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Qual o segredo para encurtar a jornada de compra?

Antigamente, quando alguém tinha interesse em comprar um produto, a pessoa visitava a loja, considerava as opções e negociava com o vendedor as melhores condições de compra. Hoje em dia, com a facilidade da internet, o processo de compra é outro e é conhecido no meio digital como jornada de compra do consumidor.
Nesse novo contexto, ganha cada vez mais força o inbound marketing, uma estratégia a longo prazo que traz um ótimo retorno. Dentro do inbound, a jornada do comprador, ou buyer journey, é um modelo usado para definir em qual estágio do processo de compra o cliente está — consciência, consideração e decisão — e para conduzi-lo por esses estágios. No post de hoje, vamos explicar sobre cada um deles e como fazer com que o potencial cliente passe por eles mais rapidamente. Acompanhe!

Consciência

Esse é o estágio em que o consumidor percebe que tem um problema em potencial. A partir disso, ele começa a despertar interesse em um determinado problema. Uma boa maneira de atrair um potencial consumidor nesse estágio é produzir conteúdos focados em demonstrar problemas e suas soluções, pois ele está começando a pesquisar e entender mais as suas necessidades.

Consideração

A partir daqui o usuário já entende qual é o problema ou necessidade que tem. O próximo passo, então é mapear possíveis soluções e avaliar qual é a melhor escolha. Nessa hora, a sua empresa tem que aparecer como uma boa solução para o problema do potencial cliente.

Decisão

O momento da compra acontece quando o usuário decide qual é a melhor solução para seu problema. Nesse estágio, você deve mostrar diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo de que o seu produto é a melhor escolha, por meio de conteúdos específicos ou até oferecendo um trial do seu produto, se for o caso.
Neste estágio, é fundamental fazer uso de um CRM para acelerar o processo, pois muitos clientes ainda precisam de um toque pessoal na hora de fechar as compras. Com uma ferramenta que integre a sua automação de marketing e o seu CRM, é possível designar leads qualificados (possíveis clientes que estão no estágio de decisão) para um vendedor específico, melhorando o processo de vendas.

A jornada de compra recomeça

Todo o trabalho não termina quando o cliente faz a compra: depois de conquistá-lo, é importante manter esforços para fidelizá-lo e fazer com que ele compre com você novamente. Para isso, promova ofertas com base na segmentação dos seus clientes via e-mail ou mesmo usando o CRM para manter contato e proporcionar uma nova oportunidade de compra, sempre mantendo em mente a satisfação do seu consumidor pós-venda.

Estar atento as mudanças e acompanhar na jornada de compras de um cliente potencial é fundamental para a otimização das vendas de uma organização. No mercado existem diversas plataformas de CRM, que tem como objetivo estreitar o relacionamento entre empresa e cliente, além de impulsionar as vendas.

Pronto para conquistar mais clientes com essas práticas? Comente no nosso post sobre suas dúvidas ou entre em contato com a gente para que possamos ajudá-lo nessa jornada!

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