3 exemplos de plano de comunicação interna e como criar um
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Para você que precisa criar o plano de comunicação de uma empresa, preparamos um roteiro detalhado de cada passo necessário para isso e separamos, também, 3 exemplos prontos de planos de comunicação interna empresarial para você estudar e se inspirar.

Mas, antes de dar uma olhada em tudo isso, que tal conhecer dados de pesquisas sobre o assunto que podem ajudar você a entender ainda melhor a efetividade de um plano de comunicação de uma empresa?

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Pesquisa: A importância da criatividade na comunicação interna empresarial

Em uma pesquisa realizada pela empresa “Alive With Ideas”, foi constatado que a criatividade pode ter grande influência na comunicação interna, confira os dados:

  • 93% dos entrevistados acredita na importância da criatividade na comunicação interna
  • 81% confirmam que isso reflete na maneira que eles se engajam em uma estratégia
  • 90% sente que trabalho colaborativo na organização pode auxiliar o pensamento criativo
  • A criatividade ajuda a demonstrar que os funcionários são valorizados
  • Quanto mais criativa uma mensagem, maior a probabilidade de se propagar

Mas, apesar de todos esses dados positivos sobre criatividade na comunicação interna, um dado da pesquisa é integrante:

  • 89% dos entrevistados não correlacionam criatividade com os objetivos da empresa.

E, na verdade, nós sabemos da importância da inovação e da criatividade para qualquer negócio, o que demonstra que deve estar ocorrendo algum erro de comunicação empresarial.

Esse último dado mostra que não se está conseguindo transmitir essa mensagem da importância da criatividade de forma satisfatória, pelo menos neste grupo de entrevistados.

Sabe como evitar isso em sua empresa? Desenvolvendo um plano perfeito de comunicação de uma empresa. Veja nossas dicas, a seguir.

Veja também: Como melhorar a comunicação na empresa usando a nuvem

Plano de comunicação de uma empresa passo a passo

Um plano de comunicação interna empresarial deve se basear em quatro premissas básicas:

  1. Sensibilizar e conscientizar: fazer os empregados perceberem  a importância da comunicação e como ela afeta a eles, à empresa e à comunidade.
  2. Incentivar: usar mensagens que levem os colaboradores a se engajarem no processo.
  3. Motivar: mais que o incentivo, a motivação é fazer com que as pessoas ajam por impulso próprio.

Para isso, um bom plano de comunicação interna de uma empresa deve ajudar a disseminar conhecimento, veja suas etapas:

1- Intoducção

Apresente os motivos que levam a empresa a iniciar este plano de comunicação interna e quais os desafios. Traga dados e conclusões de anos anteriores e exemplos. Não se alongue muito.

2- Diagnóstico

Esta é a fase mais complexa e importante do plano de comunicação interna de uma empresa.

É com ele que você descobrirá o que precisa ser feito, com quem está se comunicando e quais os objetivos estratégicos da empresa.

Objetivos estratégicos da comunicação interna

Pegue o plano estratégico de sua empresa e descubra quais os objetivos para o período correspondente ao seu plano de comunicação empresarial.

Relacione como a comunicação interna poderá ajudar a atingir cada um destes objetivos.

Exemplo: o Plano estratégico da empresa inclui uma meta de inovação e criação de novos produtos. Como a comunicação interna poderá contribuir para isso? Mas não seja muito específico, isso será detalhado no plano de ações.

Análise do Público-Alvo

Quais as características gerais dos empregados: idade, sexo, formação profissional, onde moram, estrutura familiar etc.

Analise também seu perfil comportamental, às vezes dividido em grupos internos diferentes, como o que fazem para se divertir, quem são seus modelos no trabalho e na vida pessoal, quais seus valores e outros dados semelhantes.

Com isso, será possível definir uma comunicação mais assertiva para cada grupo da empresa.

Análise do fluxo de informações

Faça entrevistas e pesquisas com alguns colaboradores e descubra onde há falhas de comunicação e onde a informação não está fluindo adequadamente e porque. Muitas vezes, esse problema pode estar até atrapalhando a tomada de decisão na organização pelos altos executivos.

Existem maneiras de fazer isso com bastante agilidade, veja: Como criar pesquisa no Google: tudo que você precisa saber  

3- Objetivos práticos

Agora, faça uma lista de ítens que devem ser alcançados com a execução deste plano de comunicação interna empresarial, por exemplo:

  • Criar formas de capacitar os colaboradores para praticarem a inovação
  • Difundir a missão, a visão e os valores da empresa
  • Diminuir os acidentes de trabalho em 50%
  • Incentivar a integração de equipes de trabalho

Plano de ações

Agora se trata de uma lista detalhada de como cada objetivo poderá ser alcançado, veja mais um exemplo de como empregar isso no plano de comunicação interna empresarial:

Para estimular a prática da inovação, criaremos fóruns de debate sobre o tema com ajuda da intranet e de softwares colaborativos; desenvolveremos manuais e cartilhas de inovação; organizaremos seminários e treinamentos e incluiremos uma editoria específica sobre o assunto na NewsLetter e no Jornal Interno da empresa.

4- Cronograma e Orçamentos

É preciso definir claramente datas para a execução de cada ação e quanto cada uma vai custar para a empresa.

Use planilhas e gráficos para ajudá-lo nesta tarefa.

5- Conclusão

Apresente suas considerações finais e as vantagens que este plano trará para a empresa.

3 exemplos de plano de comunicação interna de uma empresa

Veja esta apresentação de slides e mais dois links que vão direcionar você para planos de comunicação interna empresarial usados por grandes empresas do mercado:

Acesse os links abaixo e veja mais 2 planos de comunicação de uma empresa:

A consultoria de Cloud Advisor da Safetec tem ajudado diversas empresas a melhorarem sua comunicação interna e alcançarem excelentes resultados, confira o case do Grupo Disnove, que com ajuda do G Suite criou e deu acesso a um portal de conhecimento, focado em disseminar a informação pela empresa.

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