Como otimizar a rotina de uma rede varejista? | Safetec
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Você tem uma rede de varejo? Então vai concordar comigo se eu te disser que o maior desafio do gestor desse perfil de negócios, nos dias de hoje, é harmonizar a comunicação entre as filiais e a matriz.

Os ruídos de comunicação e processos de atuação distintos entre as unidades acabam gerando retrabalhos, sobreposição de comandos, perda de produtividade, disputas internas, gastos desnecessários, lentidão nas tomadas de decisão e o nascimento de “empresas autônomas e incontroláveis” dentro da mesma organização, não é?
Pensando nisso, que tal aprender hoje como otimizar a rotina da sua rede varejista e eliminar gargalos em seus processos de negócios? Não perca receita por desorganização!

Importância da TI para otimizar a rotina de uma rede varejista

O mercado possui, atualmente, toneladas de recursos de TI disponíveis, prontos para serem usados pelo varejo. Estamos falando de sistemas automatizados que garantirão aumento da produtividade e redução de custos, além de maior controle sobre as unidades produtivas e melhor integração entre filiais e matrizes. Tudo para evitar gastos redundantes e sobreposição de comandos.
Mesmo assim, não são incomuns os exemplos de redes varejistas que não conseguem ter um controle global sobre suas lojas, resultando em uma verdadeira Torre de Babel no gerenciamento de estoque, comunicação interna e até na linguagem publicitária utilizada.  

Não abra mão de utilizar bons sistemas de CRM

Do inglês Customer Relationship Management, os CRM’s são essenciais para o varejo, os quais podem integrar todos os processos de organização da companhia em um único sistema. É um passo importante na direção da automação gerencial, a fim de que todos os colaboradores e gerentes tenham acesso às informações mais importantes dos processos do negócio. Imagine então todas essas informações acessíveis centralizadamente, de qualquer lugar, de qualquer dispositivo?
Os diversos módulos de um bom sistema de CRM permitem, por exemplo, que os responsáveis pelas filiais consigam ter acesso a dados homogêneos e integralizados acerca das suas lojas, vendas, metas e produtos; além de facilitar o monitoramento conjunto dos níveis de estoque de segurança e acionamento do ponto de pedido. Quem quer otimizar a rotina de uma rede varejista não pode abrir mão destes recursos!

Soluções em nuvem privada como ferramenta auxiliar no acesso conjunto das informações da empresa

A integração entre matriz e filiais contribui para a administração centralizada dos interesses da empresa e permite, entre outras coisas, que sua base de clientes seja sempre suprida, mesmo em caso de ausência de comunicação com dada filial. Para isso, lançar mão dos recursos em nuvem é mais do que uma dica, é um passo inevitável para um bom gerenciamento organizacional!
A utilização dos recursos em nuvem contribui para a otimização da segurança, aumento na flexibilidade e escalabilidade no armazenamento de dados, além, é claro, de dar unicidade à matriz e filiais, já que todos podem acessar os mesmos dados de qualquer ponto de acesso, facilitando a tomada de decisões em escala macro.

Grupo Julietto: um case de sucesso

Quer um exemplo prático de como a Tecnologia da Informação pode ajudar no redesenho dos seus processos? Vamos então refletir juntos sobre o caso do Grupo Julietto.
O Julietto é um grupo pernambucano com 13 anos de mercado, considerado referência na área de fast-food. Entretanto, a empresa enfrentava sérios problemas em seus processos internos, especialmente na consolidação mensal de planilhas e documentos que eram remetidos todos os meses por parte das filiais e preenchidos manualmente pelos colaboradores. Além do grande tempo desperdiçado, o manuseio de centenas de documentos gerava risco de extravios e divergências contábeis, ocasionando ineficiência na gestão.
Após um diagnóstico preciso dos problemas no gerenciamento de informações, foi identificada a necessidade de adoção do Google Apps for Business (Google Apps for Work) um aplicativo em nuvem capaz de integrar documentos e homogeneizar a comunicação, unificando matriz e filiais em um mesmo “idioma”.
Quer saber mais? Acesse o case completo clicando aqui!
Quais são os principais problemas enfrentados pela sua rede? Comente compartilhando conosco e entre em contato para que possamos te ajudar!

 

Saiba mais:


Saiba mais