Saiba como funciona uma mala direta que dá resultados
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Comunicar-se com seus clientes de uma forma eficiente, de baixo custo e atrativa é o desejo de todas as empresas.

Por isso, saber como funciona uma mala direta é importante para poder comparar sua efetividade e seus custos com outras formas de divulgação, como e-mail marketing, anúncios em revistas de massa ou especializadas, blogs, mídias sociais e tantos outros.

Veja, a seguir, os 7 passos necessários para enviar uma mala direta e obter os melhores resultados.

CTA-Whitepaper-9-dicas-de-vendas-para-pequenas-e-medias-empresas

Os 7 segredos de como funciona mala direta

1- Planejar a ação

Não tem como funcionar uma mala direta com assertividade sem planejar tudo antes.

 

Defina qual produto ou serviço quer divulgar, ou se vai divulgar a empresa como um todo, de maneira institucional, ou se vai enviar uma promoção, por exemplo.

Além disso, defina metas, a data em que quer fazer o envio, quantas pessoas irão receber a mala direta, qual o orçamento que você tem disponível e qual o retorno esperado que, obviamente, deve ser maior que o custo!

2- Segmentar sua base de envio

Esta é uma das mais importantes providências ao enviar uma mala direta. Quem são seus clientes? Se você já tem uma lista de clientes, ou um bom sistema de CRM com endereços e tudo mais, selecione apenas aqueles que podem se interessar pelo que a mala direta anuncia, às vezes, nem todos são o alvo desta ação.

Se você não tem uma lista, pode pedir a ajuda dos Correios, definir uma área de entrega e ele disponibilizará os endereços.

Veja mais informações aqui: Mala Dieta Fácil – Correios

Veja também: As 10 vantagens do CRM colaborativo para sua empresa

3- Definir uma chamada atrativa

Chamada é a frase principal, aquela que fica no topo da mala direta e funciona como um chamariz para o público.

Ela deve ser curta, não ter mais do que umas 6 palavras e deixar bem claro um benefício que seu cliente terá ao ler aquela correspondência que chegou na casa dele.

4- Elaborar o restante do texto da mala direta

Mesmo quem sabe como funciona uma mala direta, às vezes exagera na quantidade de texto. Escreva somente o suficiente para que a área da mala direta não fique poluída. Nesses casos, muitas vezes, menos é mais. Obviamente não podem ficar faltando informações importantes, mas evite ser prolixo.

Explique melhor porque sua oferta traz um benefício para o cliente e qual é ele, acrescente depoimentos de clientes satisfeitos, cases de sucesso e ponha também citações de sua empresa pela imprensa, por exemplo, assim como outras informações que darão confiança ao cliente.

Não deixe de colocar os endereços de sites, blogs e todas as suas mídias sociais, assim como telefones e outras formas de contato.

5- Call to Action

Call to Action, também chamado de CTA, nada mais é que o fechamento de sua mala direta, convidando o cliente para fazer alguma coisa, seja visitar sua loja, experimentar uma amostra, telefonar para seus vendedores, acessar seu site e outras ações do gênero.

É o famoso: – Venha tomar um cafezinho com a gente!

6- Imagens na mala direta

Este é um tema delicado. As imagens ajudam muito a vender, mas devem ser de qualidade profissional. Fotos amadoras só darão uma percepção de improvisação à sua comunicação.

Além disso, as imagens não podem ser muito pequenas, ou não se verão os detalhes. Opte pela qualidade e não pela quantidade.

7- Fazer o layout, imprimir e enviar pelo correio

Esta pode ser a parte mais fácil, principalmente se você optar por sites de concorrência criativa para fazer a arte de sua mala direta, seguindo as orientações que você definiu acima.

Depois, escolha uma gráfica de confiança, imprima e peça a ajuda dos Correios para enviar.

Veja mais: A importância do design e da usabilidade estão em toda parte

Além da comunicação externa, com seus clientes, a comunicação interna, entre colaboradores, é muito importante.

Agora que você já sabe como funciona mala direta, que tal pensar em softwares colaborativos para ajudar no gerenciamento de suas equipes, como aqueles oferecidos pela Safetec para diversas empresas por meio de seu serviço de Cloud Advisor?

Confira alguns de nossos cases de sucesso, e veja como a computação em nuvem e o CRM podem trazer grandes resultados para sua organização.

Saiba mais