Google Planilhas: Use listas suspensas nas suas planilhas, aumente sua produtividade e facilite a consolidação de dados | Dica SAFETEC | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

 

Fazer uma planilha em conjunto com outros colaboradores é um poder incrível visto a necessidade atual de ser mais produtivo e os benefícios do trabalho em equipe. Porém, algumas vezes a quantidade de pessoas trabalhando em um mesmo documento pode acabar dando divergência de informações, por exemplo, em uma coluna que deve ser preenchida com os setores responsáveis por determinada atividade, mas cada um pensa em escrever de um jeito. Escrevo RH ou Recursos Humanos? MKT ou Marketing? DP ou Departamento Pessoal?
A validação de dados é um recurso muito importante e facilitador do em uma planilha e tem um valor fantástico para a agilidade das atividades no Google Planilhas. Com a validação é possível elaborar planilhas pra diversas funções, personalizando os dados que podem ou não ser inseridos em determinadas células.
Explicando melhor, o proprietário da planilha pode definir quais serão os dados a serem inseridos em determinada célula, ou a quantidade de números para a célula, entre outras referências. Para facilitar esse processo e não obrigar o usuário a ‘adivinhar’ como deve ser escrito ou o que deve ser inserido, o Google Planilhas oferece o recurso de inserir listas suspensas.
Usando o exemplo citado acima, uma lista prévia com a lista de setores que poderão ser inseridos deverá ser criada e inserida para que apenas aqueles setores seja colocados e exatamente da forma pré-selecionada. Além de facilitar a confecção da planilha, ajuda na consolidação de dados, na hora de extrair as informações.
 
Veja como fazer:
 
 
 
Conheça ainda mais dicas:
 

Saiba mais