Dicas infalíveis para melhorar o pipeline de vendas | Safetec
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O pipeline de vendas veio para revolucionar a relação das empresas com os clientes, e todo negócio que queira continuar a crescer no mundo de hoje precisa empregar essa estratégia.

Mas, como quase tudo na vida, implantar o pipeline, por si só, não resolve todos os problemas da empresa. Para que ele surta o efeito esperado, é imprescindível que você saiba lidar adequadamente com isso.
Adotou o funil de vendas no seu negócio mas sente que sua equipe ainda não sabe tirar proveito máximo da estratégia? Vê seus prospects entrando no topo do funil mas as conversões são baixas? Não se preocupe: nas próximas linhas, vamos te dar algumas dicas infalíveis para que o pipeline comece a funcionar da maneira devida da sua empresa!

Mantenha as informações do seu prospect atualizadas

Nada mais irritante para o consumidor que precisar repetir informações em um atendimento ou ainda receber o mesmo conteúdo repetidamente. O funil de vendas serve justamente para entender com precisão em que parte do processo de compra seus leads e clientes se encontram e, assim, agir da maneira mais assertiva possível para nutri-los até o fechamento de um negócio.
Mas nada disso pode acontecer se as informações sobre cada cliente e lead estão defasadas ou não centralizadas. Por isso, é importante registar, consultar e ter a mão cada detalhe sobre os consumidores que estão no funil sempre que uma nova ação for pensada.
Manter essas informações em dia, automatizadas, centralizadas e permitir (e inclusive motivar) que a sua equipe as acesse é muito importante para que o funil seja aproveitado ao máximo, aumentando as chances de conversão.

Tenha um CRM na nuvem

Pode ser que você tenha se indagado sobre como manter os dados dos prospects atualizados sem que haja duplicidade de informações ou erros quando dois funcionários lidam com o mesmo lead/cliente simultaneamente, centralizar essas informações e acessa-las de qualquer lugar. Essa questão pode ser facilmente resolvida quando se adota um CRM na nuvem, que permite que as informações inseridas pelos colaboradores sejam salvas na cloud e possam ser visualizadas por todos os outros imediatamente onde quer que estejam.
Usar um CRM na nuvem também ajuda a resolver o acesso da sua equipe aos dados dos prospects. Isso porque, com essa ferramenta, é possível que todo o seu time faça login ao mesmo tempo, tendo acesso a todas as informações simultaneamente.  Além de significar mais mobilidade para a equipe, que pode acessar todas as informações de diversos dispositivos e lugares, e mais escalabilidade para a empresa, que contrata de acordo com a demanda.
Além de tudo isso, esse tipo de CRM significa mais economia com atualização e infraestrutura. Você não vai precisar de muita tecnologia para mantê-lo e nem de uma equipe in loco de TI para administrá-lo.
O simples fato de manter apenas um perfil do cliente para toda a empresa, atualizados simultaneamente para obtenção de dados B2B recentes e precisos pode aumentar em até 25% o seu pipeline de vendas.

 

Visualize seus resultados em tempo real

Muitas empresas ainda medem seus resultados se baseando em planilhas cheias de números e fórmulas para chegar a conclusão de como está o período. Isso além de tomar muito tempo dos gestores e extremamente passível de erro, visto que um simples campo preenchido errado pode mudar totalmente a sua visão daquele gráfico formado. Na agilidade de dinamicidade dos dias de hoje, é imprescindível ter essa visão disponível a qualquer momento tanto pelos vendedores, para terem uma perspectiva em tempo real de seus resultados, quanto da gestão para poder tomar ações cabíveis de acordo com o que estiver sendo apresentado.
Com o CRM certo é possível ter uma visão geral do seu negócio e o desempenho da sua equipe em qualquer lugar, de qualquer dispositivo e ainda evoluir em até 45% a precisão das previsões do seu negócio.

Analise relatório de resultados regularmente

O feedback é o melhor amigo dos resultados. Sem ele, sua empresa anda no escuro, trabalhando diariamente sem saber se o caminho que ela está trilhando está realmente na direção do sucesso.
Por isso, é muito importante ter relatórios com resultados sempre à mão. É através deles que a sua equipe vai ter insights poderosos, capazes de fazê-los aprender mais rápido, melhorando seu pipeline de vendas.
Se puder, invista ainda em um encontro mensal para discutir esse relatório. Às vezes alguém pode ter uma ideia que ninguém mais teve, mas que pode ajudar toda a equipe a crescer.
Essas ações farão com que você feche mais negócios, pois o crescimento e as metas serão acompanhados em tempo real. Chega de perder tempo procurando dados em planilhas e e-mails. Encontre os detalhes sobre todas as negociações e colabore para vender como uma equipe e crescer mais rápido, mesmo quando estiver fora do escritório!
 

 

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