Como fazer videoconferência em 4 passos rápidos
(81) 3126-4100 [email protected]

Já pensou toda vez que tivesse que falar cara a cara com alguém que trabalha home office, ou com um colega que fica em um escritório em outra cidade (ou mesmo país), tivesse que se deslocar para falar com ele? 

Se você não sabe como fazer videoconferência para evitar esse deslocamento desnecessário, chegou ao lugar certo!

Neste post, você vai descobrir como fazer videoconferência gratuitamente com até 25 pessoas ao mesmo tempo, além de poder empregar o mesmo aplicativo para usar um chat e se comunicar com até 250 pessoas na mesma conversa!

Veja também em nosso blog: Como fazer reuniões por Hangouts?

30 dicas matadoras do G Suite

30 dicas matadoras do G Suite


Como fazer videoconferência em 4 passos simples

A boa notícia é que além de videoconferências, se você se cadastrar gratuitamente no Gmail – se é que você já não tem uma conta nesse poderoso webmail – poderá contar com diversos outros aplicativos do G Suite.

Mas vamos falar dessas outras vantagens do G Suite depois! Agora, confiara como fazer videoconferência como o Hangouts, da Google.

Saiba mais: Hangouts Chat e Meet: um Hangouts totalmente novo e ainda melhor!

Como fazer uma videoconferência passo a passo

Passo 0: cadastraR-se no Gmail

Você poderá convidar via link pessoas que não têm conta no Google para participar da chamada, mas o ideal é que você tenha uma conta no Google e, de preferência, um e-mail do Gmail.

Isso vai facilitar todo o processo a seguir.

De qualquer forma, veja mais opções em nosso blog: Hangouts: como participar de um Hangouts sem logar uma conta Google – Dica Safetec 

PASSO 1- Acesse o Hangouts

Você pode fazer isso de duas formas.

Uma delas é indo diretamente à página do Hangouts na web, aqui:  hangouts.google.com.

A outra, é pela sua própria conta no Gmail, aqui: mail.google.com 

A vantagem da segunda opção é que você poderá continuar a verificar seus e-mails enquanto participa da conversa. Basta selecionar um tamanho de janela que não cubram outras área do Gmail em que você queira ficar de olho.

Outro ponto favorável para quem já tem uma conta no Google é que todos os conatos de seu Gmail aparecerão em um alista, para você clicar e adicionar, como veremos a seguir, nos próximos passos de como fazer uma videoconferência rapidamente e sem dificuldades.

PASSO 2- Inicie uma nova conversa

Clique no batão redondo verde com um sinal de “+”, ao lado da frase “Nova conversa”.

Se você estiver no Gmail, clique no sinal de “+” ao lado da imagem do seu avatar, na coluna da esquerda, logo abaixo do menu da caixa de entrada.

PASSO 3- Convide os demais participantes do Hangouts

Não tem como fazer videoconferência sem convidar mais participantes, concorda?

Depois que clicou no sinal de “+”, seja no Gmail ou diretamente no Hangouts, surgirá um campo em branco, com uma lupa.

Você pode tanto digitar os nomes dos participantes (o campo já vai se autocompletando e fazendo uma busca em seus contatos) quanto clicar nos contatos que aparecem logo abaixo.

Essa lista de contatos apresentada é inteligente e mostra as pessoas que estão online, os últimos contatos com quem falou e os mais frequentes.

PASSO 4- Inicie a videochamada

Tanto no Gmail como na página do Hangouts no canto superior direito da caixa de diálogo do chat existe um ícone de câmera, na cor negra, clique sobre ele.

Vai se abrir uma tela e um som característico de chamada de Hangouts será ouvido. Isso indica que os convidados estão sendo contactados e, conforme forem aceitando a chamada, se integrarão à videoconferência.

DICA EXTRA

Para iniciar diretamente a conferência, se você estiver na página do Hangouts, clique no ícone de câmera, dentro de um círculo barnco, sobre a frase “VIDEOCHAMADA”.

Em seguida, se abrirá a tela com a imagem que será visualizada pelos participantes e você poderá começar a convidá-los por meio de um campo com lupa, com descrito nos passos anteriores.

Viu como fazer videoconferência com Hangouts é prático e fácil?

Vantagens de usar o G Suite ao realizar videoconferências

Por que não aproveitar todos os demais aplicativos do G Suite ao usar o Hangouts? Isso trará muito mais eficiência no trabalho e aumentará a produtividade da equipe.

Dessa forma, você terá acesso a sua biblioteca de fotos, seus arquivos na nuvem no Google Drive, seu calendário e muito mais, podendo compartilhá-los de forma muito mais ágil e prática diretamente em uma conversa sem ter que sair do aplicativo.

Além disso, os históricos das conversas no chat ficam todos arquivados (se você quiser) e você usa o próprio Gmail para pesquisar esses diálogos e encontra informações e detalhes do que foi falado.

Confira: G Suite: diversos apps e muita produtividade em um só lugar

A Safetec tem o propósito de otimizar o tempoe conectar as pessoas nas organizações com ajuda da tecnologia.

Confira o case de sucesso do uso de várias soluções G Suite na LGH, inclusive o Hangouts. Vela este depoimento:

“Sem os Hangouts, solução de videoconferência do Google, o processo de reunião com os gestores era extremamente custoso e demorado, pois havia necessidade de deslocamento dentro dos três estados em que atuamos. Hoje este custo praticamente inexiste” – afirma um dos diretores da empresa.

Acesse o case completo: CASE LGH

Saiba mais