Vídeo sobre comunicação empresarial do TED Talk imperdível
(81) 3126-4100 cloud@safetec.com.br

Softwares colaborativos, computação em nuvem, sistemas CRM e diversas outras ferramentas tecnológicas que ajudam as empresas são grandes aliadas da comunicação corporativa.

Mas mesmo com este avanço da transformação digital em nosso dia a dia, sempre é necessário falar, dar sua opinião, defender suas ideias no ambiente corporativo.

E não importa se você vai fazer isso por meio de um Hangout para a diretoria ou para sua equipe; ou de uma apresentação de slides de um projeto criado colaborativamente para um cliente; ou mesmo durante uma palestra ou reunião presencial, manifestar-se enfaticamente e de forma convincente nem sempre é fácil.

Para ajudar você a se dar muito bem em horas como esta, separamos um vídeo sobre comunicação empresarial apresentado no TED Talks e que já teve mais de 2.950.000 visualizações. CTA-Salesforce-transforme-gerentes-de-vendas-em-líderes-de-vendas

Veja também: Eliminando ruídos na comunicação empresarial

Um vídeo sobre comunicação empresarial que você precisa assistir

Adam Galinsky é um psicólogo social e professor da Columbia Business School que usa exemplos da vida real para mostrar como defender seu ponto de vista pode ser muito difícil, principalmente em um contexto corporativo.

Galinsky começa seu vídeo sobre comunicação empresarial mostrando um dos grandes motivos que inibem as pessoas de falarem a um grupo e expressarem suas ideias, é algo chamado de “duplo vínculo”, isto é:

Pessoas que não falam e não expõem suas opiniões, não são notadas. Por outro lado, pessoas que se manifestam em certos ambientes e determinadas situações, podem ser punidas por esse comportamento. Existe um duplo vínculo: de um lado falar pouco é ruim, mas falar muito também pode ser ruim.

Por exemplo: um novato na empresa querer dar “grandes ideias” em uma reunião pode gerar descontentamento nos demais.

Por isso, acabamos criando uma certa “margem” de comportamento em que nos sentimos confortáveis para falar mais ou menos.

E é exatamente para aumentar esta margem e fazer você se sentir bem falando na maior parte das ocasiões que Galinsky desenvolveu esta palestra divulgada no TED Talks.

O segredo para expandir sua margem de segurança ao falar é poder! Sim, autoridades e líderes têm poder e falam o quanto querem e quando querem.

Neste vídeo sobre comunicação empresarial, Galinsky vai te ensinar como expandir seu poder percebido pelos outros e, por consequência, sua capacidade de falar mais e defender suas opiniões com mais segurança.

Confira: Melhore o fluxo de comunicação nas empresas com 7 práticas que funcionam

5 dicas para defender sua opinião na empresa

1- Defenda os outros

Muitas pessoas se sentem pouco à vontade ao defender seus próprios interesses e convicções, achando que isso pode também soar arrogante.

Mas ao mudar o contexto e mostrar que está defendendo sua equipe, ou os interesses da empresa, a rentabilidade dos acionistas etc., além de angariar aliados (outra técnica que abordaremos adiante), algumas pessoas realmente se sentem motivadas com isso.

É o que Galinsky chama de efeito da “mãe ursa”, que defende os interesses de seus “filhotes” com unhas e dentes.

2- Troque a perspectiva com seu oponente

Essa técnica é muito usada em negociações. Em certos momentos, opiniões contrárias estão se chocando e você não consegue convencer o outro lado.

Nessas horas, tente entender o que o outro quer, quais suas motivações, e use isso a seu favor.

O exemplo usado no vídeo é o de um ladrão que invade um banco e exige 2 mil dólares. Notando que se tratava de uma quantia específica, o gerente pergunta porque ele precisava desse dinheiro.

Era para ajudar um amigo que ia ser despejado.

– Ora, – respondeu o gerente – você não quer assaltar o banco, quer um empréstimo! Vamos conversar. – e reverteu a situação.

3- Mostre flexibilidade

Outra dica muito usada em negociações, mas que pode servir em diversos outros contextos, é não colocar as pessoas na parede, obrigando-as a dizer sim ou não.

Apresente alternativas (não muitas!) e que possam ser interessantes tanto para você quanto para as pessoas que quer convencer de seu ponto de vista.

4- Ganhe aliados

Além de usar a técnica da “mãe ursa”, outra forma de conseguir aliados, e ainda fazer a comunicação de ideias na empresa sem parecer uma cara arrogante, é pedir conselhos.

Imagine que você quer apresentar um novo projeto a um diretor. Em vez de chegar com uma “ideia brilhante”, peça conselhos de como fazer aquilo funcionar.

Além de apresentar detalhadamente seu projeto e mostrar sua competência, o diretor vai se sentir lisonjeado e suas chances de passar seu recado aumentam muito!

5- Mostre que é um especialista

Nada dá mais espaço e aumenta sua margem de segurança para falar do que ser considerado um especialista no assunto.

Mas, além de se preparar bem, existe uma dica infalível: transparecer confiança e empolgação faz seus interlocutores acreditarem em suas convicções e no seu domínio do tema.

Para isso, use suas paixões. Sempre que defendemos algo pelo qual somos apaixonados, nos tornamos persuasivos. Por isso, além de sempre tentar trabalhar com o que é apaixonado, tente buscar ao menos dum viés de sua paixão para tudo que faz.

Que achou das 5 dicas deste vídeo sobre comunicação empresarial?

Confira agora mesmo as palavras de Adam Galinsky, são apenas 15 minutinhos…

Saber defender sua opinião e influenciar pessoas é muito importante, principalmente para liderar equipes e integrar departamentos da empresa.

E a Safetec é uma empresa que ajuda você e seu negócio a promoverem uma comunicação ágil, sempre buscando a mudança e a inovação, com ajuda da tecnologia e da computação em nuvem.

Confira o case do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que com o auxílio da Safetec e a implantação do G Suite estima economizar R$ 700 mil a cada 3 anos.

Confira em detalhes: CASE TCE-PE

Saiba mais