Tudo sobre a importância do design na usabilidade
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

A importância do design em algumas áreas da empresa, às vezes, não é devidamente percebida.

Quando se fala em lançamento e desenvolvimento de produtos, ou quando é necessário fazer a divulgação, através de um plano de comunicação e marketing, a palavra design sempre vem à cabeça das pessoas, seja na figura de um designer de produtos ou de um designer gráfico a quem se encomende, por exemplo, criar um logotipo.

Mas a importância do design não se restringe a estes dois elementos. Você já ouviu falar em usabilidade e da influência do design sobre ela?

Usabilidade é o grau de facilidade com que se consegue utilizar alguma coisa e empregá-la de forma útil, seja uma ferramenta física, uma roupa e – hoje muito em uso – aplicativos, sites e até formulários.

Vamos entender mais sobre isso?

A importância do design para a usabilidade

Imagine uma chave de fenda que tenha um cabo tão áspero, que chega a machucar a mão de quem usa. E uma outra, que o cabo não é áspero, mas muito grosso para mãos normais e fica muito difícil apertá-la com força.

Qual o grau de usabilidade desta ferramenta? Muito baixo, é claro.

O mesmo pode acontecer em seu dia a dia na empresa, com diversos aplicativos, matérias e outros objetos (físicos ou virtuais) com que você interage o tempo todo.

Confira alguns exemplos:

Criando formulários

É muito comum que quem usa ferramentas colaborativas tenha que se cadastrar por meio de um formulário. Mas você já percebeu como, em muitos casos, acabamos desistindo de preencher o tal formulário?

Em outras palavras: ele não foi muito útil! A usabilidade deixou a desejar.

Imagine que você queira, por exemplo, se cadastrar em uma ferramenta colaborativa baseada na nuvem, como um aplicativo para aluguel e compartilhamento de carros, do tipo Blablacar ou Fleety.

Mas, na hora de preencher os dados, você percebe que as perguntas são excessivas, um monte delas.

Isso já é um primeiro passo para espantar usuários, diminuindo a usabilidade do formulário.

Mas não apenas isso, o próprio design é importante para que você entenda quais as informações mais significativas, quais são apenas opcionais, quais serão sigilosas e quais serão compartilhadas com outros usuários.

Um design bem feito, que mostre com as cores certas, tipos de letras adequados, e empregando os tons, linhas e colunas de uma maneira intuitiva e fácil de se compreender todas as perguntas, é fundamental nesse momento.

 

A importância do design em apresentações comerciais

Esse fato aconteceu de verdade. Um renomado consultor formado em estatística e seu sócio engenheiro fizeram um brilhante trabalho de consultoria para uma empresa.

No entanto, depois de vencerem a concorrência, o diretor de marketing encarregado de decidir o assunto os chamou para uma conversa e disse:

– Olha, vocês quase perderam a concorrência por causa do nível da apresentação. Muito feio e difícil de entender.

O diretor contou que, como ele entendia profundamente bem do assunto, viu que a proposta deles era melhor, mas teve que convencer com dificuldade os outros diretores, que haviam se encantado com as outras propostas, com gráficos bem desenhados, ilustrações explicativas, índices, cores e até uma identidade visual da apresentação comercial, o que facilitava muito seu entendimento até para leigos.

Portanto, o design é importante ao se fazer uma apresentação comercial que deve ficar não apenas esteticamente diferenciada, clara e fácil de entender por todos, mas também deve encantar o cliente.

E hoje, existem empresas especializadas em desenvolver apresentações comercias, em PPT, por exemplo. Sua empresa envia o conteúdo e eles fazem o resto, em alguns casos, com colaboração pela nuvem.

 

Veja também: Novos recursos do Google apresentações

Usabilidade de sites

Hoje uma empresa não é completa sem um site, sem uma presença virtual consistente e sem se comunicar pela nuvem, usando o melhor da internet e da colaboração.

Mas nem toda empresa é obrigada a saber fazer um site de design magnífico e usabilidade eficiente. Para isso, elas podem contar mais uma vez com empresas de trabalho colaborativo e crowdsourcing e solicitar a criação do layout de seu site seguindo as últimas tendências de usabilidade e experiência do usuário.

Da mesma forma que nas apresentações e nos formulários, a importância do design em sites é muito grande.

Saber usar os espaços, cores, botões e CTAs bem desenhados e desenvolver testes A/B, por exemplo, pode fazer toda diferença.

E se este não é o seu core business, não tenha dúvida: procure um site de concorrência criativa e consiga a ajuda que precisa para atingir os resultados que procura!

Este post foi escrito por Pedro Renan, CMO da We do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.

Saiba mais