O que é Google Meet e como essa ferramenta pode ajudar sua empresa a se comunicar melhor | Safetec
(81) 3126-4100 [email protected]

O que é Google Meet? Como funciona o Google Meet, afinal? Essas são perguntas que muitas empresas, gestores e empresários de forma geral têm se feito nos últimos tempos.

Aliás, a busca por ferramentas de comunicação interna a distância em ambientes corporativos aumentou bastante após o surto mundial (pandemia) do Novo Coronavírus (Covid-19).

E o principal motivo é devido ao distanciamento social e a necessidade de trabalhar em Home Office que foi imposta a diversos colaboradores.

Por isso, para se manter conectado ao grupo da empresa e poder realizar os trabalhos normalmente, mesmo a distância, são necessárias ferramentas tecnológicas de qualidade. 

Mas, nem sempre as ferramentas “comuns” utilizadas durante o dia a dia das pessoas tem a capacidade para gerir a conectividade entre os colaboradores de uma empresa.

Mas você conhece boas ferramentas de videoconferência com qualidade para grandes reuniões corporativas?

É nesses casos que ferramentas como o Google Meet se tornam necessárias. Assim, explicamos para você neste post o que é Google Meet, como ele funciona e como ele pode ser de grande ajuda para sua empresa, nesse momento.

Leia também: Hangouts Chat e Meet: um hangouts totalmente novo e ainda melhor!

Para saber tudo sobre o Google Suite, baixe nosso e-book gratuito:

Para que serve o Google Meet?

Antes de responder como funciona o Google Meet é necessário saber para que serve essa ferramenta.

Como o nome sugere, essa é uma ferramenta do Google que pode realizar: reuniões por videochamadas, envio de mensagens de texto e também envio de áudio,.

Assim, é muito semelhante ao que o Hangout (também do Google) propicia para as “pessoas físicas”. Porém com vantagens que o tornam fundamental para as empresas.

Por ser um app idealizado para o uso de empresas, o Google Meet é uma das ferramentas corporativas do G Suite” da Google. Ou seja, é uma ferramenta paga.

Mas, dependendo de quando você está lendo isso, saiba que devido a pandemia do Coronavírus, a Google disponibilizou gratuitamente o Google Meet com todas as suas ferramentas até o mês de Junho de 2020.

Portanto, se você e sua empresa nunca testaram essa ferramenta, esse é o momento perfeito para isso!

Agora sim, veja a definição de Google Meet

O que é Google Meet?

O Google Meet (também chamado de Hangouts Meet) é uma ferramenta de cunho corporativo, ou seja, foi pensada e desenvolvida especificamente para as empresas realizarem reuniões em vídeo a distância, com alta qualidade de audio e vídeo e comportando um grande número de participantes online ao mesmo tempo.

Como funciona o Google Meet?

Agora que já respondemos o que é Google Meet, vamos falar de como funciona na prática essa ferramenta corporativa.

Para iniciar, ela existe nas 3 principais plataformas de utilização. É possível fazer o download do aplicativo tanto para os usuários de smartphones Android quanto para usuários de IOS.

Além disso, quem preferir utilizar o computador, não precisa fazer download da ferramenta. Porque ela já vem integrada aos principais navegadores.

Isso, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores, é muito positivo. Já que a ferramenta pode ser utilizada em praticamente qualquer tipo de aparelho, como celulares, tablets, notebooks ou desktops.

E preciso estar conectado à internet para usar o Meet?

Não é necessário ter nem mesmo acesso à internet para participar das reuniões. O aplicativo cria um número de telefone para cada sala criada. Dessa forma, se você não está com acesso à internet naquele momento, pode participar da reunião por meio de uma ligação.

Com tudo devidamente instalado, a integração entre os colaboradores pode começar e ela pode ser feita por mensagens de áudio, texto ou mesmo videoconferência.

Para fazer uma conexão entre os colaboradores existem duas formas.

  • Na primeira, um dos colaboradores precisará criar uma sala virtual e adicionar os e-mails das outras pessoas que deseja presentes na reunião.
  • A segunda é mais prática. O colaborador cria a sala virtual e disponibiliza o link em um determinado local. As pessoas que clicarem no link serão encaminhadas para a sala criada.

Veja, neste filme do Vladimir Campos mais algumas dicas de como funciona o  Google Meet:

Veja mais: Como melhorar a comunicação na empresa usando a nuvem

Vantagens em relação ao Hangout

Agora que já respondemos as suas duas principais dúvidas (o que é Google Meet e também como funciona o Google Meet), vamos falar das vantagens que ele possuí em relação ao Hangout.

Hangout é um aplicativo também da Google, mas voltado para o “público comum”. Isto é, não corporativo.

Abaixo segue uma lista das principais vantagens do Meet para o ambiente corporativo:

  • Voltado para o ambiente corporativo;
  • Videochamadas com até 250 usuários (o Hangout permite, no máximo, 25 usuários simultâneos);
  • Transmissões ao vivo para até 100 mil espectadores;
  • Gravação das chamadas no Google Drive;
  • Facilidade em criar uma sala virtual e disponibilizar o link de convite para envio aos outros usuários;
  • Recebe o convite por e-mail (Gmail) realizando de forma automática a sua inclusão no calendário;
  • App intuitivo de fácil utilização.

Por fim, não é necessário que todos os colaboradores tenham adquirido um “plano” G Suit para poder utilizar o Google Meet, basta que você diretor, tenha o plano corporativo.

Todos os outros usuários podem ser adicionados às salas, desde que tenham uma conta Gmail. Porém, eles só poderão participar das reuniões criadas pelo usuário que tiver a assinatura do G Suit. Assim, não serão capazes de criar salas virtuais por conta própria.

Quer que fiquem ainda mais claras as diferenças  entre Meet e Hangouts?

Então, confira este tutorial do Hangouts criado pelo Caçador de Ferramentas:

Ficou claro para você o que é Google Meet?

Saiba que ele é um dos diversos aplicativos que fazem parte do Google Suite. E se você deseja saber mais sobre como usar o G Suite em seu negócio, então baixe nosso e-book gratuito: 30 dicas incríveis para usar ainda melhor os recursos do G Suite

A Safetec é um consultoria empresarial especializada em analisar sua empresa para entender suas reais necessidades e recomendar as melhores ferramentas de comunicação em nuvem para o seu negócio.

Não é à toa que recebeu as certificações Google Cloud Partner e Especialista em Transformação no Trabalho Nível Enterprise.

Por isso, na hora fazer a transformação digital de seu negócio, conte com nosso ajuda!

 

Saiba mais