15 dados surpreendentes sobre a transformação do trabalho
(81) 3126-4100 [email protected]

A transformação do trabalho já começou e esse processo é inevitável.

Mais liberdade e tempo livre para se fazer o que gosta, sem barreiras geográficas, e mais produtividade são as promessas que a transformação digital vem trazendo.

A conectividade, a automação de tarefas repetitivas e a colaboração são as bases da transformação do trabalho. Isso ocorre por meio de soluções simples, mas capazes de trazer muita inovação para seu negócio e liberdade para seus colaboradores.

Essa realidade já existe e muitas empresas de visão já estão vivendo essas transformação.

Nesse contexto, fomos procurar algumas pesquisas e dados na internet e encontramos 15 revelações empolgantes sobre o futuro do trabalho. Confira!

Confira também: O futuro das vendas está mudando. Como acompanhar?

15 fatos sobre a transformação do trabalho que vão surpreender você

  1. As mudanças no mercado de trabalho entre 2015 e 2020 gerarão 1,4 milhões de empregos (World Economic Forum) . 
  2. 65% das crianças de hoje vão trabalhar em empregos que ainda nem existem  (World Economic Forum).
  3. A automação e a digitalização não são capazes de destruir uma quantidade significativa de empregos (OECD).
  4. Apenas 9% dos empregos atuais serão automatizáveis (OECD).
  5. Por outro lado, cerca de 60% das empregos atuais têm pelo menos 30% de atividades que podem ser automatizadas, dando mais tempo livre para as pessoas fazerem outras coisas (IPPR Commission on Economic Justice). 
  6. Como as máquinas cuidarão cada vez mais dos processos repetitivos e chatos que hoje tomam muito do nosso tempo, se criará uma demanda por mais relações interpessoais (Ian Pearson,  autor do livro “You Tomorrow”).
  7. O trabalho ficará mais humanizado, direcionado exatamente para o que as máquinas ainda não podem fazer, atividades que requerem empatia e sociabilidade (Ian Pearson).
  8. As vagas de trabalho estão migrando rapidamente. Há menos emprego para funcionários que executam tarefas repetitivas (Richard Freeman, professor da Universidade de Harvard) .
  9. Em 2012 o mundo criou diariamente 2,5 quintilhões de bytes de dados (o suficiente para preencher 1 bilhão de livros com 10 milhões de páginas cada). Saber achar o que é importante em meio a tudo isso é fundamental. A transformação no trabalho exigirá habilidade de cientistas de dados dos profissionais (IBM).
  10. Em 2020 ou 2030 o trabalho será mais humanizado. As pessoas vão lidar com massas de dados e será mais valorizada a sua rede de contatos e a sua empatia (Massachusets Institute of Technology – MIT e Institute for the Future). 
  11. 85% das novas vagas de emprego nos Estados Unidos exigem que o candidato saiba resolver problemas complexos, isto é: é necessário dominar mais de uma área de conhecimento (Mckinsey).
  12. No século 20 os trabalhadores especializados eram valorizados, no futuro, a transformação do trabalho vai valorizar mais a interação com outras áreas e os conhecimentos multidisciplinares (Institute for the Future).
  13. No mercado de trabalho do futuro, saber se relacionar com as máquinas vais ser fundamental. Os assistentes de inteligência artificial vão te proporcionar conveniência e eficiência, mas você terá de saber como lidar com eles para que façam cada vez mais, melhor e realizem coisas que você não poderia fazer (Institute For The Future – IFTF).
  14. A transformação do trabalho vai facilitar a comunicação global e teremos que aprender a conviver com diferentes mercados. Por isso, ter uma rede de contatos pessoais será uma atividade importante para a carreira (Institute For The Future – IFTF).
  15. A vida profissional do século 21 vai ser melhor, favorecerá a inteligência, a criatividade e a iniciativa (Edward E. Gordon, autor do livro “Future Jobs”).

Fontes: Futuro Exponencial, Galileu, Negócios.

Veja também: O futuro do trabalho: mais produtividade, menos estresse

Como será o trabalho do futuro?

Menos tarefas repetitivas, mais interação humana e conhecimentos multidisciplinares são as palavras que resumem tudo que foi dito acima sobre a transformação do trabalho.

Isso quer dizer que muitos profissionais que tem tarefas chatas ou repetitivas entre as sua atividades diárias vão poder deixar de fazê-las e ter mais tempo para se dedicar a funções que as as máquinas ainda não sabem fazer. Isto é: se relacionar com pessoas, resolver problemas complexos, ensinar e entender os sentimentos dos outros.

Além disso, fatores como o trabalho remoto e a automatização permitirão que as pessoas tenham mais tempo para estudar, por exemplo, atendendo às necessidades de uma formação multidisciplinar que a enorme quantidade de dados disponíveis e a complexidade das tarefas vai exigir. 

Conectividade, comunicação interna eficiente e colaboração: a transformação do trabalho chegou para ficar!

Safetec é uma empresa que acredita na importância de usar as novas tecnologias e a transformação digital para ajudar as organizações a se libertarem da velha forma de trabalhar. Isso dá mais liberdade a seus colaboradores e elas alcançam mais produtividade em suas operações.

Veja o case de sucesso em que a Safetec ajudou a Travis Perkins a usar o Google Planilhas para agilizar a resposta das cotações de clientes por meio da colaboração em tempo real.

Acesse o case e saiba mais detalhes: Empresa automatiza solicitação de orçamento

Saiba mais