5 segredos de como aumentar as vendas no varejo
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Segundo dados do IBGE, foi registrada uma forte queda no varejo no ano de 2016, algo que só foi pior no ano de 2001, há mais de 15 anos.

A baixa registrada chegou a 6,2 %, no geral, e os dados específicos apresentaram os seguintes números:

  • Queda 3,1% nas vendas de supermercados, produtos alimentícios e bebidas 
  • -12,6% nas vendas de móveis e eletrodomésticos
  • Baixa de 9,5% na venda de artigos de uso doméstico
  • Diminuição de 9,2% na venda de lubrificantes e combustíveis

Nesse contexto tão desanimador, como aumentar as vendas no varejo?

Selecionamos 5 dicas práticas para você implementar em seu negócio e derrubar esta crise pela raiz. Confira nossas sugestões de como melhorar as vendas no varejo.

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5 maneiras de como aumentar as vendas no varejo 

Confira nossas dicas e veja quais as mais indicadas para o perfil de seu negócio, elas podem ser usadas tanto no varejo online como em pontos de venda físicos, adaptando-se cada uma delas ao contexto de sua empresa.

1- Atendimento de primeira

Não basta ter excelentes produtos para oferecer ao seu público. Um bom atendimento ao cliente é fundamental e é uma das mais efetivas maneiras de como aumentar as vendas no varejo.

Imagine uma loja de roupas femininas em que é difícil encontrar os modelos desejados, os provadores são sujos e apertados e as atendentes não auxiliam adequadamente. Nunca conquistará uma clientela fiel.

Por outro, pense em um hortifruti e mercearia fina que tem tudo muito bem organizado, atendentes bem informados, educados e dispostos a ajudar, com certeza terá um diferencial para atrair e até tomar clientes da concorrência.

2- Serviços adicionais para encantar os clientes

E se essa loja de roupas femininas tivesse uma costureira no local para ajustar as roupas das clientes, na hora?

Com certeza seria uma excelente maneira de com aumentar as vendas no varejo.

Ideias criativas como essa, que agregam valor ao seu negócio, sempre trazem muitos resultados.

No caso do hortifruti, entregas em domicílio ou mesmo aulas de culinária ao vivo podem ser interessantes para cativar os clientes.

3- Usando o CRM no varejo

Não importa o tamanho ou o ramo de atividade de sua empresa de varejo, uma ferramenta de CRM que te ajude a conhecer melhor seus clientes, seus preferências e perfis de consumo, sempre pode ajudar.

Vamos voltar aos exemplos que usamos anteriormente, da loja de roupas femininas e do hortifruti e mercearia fina de grande porte:

  • Com um bom sistema de CRM, é possível enviar e-mails marketing avisando às clientes que gostam de determinada fruta, que a estação do ano é propícia ao seu plantio e que ela está em oferta.
  • Ou ainda, em datas sazonais, enviar as ofertas certas para os tipos certos de clientes, por exemplo: Na páscoa, enviar para donas de casa que tem filhos, ofertas de alimentos usualmente consumidos em almoços familiares nesse período, como peixes.
  • Já, para homens solteiros, talvez fosse melhor enviar dicas de vinhos com preços em conta.
  • No caso da loja de roupas, enviar e-mails com sugestões de compras quando sair uma nova coleção, em função da idade das clientes, mostrando os modelos mais adequados para cada faixa etária seria bem efetivo.

Ao segmentar sua base de clientes dessa maneira, os resultados de suas campanhas sempre serão muito melhore. Esta é uma excelente forma de como aumentar as vendas no varejo.

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4- Mídias sociais e varejo

Com todos os dados que você conseguiu com seu CRM é possível postar fotos, filmes, textos e outras mídias de interesse de seu público nas redes sociais de sua empresa de varejo, com o objetivo de atrair clientes e fazer seu negócio mais conhecido.

Ao contrário do que muitos pensam, veicular ofertas e descontos não é a melhor maneira de como aumentar as vendas no varejo usando mídias sociais.

Pense bem: quando você está no Facebook, por exemplo, quer ver notícias legais, matérias de seu interesse e saber as coisas que seus amigos estão fazendo. Pense nisso na hora de postar nas redes sociais. 

5- Marketing de conteúdo 

Não apenas para e-commerces, mas também para seu ponto de venda, o marketing de conteúdo pode ser uma excelente alternativa de como aumentar as vendas no varejo.

Em poucas palavras, o marketing de conteúdo emprega blogs onde posta artigos sobre assuntos de interesse de sues clientes e altamente procurados no Google.

Além de se fazer conhecido e reconhecido com expert nesses assuntos, seu varejo também pode oferecer materiais extras, como e-books, vídeos, infográficos e muitos outros, solicitando dados dos clientes para enviar e-mails com mais conteúdos e, eventualmente, ofertas, seja sua loja virtual ou não.

Leia mais: Como otimizar a rotina de uma rede varejista?

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