Como usar Gmail offline e Google Agenda offline?
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Gmail offline e Google Agenda offline estão disponíveis para você já algum tempo, sabia?

Veja nesta postagem estas e outras dicas de como usar o Gmail e o Calendário Google Offline.

Usando gmail offline e google agenda offline

Os usuários do navegador Chrome podem usar o Gmail quando não estiverem conectados à Internet. 
 
Esses usuários precisam apenas instalar aplicações individuais para acesso offline ao Google, obtidas a partir da Chrome Web Store, para adicionar os recursos a seu navegador. A aplicação Gmail recebeu o nome de Gmail Offline e baseia-se na aplicação do Gmail para tablets, que funciona com e sem acesso à Internet. 
 
Os recursos offline estarão disponíveis tanto para pessoas que utilizam Gmail, Docs e Calendar, como para empresas e organizações que adotaram a suíte de colaboração e comunicação Google Apps em escritórios e instituições educacionais, o G Suite.
 

Interface própria para usar o Chrome offline

Uma vez instaladas, essas aplicações offline vão criar um ícone na interface do navegador Chrome que permitirá carregá-las quando os usuários não estiverem online.
 
A aplicação Gmail Offline terá sua própria interface, separada da interface web do Gmail, enquanto o Docs e o Calendar irão disparar as interfaces de aplicação web e funcionarão na retaguarda.
 
Em todos esses casos, os usuários terão acesso a um subconjunto dos recursos das aplicações web. Por exemplo, no Docs será possível ver documentos e planilhas, mas ainda não será possível editá-los. No Calendar, os usuários serão capazes de ver eventos e solicitações de confirmação para compromissos.
 
O Google agora aposta no HTML5 para fornecer acesso offline para suas aplicações web. A empresa planeja fornecer suporte offline para outras aplicações além de Gmail, Docs e Calendar, além de levar os recursos offline a outros browsers.
 

gmail offline

 
  • Leia mais: AQUI  
  • Instale o aplicativo no seu Chrome clicando no link e depois em “lançar aplicativo”: Gmail Offline

Veja mais: Como criar pesquisa no Google: tudo que você precisa saber

 

Entenda como usar seu Gmail offline: Passo a passo

Como dissemos, O Gmail conta com um recurso exclusivo que, quando configurado, permite acessar o correio eletrônico sem se conectar à Internet. Você pode inclusive redigir um e-mail e colocar para enviar, logicamente que eles não são enviados de imediato, mas quando você estiver conectado novamente a internet, ele vai enviar de forma automática todos os e-mails.
 
O recurso está restrito a usuários do Google Chrome. Siga os passos abaixo para configurar seu Gmail Offline:
 
  • Passo 1: Caso ainda não possua, baixe e instale o Google Chrome aqui. Você encontrará o download para os sistemas Windows, Linux e Mac OS X;
  • Passo 2: No Chrome Web Store, busque por “Offline Google Mail”;
  • Passo 3: Clique em “Add to Chrome” para instalar a extensão no navegador;
  • Passo 4: Aperte “Instalar” para confirmar a instalação. Não é necessário reiniciar o navegador;
  • Passo 5: Abra o “Gmail Offline”, que está na seção “Aplicativos” na página “Nova guia”;
  • Passo 6: Marque a opção “Permitir e-mail off-line” e clique em “Continuar”.
Pronto! Agora você poderá usar seu Gmail Offline sempre que precisar. Lembramos sempre que este recurso funciona apenas como uma aplicação que fica na sua máquina, sendo assim, caso você queira executar a ferramenta em outra máquina que não seja a sua, será necessário instalar a aplicação, e muito cuidado para não instalar em computadores públicos. 
 
Acompanhe este vídeo explicativo de como usar o Gmail Offline:
 
 

Acesse o Google Calendário Offline 

É possível ter acesso Offline ao Google Calendário através do Google Chrome de forma semelhante ao que foi exposto acima sobre o Gmail Offline.

O Aplicativo funciona basicamente ativando sua conta de acesso Offline e instalando o aplicativo web através do Chrome Web Store, no computador que você utiliza.

Graças ao HTML5 e aos recursos de sincronização do Google Chrome, você agora pode estar off-line e:

  • Visualizar agendas
  • Responder aos convites de eventos existentes

Como isso funciona? O Google Chrome armazena dados em seu perfil enquanto você está offline. Depois, ele sincroniza suas agendas quando você fica online novamente.

Passo a passo para ativar Google agenda off-line:

Se você deseja utilizar o Google Agenda offline, siga estas etapas:

  • Passo 1: Clique no ícone de roda dentada e escolha Offline no menu suspenso
  • Passo 2: Você receberá uma solicitação para instalar o aplicativo da web do Google Agenda a partir da Chrome Web Store. Clique em Instale o aplicativo a partir da Chrome Web Store.
  • Passo 3: A página da Chrome Web Store para o aplicativo da web do Google Agenda é exibida. Clique no botão Instalar.
    • A página de download do aplicativo da web do Google Agenda é aberta em outra janela. Se você fechar a janela ou um bloqueador de pop-up não permitir que ela seja aberta, tente abrir a página de download novamente. Para isso, clique no botão Instale o aplicativo a partir da Chrome Web Store na janela pop-up.
  • Passo 4: Após a conclusão da instalação, uma nova guia do Google Chrome é aberta e o ícone do aplicativo da web do Google Agenda é exibido. Clique no ícone para acessar o Google Agenda.
  • Passo 5: Clique novamente no ícone de roda dentada. Ao lado de Offline, você vê um ícone verde com uma marca de seleção . Isso significa que a agenda está sincronizada e pronta para ser utilizada offline. Se sua agenda ainda estiver sendo sincronizada, você vê um ícone verde giratório  até que a sincronização seja concluída.

Confira: Cloud computing Google: o que precisar, sempre perto de você

30 dicas matadoras do G Suite

Saiba mais