Aumentando sua vantagem competitiva no varejo
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A competição no varejo não é fácil de ser encarada, e a empresa que não conta com nenhum diferencial corre o risco de ficar para trás. Mas diferenciar-se da concorrência pode não ser tão difícil quanto você pensa, desde que você saiba tomar as atitudes certas.

Continue lendo e descubra algumas maneiras simples e eficientes para alavancar o seu negócio e te fazer passar na frente dos competidores!

como aumentar as vantagens competitivas no varejo

SAIBA DIFERENCIAR VALOR DE PREÇO

Um dos maiores erros que os comerciantes e varejistas cometem ao precificar seus produtos é compará-los com aqueles vendidos pela concorrência. Afinal, o maior diferencial entre o seu produto e o produto do concorrente não deve ser apenas o preço, mas sim o valor agregado do produto.

A pegada não deve ser praticar preços semelhantes nem mais baixos. No lugar disso, aposte em funcionalidades que a concorrência não apresenta, mostre ao comprador quais são as particularidades do seu produto que realmente farão a diferença e treine seus vendedores conhecer esses diferenciais e passá-los aos clientes como vantagens, e não meras características.

MANTENHA UM BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Não há cliente que não goste de ser bem atendido e de sentir que é importante para a sua empresa, e o fato de que manter clientes antigos é mais fácil que adquirir novos clientes já é bem conhecido no mundo dos negócios.

Pensando nisso, oriente sua equipe a agir no intuito de criar vínculo com os clientes, crie ações de fidelização — através de programas de pontos, descontos, e-mail marketing, etc. — e conte com um sistema de relacionamento com o cliente para gerir seus contatos e estreitar laços, gerando novas vendas para as mesmas pessoas.

Para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento na loja, seus vendedores podem, através de gadgets com acesso a internet (como tablets e smartphones), estarem ainda mais munidos de informações precisas sobre os produtos, respondendo de maneira embasada às perguntas dos clientes e influenciando assim, ainda mais, sua decisão de compra.

INVISTA EM PESSOAS

A sua equipe pode se tornar um diferencial e tanto na empresa, principalmente em se tratando de uma rede de varejo. Além de criar metas precisas, contar com um bom líder na área de vendas e usar um software de relacionamento com os clientes, ofereça treinamentos regularmente ao time e motive-os a vestir a camisa da sua empresa.

Esses treinamentos podem ser feitos de forma simples e padronizada AO VIVO para as filiais de uma rede varejista através de videoconferências ou até mesmo criar um portal com os vídeos, textos e questionários e sempre que um novo funcionário entrar, poderá ser treinado e os antigos poderão ser atualizados com auxílio de uma plataforma online fácil de montar e gerir.

APOSTE EM INTEGRAÇÃO   

Falando nela, a integração também pode aumentar sua vantagem com relação à concorrência. Principalmente nas redes varejistas com várias unidades, a falta de uniformidade entre cada filial pode trazer problemas que acarretam perda de dinheiro, atrasos, conflitos internos gerados por falhas na comunicação e, por consequência, insatisfação dos clientes.

Contar com uma plataforma online de gestão de clientes pode ajudar a alinhar as unidades do seu negócio, já que, com ele, todos os gerentes podem ter acesso às mesmas informações e, se necessário, modificá-las em tempo real.

Ferramentas que facilitam o diálogo entre colaboradores e unidades, como o Gmail para empresas — incluindo o Hangouts, que traz a agilidade das mensagens instantâneas, e o Google+, no qual é possível compartilhar experiências com todos os funcionários —, também podem contribuir para eliminar ruídos na comunicação e fortalecer a sua empresa, diferenciando-a das concorrentes.

O que o seu negócio faz para sair na frente dos competidores? Tem alguma pergunta sobre as dicas que apresentamos hoje? Fale com a gente nos comentários e até a próxima!

 

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