Os 5 destaques decisivos da tecnologia na comunicação
(81) 3126-4100 [email protected]

Parece que faz uma eternidade que os e-mails foram criados e se transformaram em uma tecnologia na comunicação que ninguém poderia viver sem.

Por mais que hoje em dia ainda dependamos muito dos e-mails, outras novidades tecnológicas que surgiram geraram drásticas mudanças na forma como nos comunicamos, afetando tanto nosso lazer como criando uma verdadeira transformação no trabalho.

Mas quais tecnologias da comunicação motivaram tantas mudanças, que culminaram na tão badalada transformação digital?

E isso que vamos abordar nessa postagem!

Confira também: Como comunicação e cooperação podem se transformar em colaboração, com ajuda da tecnologia

Tecnologia na comunicação

Pode parecer exagero, mas mesmo os sinais de fumaça foram, em seu tempo, uma avanço da tecnologia na comunicação.

Nos dias de hoje, compartilhar uma imagem ou mesmo um filme de algumas horas é algo se pode fazer em poucos segundos.

Mas como chegamos tão longe? Veja algumas tecnologias da comunicação que permitiram isso!

1- Computação em nuvem

A computação em nuvem permite armazenar e acessar arquios em servidores remotos, às vezes em outros países, por meio da internet, mas como se estivessem no HD de seu computador.

Essa tecnologia permite trocar e editar arquivos em tempo real, trazendo muito mais agilidade e transparência na troca de informações. Além disso, proporciona uma série de outras oportunidades, como as empresas SaaS, que detalharemos mais adiante.

Quer saber tudo sobre a computação em nuvem?

Então, baixe nosso e-book gratuito:  

CTA-O-que-você-precisa-saber-sobre-cloud-computing-no-brasil-e-no-mundo

Saiba mais: O poder do compartilhamento de informação na nuvem

2- Mobilidade

A mobilidade foi outra tecnologia da comunicação que causou uma verdadeira revolução na forma como trocamos informações.

Há poucas décadas atrás, ter um celular significava possuir um artigo de alto luxo, caríssimo.

Os modelos mais acessíveis eram instalados em carros, porque eram realmente muito grandes.

Com o tempo, os parelhos foram diminuindo de tamanho, dando grande impulso à movimentação em trânsito, durante viagens e mesmo na rua e no trabalho. Outros dispositivos, como laptops e tablets também se tornaram mais funcionais e acessíveis.

Isso proporcionou avanços, permitindo que as redes sociais se proliferassem e consolidando uma importante tendência que mudou o futuro do trabalho: o home office.

Confira este infográfico que mostra a evolução da tecnologia na comunicação móvel.

Tecnologia na comunicação

Fonte: Mobitecno

Veja também: Estação de trabalho: não perca tempo para montar as de sua empresa

3- Redes sociais

As redes sociais representaram um mudança radical na maneira das pessoas trocarem informações.

Essa tecnologia na comunicação trouxe a possibilidade das pessoas encontrarem velhos amigos, criar comunidades com colegas e entrar funda na vida pessoal de quem estiver disposto a se expor.

Isso gerou um discussão na sociedade sobre o quanto as redes sociais poderiam ser benéficas e até como as empresas podem participar delas. Isso gerou uma série de regulamentações que aperfeiçoou o sistema.

Hoje existem diversas redes sociais competindo entre si. E muitas se revelaram importantes meios de divulgação até de notícias, como o Twitter, amplamente usado por jornalistas, políticos e celebridades.

4- Apps de mensagens

O que começou como uma mera forma de duas pessoas trocarem mensagens de texto, evolui para plataformas robustas e muito funcionais.

Hoje elas incluem funcionalidades como troca de arquivos, vídeos, gifs, emojis, conversas por voz e vídeo e muito mais.

Sua evolução foi tão grande que até se confundem com outras plataformas, criadas inicialmente com o fim específico de proporcionar videoconferências.

O grande “boom” dos apps de troca de mensagens foi a criação dos grupos. As pessoas os usam para trocar receitas, dicas em diversas áreas, inclusive profissionais, e até fazer vendas pelo WhatsApp.

Que, aliás, como vimos, se tornou fundamental em nossas eleições, recentemente.

5- Videoconferências

Os apps de videoconferência como Voip, Skype, Hangouts e Zoom, entre outras, chegaram aprocupar as empresas de telefonia.

Esta foi mais uma tecnologia na comunicação que exigiu reações das empresas estabelecidas e trouxe mudanças no comportamento dos consumidores.

Atualmente, quem viaja para o exterior não faz mais caras ligações interurbanas, como no passado.

Hoje, usam uma rede wi-fi local e conversam por vídeo e voz com parentes – ou com colegas de trabalho – sem gastar absolutamente nada!

Veja mais: Aprenda o modo mais fácil e prático de como fazer videoconferência

6- SaaS

SaaS, ou Software as a Service, em inglês, significa Software como um Serviço.

Isto é: ao envés de pagar por caras licenças de um software que é instalado nas máquinas de sua empresa, uma a uma, adquire-se um plano de acesso a um software baseado na nuvem.

Paga-se uma mensalidade por esse serviço. Normalmente essa mensalidade é uma fração do valor de um software semelhante que seria instalado de forma física nas máquinas.

Os planos são bastante flexíveis, variando em número de usuários, capacidade de armazenamento de dados e algumas funcionalidades. Assim você pode escolher o plano mais adequado para o seu negócio.

Dois dos maiores sucesso de softwares de comunicação SaaS são o Slack – um tipo de chat corporativo de texto, voz e imagem superturbinado – e o Trello – um gerenciador de equipes e projetos baseado no metodologia kanban.

Confira um case de sucesso em que o uso da tecnologia de comunicação em nuvem e drives compartilhados trouxeram muito mais produtividade para o negócio: CASE Ampla Comunicação

Saiba mais