vezes, tanto gestores como funcionários avaliados tendem a encarar a avaliação de desempenho nas empresas como uma mera formalidade burocrática, sem consequências positivas. Isso é um erro!

O gestor que acha que apenas gasta parte valiosa de seu tempo ao fazer a avaliação de desempenho da empresa não percebe que é o momento ideal para motivar os funcionários que se destacam e ajudar a planejar a melhoria de performance dos colaboradores que precisam de ajustes em sua atuação.

Da mesma forma, o colaborador que vai participar da avaliação de desempenho da empresa poderá mostrar não apenas os resultados positivos que obteve, como também ressaltar seu potencial de crescimento. Além disso, caso ache necessário, este é o momento de pedir auxílio para desenvolver as competências que lhe pareçam estar além do que ele pode oferecer à organização.

Como se vê, os objetivos são semelhantes e complementares entre as duas partes: melhorar o desempenho e otimizar o trabalho!

Veja também: Como otimizar o trabalho em equipe em apenas 5 minutos

Para auxiliar gestores, líderes e colaboradores a entenderem a melhor maneira de participar da avaliação de desempenho da empresa, separamos uma série de informações que vão detalhar o assunto de forma bastante esclarecedora.

No final, veja uma dica de como fazer a avaliação de desempenho nas empresas usando formulários online e depois analisar os dados em planilhas.

Confira: 5 dicas para aumentar a integração das equipes na sua empresa

O que é a avaliação de desempenho da empresa

A avaliação de desempenho parte do pressuposto que cada indivíduo tem um potencial e que este delimita uma margem de desempenho. Caso o desempenho desejado não seja alcançado, o que se pode fazer para aumentar o potencial do indivíduo? Por exemplo: Um curso de inglês? Um treinamento sobre liderança? Mudar de função?

Nesse contexto, a avaliação de desempenho da empresa é um instrumento não apenas de mensuração e muito menos para apontar falhas, pelo contrário: é uma ferramenta para aproveitar o melhor do potencial de cada colaborador, detectando como ele pode melhorar e traçando metas e objetivos para isso.

Segundo o professor e consultor de Recursos Humanos Idalberto Chiavenato, podemos definir a avaliação de desempenho como um processo para medir o desempenho do colaborador, que consiste na identificação, mensuração e administração do desempenho humano nas organizações.

Perceba que a palavra administração faz parte da definição exatamente para que se possa, depois de medir e pesquisar dados com todos os funcionários da empresa, tomar as medidas para melhorar o desempenho como um todo.

Veja mais: Google formulários: crie pesquisas em apenas alguns minutos! | dica Safetec

Tipos de avaliação de desempenho na empresa: qual a melhor?

Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, vamos citar alguns deles:

  • Escala gráfica: dá-se uma nota de 0 a 5 para determinados ítens a serem avaliados sobre o funcionário.
  • Escolha forçada: consiste de uma série de blocos com 4 frases sobre estilos de comportamento em que é preciso escolher 2 frases: uma que tem mais a ver com o avaliado e outra que tem menos a ver com ele.
  • Pesquisa de campo: os gestores são entrevistados por um especialista de Recursos Humanos para que discutam em conjunto o desempenho dos subordinados e como melhorá-lo.
  • Incidentes críticos: o gestor da equipe anota sempre que ocorrer um “incidente crítico”, tanto positivo quanto negativo, para ter uma ideia dos pontos fortes e fracos dos funcionários.
  • Por objetivos: juntos, o líder e o colaborador analisam os objetivos da empresa e o potencial do funcionário, e traçam metas de melhoria.
  • Por competências: semelhante a anterior, mas focada nas competências do colaborador, também prevê que se determine um planejamento de aprimoramento dos potenciais dele.
  • Avaliação 360 graus: esta é a mais nova tendência e vamos discuti-la mais a fundo no próximo tópico.

DICA: Google formulário: personalize a sua pesquisa!

Avaliação de desempenho 360 graus

É possível perceber que as metodologias de avaliação acima citadas foram evoluindo com o tempo. As mais usadas atualmente são as avaliações por objetivos, por competências e a avaliação 360 graus, que detalharemos agora:

A avaliação de desempenho nas empresas que adotam o método 360 graus recebe este nome porque o funcionário não é avaliado apenas pelo superior imediato, mas por todos.

Além de fazer uma autoavaliação, o colaborador será avaliado por colegas, subordinados, diretores e gerentes de outros departamentos e, em alguns casos, até cliente e fornecedores.

Isso fornece uma avaliação muito mais ampla e global, daí o nome 360 graus!

E mais: os avaliados recebem um relatório da avaliação que os outros fizeram dele, para que possam melhorar ou perceber como são reconhecidas suas qualidades pelo grupo. Evidentemente os colaboradores não sabem quem falou o que, mas têm informações gerais sobre as qualidade e pontos a melhorar apontados na pesquisa como um todo.

A avaliação de desempenho na empresa, dessa forma 360 graus, se torna muito mais justa, sem uma opinião apenas: a do superior. Traz mais credibilidade e vontade de melhorar.

É claro que para fazer todos estes questionários e divulgá-los pela empresa é interessante contar com um sistema de formulários online como o do Google, por exemplo, e em seguida analisar todos os dados com as planilhas, gerando gráficos de uma maneira superágil.

Veja nestes dois posts como isso pode ser feito facilmente:

Excel: Construindo gráficos e tabelas dinâmicas | dicas Safetec

Google Forms: Crie e envie formulários de pesquisa em minutos | dica Safetec

Confira o Case de um de nossos clientes, o Instituto de Olhos do Recife, que usa o Google Apps for Work para preencher relatórios, compartilhar informações com a equipe e muito mais, aproveitando todas as vantagens da mobilidade e da edição compartilhada de documentos. Confira: CASE IOR.

CTA Business Transformation

Saiba mais