Como o CRM influencia na expansão dos seus negócios
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Com o desenvolvimento de novas tecnologias, cada vez mais específicas, as possibilidades no campo da comunicação se ampliaram. Hoje, existe a facilidade de se estabelecer o primeiro contato com um cliente em potencial. No entanto, o grande desafio continua sendo conquistar a sua fidelidade. Em um mercado regido pela inovação, a empresa que não acompanha o processo evolutivo das ferramentas digitais cai na obsolescência.

Relacionamento é palavra-chave quando se trata de manter um cliente. Por isto, além de conhecê-lo bem, é fundamental se comunicar com ele de maneira próxima, pessoal e adequada. Mas como conseguir isto quando, não só se tem muitos clientes, mas se busca alcançar muitos outros?

Imagine ter acesso a todas as informações relevantes para formular estratégias de vendas e fidelização a partir de um só lugar? basta ter um crm!

ENTENDENDO O CRM

Com o CRM é possível incluir os dados relacionados aos clientes atuais e em potencial, contas, leads e oportunidades de vendas. Mas um grande volume de informações não teria utilidade prática, se não existisse a possibilidade de gerenciá-lo. E é de acordo com esta ideia que o sistema CRM funciona. Nele é possível e fácil manipular, relacionar e estruturar dados em função de necessidades específicas da empresa.

A equipe de marketing da empresa encontra no CRM uma forma simples de coordenar várias campanhas, ao mesmo tempo, e segmentá-las de acordo com o perfil de cada cliente. Os vendedores podem ter uma visão completa do seu funil de vendas e, assim, prever com precisão o fechamento de negócios. O atendimento ao cliente oferece um tratamento personalizado, com base na verificação de históricos de caso completos, informações detalhadas de contas e até mesmo do método de comunicação preferido.

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OS TIPOS TRADICIONAIS DE CRM

Existem duas opções de CRM disponíveis no mercado: Os sistemas on premise e os sistemas sob demanda/por assinatura (também conhecidos como baseados em nuvem). No entanto, a computação na nuvem se estabeleceu como tendência mundial e derrubou o modelo on premise, gerador de custos elevados para as empresas, que necessitavam gastar com instalação, pessoal de TI e manutenção, o que o sistema em nuvem dispensa.

COMO O CRM AUXILIA O CRESCIMENTO

Segundo um estudo realizado recentemente pela CSO Insights, apontou que vendedores passam apenas de 25 a 30% do seu tempo realmente vendendo, o restante é gasto com atividades administrativas, como qualificação de leads, gerações e previsões de pesquisas.

Para uma empresa, possuir uma ferramenta que minimize as distrações diárias dos vendedores, os fazendo se concentrar melhor em suas atividades é bastante rentável para uma organização e a Salesforce, além de aumentar os índices de sucesso, reforçar o pipeline, melhorar a visão de 360 graus do cliente e fornecer a agilidade e a tecnologia de que uma equipe de vendas moderna necessita, ela cria um aumento de receita médio de 20% no caso de clientes vindos da concorrência.

Uma plataforma de CRM como Salesforce é capaz de auxiliar os vendedores a vender mais e melhor de forma simplificada, visto que, os leads são automaticamente direcionados já  com informações relevantes para o vendedor, tanto do cliente quanto da sua empresa. A centralização de todas essas informações em um único lugar, fornece ao vendedor uma visão 360º do seu lead, aumentando a sua agilidade, produtividade e resultados de vendas.

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